PUBLICIDADE

Massa dá primeiros passos em hospital húngaro

29 jul 2009 - 09h03
(atualizado às 10h08)
Compartilhar

Leandro Demori

Direto de Budapeste

Recuperando-se do acidente sofrido no último sábado durante treino classificatório para o GP da Hungria, o brasileiro Felipe Massa deu seus primeiros passos nesta quarta-feira no quarto em que está internado no Hospital Militar de Budapeste.

"A recuperação está sendo surpreendente", disse o médico particular do piloto, Dino Altmann. Diante da evolução no quadro, o brasileiro pode sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital ainda nesta quarta.

Em relação à alta do hospital, Altmann preferiu não especular. Disse que é incerto quantos dias o brasileiro precisará de cuidados médicos e se ele será levado diretamente para o Brasil ou será transferido para uma clínica na França.

Nesta quarta-feira, Massa acordou e a primeira coisa que pediu foi comida, já que está sendo alimentado somente por sonda. Mais testes motores e neurológicos foram realizados, e o piloto respondeu bem a todos eles, o que indica ausência de sequelas.

O mesmo vale para a visão, que por conta do impacto no olho esquerdo poderia sofrer alguma prejuízo. "Massa não terá nenhuma sequela grave, sobretudo no olho, e não corre nenhum risco de perder qualquer coordenação motora", afirmou Altman.

Massa ainda passou por uma ressonância, que apontou diminuição significativa do edema. A manhã do piloto terminou com a visita do chefe da equipe italiana Ferrari, Jean Todt, com o qual conversou por alguns minutos.

Acidente

No último sábado, Massa foi atingido por uma mola que se desprendeu do carro do compatriota Rubens Barrichello, da Brawn, e passou por cirurgia para retirada de fragmentos ósseos do rosto. O brasileiro também se recupera de fraturas na região do trauma.

Massa foi mantido em coma induzido por 48 horas depois do acidente. Os sedativos foram tirados gradativamente e o brasileiro apresenta claros sinais de que nenhuma de suas funções cerebrais foi afetada.

Outra preocupação era quanto ao olho esquerdo do piloto. Os primeiros exames indicaram que Massa tem boas condições de visão e nenhuma lesão no globo ocular foi detectada.

Na última terça-feira, o médico Dino Altman também disse que Massa pode receber alta do hospital em até 10 dias. Uma transferência hospitalar para uma clínica de Paris pode ocorrer na quinta-feira.

Felipe Massa pode deixar hospital húngaro nesta quinta
Felipe Massa pode deixar hospital húngaro nesta quinta
Foto: / Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade