PUBLICIDADE

F1 decide mudar sistema de pontos e uso de pneus

2 fev 2010 - 10h31
(atualizado às 11h42)
Compartilhar

As equipes e as principais autoridades da Fórmula 1 decidiram realizar mudanças no sistema de pontuação e na regra dos pneus para este temporada, assim como proibir o uso do polêmico "difusor duplo" a partir de 2011.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse em comunicado nesta terça-feira que o novo sistema de pontos vai premiar os 10 primeiros colocados em uma sequência 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, para encorajar a chamada "corrida para vencer".

Em dezembro, a FIA havia afirmado que os pontos seriam distribuídos na sequência 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1 para valorizar os vencedores das corridas e as ultrapassagens.

A Comissão da F1, que reúne as equipes e os principais acionistas da categoria, decidiu realizar as mudanças em uma reunião na última segunda-feira.

As medidas serão submetidas ao Conselho Mundial de Automobilismo para aprovação final dentro de 48 horas, mas a aprovação já pode ser dada como garantida.

As regras dos pneus serão modificadas para que os pilotos que alcancem a fase final do treino classificatório tenham que começar a corrida com o mesmo jogo de pneus com o qual estabeleceram sua posição no grid de largada. Isso vai incluir novos elementos estratégicos nas corridas.

"O número de jogos de pneus para pista seca permitidos por equipe foi reduzido de 14 para 11", informou a FIA.

Para 2011 serão banidos os "difusores duplos" que causaram muita polêmica na temporada passada desde a primeira corrida, quando algumas equipes, como a campeã Brawn, apareceram com uma interpretação radical das regras.

Outro assunto discutido na reunião foi a questão da numeração dos carros. A Sauber, que ficou com o espólio da BMW, poderia herdar os números nove e dez da antiga equipe. Porém, em novembro, a FIA tinha divulgado uma lista que ainda não continha a escuderia suíça.

Trocar os números após a entrada da Sauber provocaria mudanças na Renault, na Force India, na Toro Rosso e em todos os times estreantes. Por isso, ficou decidido que os pilotos de Peter Sauber correrão como 26 e 27. Nos treinos de Valência, inclusive, a Williams de Barrichello já estava com o nove.

Comissão também define numeração de Barrichello
Comissão também define numeração de Barrichello
Foto: Reprodução
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade