PUBLICIDADE

Controversa, era Mosley chega ao fim com eleição da FIA

22 out 2009 - 13h58
(atualizado às 14h21)
Compartilhar

O longo e controverso período de Max Mosley à frente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) chegará ao fim na sexta-feira, quando ou o ex-chefe da Ferrari Jean Todt ou o ex-campeão mundial de rali Ari Vatanen assumirão o posto.

Mosley, cuja vida particular se tornou pública no ano passado quando fotos dele em uma orgia sexual sadomasoquista foram divulgadas por um jornal, declarou apoio a Todt para sucedê-lo no mais importante cargo do automobilismo mundial.

Todt, que também tem o apoio do chefe empresarial da F1, Bernie Ecclestone, entra como favorito na eleição que acontecerá em Paris. Entretanto, alguns sugerem um outro resultado, após uma troca de acusações entre Todt e seu concorrente finlandês nos últimos meses.

Vatanen, ex-parlamentar da União Europeia que tem o apoio das montadoras da F1 inimigas de Mosley, fez uma campanha defendendo a mudança e a transparência na administração do esporte, para fazer um rompimento claro com a era Mosley.

"Nos últimos dois anos nós gastamos mais tempo no campo de batalha do que no bom senso", disse o finlandês após anunciar sua candidatura. "Eu diria que nós precisamos de uma reconciliação."

Todt faz questão de afirmar que não é apenas o candidato de Mosley.

"Estou pronto para começar de uma folha branca de papel em todos os níveis", disse o francês ao site autosport.com no mês passado. Os dois candidatos vão se apresentar à Assembleia Geral da FIA antes da votação.

Apesar de o foco estar no futuro, a votação de sexta-feira também vai marcar a partida de Mosley de uma posição que ele ocupa desde 1993, passando pelos anos mais turbulentos da história da F1.

Mandato de Mosley chegará ao fim
Mandato de Mosley chegará ao fim
Foto: AP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade