Quinze anos sem o tricampeão Ayrton Senna

01 de maio de 2009 • 00h01 • atualizado às 02h48
Senna estava preocupado no dia do seu fatídico acidente em Ímola Foto: Anton Want/Allsport/Getty Images
Senna estava preocupado no dia do seu fatídico acidente em Ímola
30 de abril de 2009
Foto: Anton Want/Allsport/Getty Images

No dia 1º de maio de 1994, ao vivo pela televisão, os brasileiros e os fãs de automobilismo ao redor do mundo acompanharam uma das maiores tragédias da história do esporte. Ayrton Senna escapou com a sua Williams na curva Tamburello e chocou-se violentamente contra o muro.

Largando na pole position, Senna liderava o GP de San Marino, seguido de perto pelo alemão Michael Schumacher. Pela câmera on-board no carro do futuro heptacampeão mundial de Fórmula 1, pôde-se acompanhar a escapada e a pancada do carro do brasileiro em Ímola.

No momento do acidente, passaram-se alguns minutos até chegar o carro médico. A corrida recebeu bandeira vermelha e as imagens do atendimento ficaram distantes. O drama começou.

O piloto, que tinha 34 anos e dez anos na categoria, estava com o seu destino nas mãos dos médicos. Uma das barras do carro se desprendeu a perfurou o capacete, causando traumatismo craniano. Senna foi atendido na pista e levado de helicóptero para um hospital em Bolon´ha. O óbito foi anunciado às 13h40 (de Brasília).

A morte do maior ídolo esportivo do Brasil, naquele momento, causou comoção no País e no exterior. O corpo de Senna chegou de avião a São Paulo e teve recpeção como de um chefe de Estado. O velório foi na Assembléia Legislativa e, por onde o corpo passava, arrastava multidões. Na quinta-feira, dia 5, Senna foi enterrado no Cemitério do Morumbi.

Carreira

Ayrton Senna estreou na F1 em 1984 e disputou 161 Grandês Prêmios. Foram três títulos mundiais (1988, 1990 e 91), 41 vitórias, 65 pole positions e 80 pódios. O piloto competiu pelas equipes Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Pela escuderia de Frank Williams, o brasileiro realizou o seu primeiro teste com um carro da categoria em 1983 e quebrou o recorde do circuito de Donington Park.

Especial

Confira nesta sexta-feira, dia 1º de maio, o especial do Terra sobre o piloto brasileiro mais famoso do automobilismo mundial. Há galerias de fotos, cronologia e textos sobre o tricampeão em 1988, 1990 e 91.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »