PUBLICIDADE

Treinos de sábado no Japão são marcados por fortes acidentes

3 out 2009 - 02h58
(atualizado às 16h20)
Compartilhar

Os últimos treinos antes do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 foram marcados por fortes acidentes que paralisaram as atividades no circuito de Suzuka, na manhã deste sábado. Em dia de batidas nas curvas da pista asiática, o australiano Mark Webber (Red Bull), o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso), o alemão Timo Glock (Toyota), o suíço Sebastian Buemi (Toro Rosso) e o finlandês Heikki Kovalainen (McLaren) sofreram acidentes e abandonaram a disputa pela pole position.

Dos cinco choques em Suzuka, o mais grave aconteceu com o representante da Toyota, durante a segunda etapa do treino classificatório. No momento em que restavam sete minutos para o fim do período, Glock perdeu o controle de seu carro em uma curva, fez o movimento para girar o volante, mas não conseguiu evitar a forte batida de frente.

Rapidamente atendido pelos médicos e assistentes da organização da prova, o piloto foi retirado de maca e assustou o público, já que um lençol branco fazia com que não fosse possível ter mais informações do acidente e do estado de Glock. No entanto, pouco antes de entrar na ambulância e já com um helicóptero à espera para transferí-lo para um hospital próximo, o alemão fez um sinal de positivo com a mão direita e deu a entender que o problema era mesmo em uma das pernas.

Antes mesmo do início da classificatória em Suzuka, um acidente já definiu uma posição no grid de largada. Durante os testes na terceira sessão de treinos, Webber brigava para levar a sua Red Bull nas primeiras filas, mas também bateu forte e teve seu carro prejudicado por rachaduras no chassi, o que o obrigou a fazer reparos e largar nos boxes, ficando fora do treino decisivo.

No entanto, a classificatória ainda teve três outros acidentes. Também motivo de preocupação e o primeiro a se chocar na atividade, o jovem Alguersuari encontrou os pneus em uma curva, durante a segunda etapa da atividade, fase em que seu companheiro de equipe, Buemi, também saiu da disputa ao perder parte da lateral de seu carro em um choque, quando o cronômetro já estava zerado.

Já na etapa em que restaram apenas os dez melhores (depois nove com o acidente de Buemi), foi a vez de Kovalainen passar reto em uma curva ao perder o controle de sua McLaren e dar adeus às chances de fazer a pole position, completando o dia de acidentes no circuito de Suzuka, no Japão.

Após forte batida na segunda classificatória, Glock é removido em maca e vai para hospital
Após forte batida na segunda classificatória, Glock é removido em maca e vai para hospital
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade