PUBLICIDADE

Vettel pede desculpa e assume culpa por acidente com Button

29 ago 2010 - 12h10
(atualizado às 14h35)
Compartilhar

Apontado como principal candidato ao título nas primeiras etapas do Mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel voltou a decepcionar no Grande Prêmio da Bélgica. Após causar o acidente que tirou o inglês Jenson Button da prova deste domingo, o alemão da Red Bull pediu desculpas ao adversário da McLaren e assumiu a culpa.

Alemão culpou ondulação em ultrapassagem, mas assumiu responsabilidade por batida
Alemão culpou ondulação em ultrapassagem, mas assumiu responsabilidade por batida
Foto: AP

"Antes de qualquer coisa, sinto muito. Obviamente, não era a minha intenção destruir a corrida dele nem a minha. Eu estava perto, estava mais rápido do que ele. Quando Robert (Kubica) se aproximou, eu sabia que ele podia nos ultrapassar na reta, porque não somos os mais rápidos na reta", explicou.

O acidente aconteceu logo na 17ª das 44 voltas da corrida. De forma afobada, Vettel tentou ultrapassar Button, mas perdeu o controle do carro e acertou a McLaren do adversário. Ele ainda conseguiu permanecer na disputa, mas o britânico sofreu danos no radiador e abandonou.

"Eu tentei ultrapassá-lo na freada pelo lado de fora. Quando mudei do lado de dentro para o lado de fora, perdi o carro ao frear numa ondulação e realmente não conseguiu mais controlá-lo. Infelizmente, bati nele. Eu estava perto algumas vezes, mas nunca perto o suficiente", disse.

Depois de parar nos boxes para trocar o bico do carro, Vettel foi punido pela organização da prova e precisou passar pelo setor novamente. Para completar, teve seu pneu traseiro esquerdo furado em um incidente com o italiano Vitantonio Liuzzi e se arrastou para o pit stop novamente.

"Eu já tinha passado e então ele destruiu o meu pneu. Eu ainda tinha toda a pista para percorrer. Foi provavelmente o pior lugar para acontecer", lamentou o piloto alemão. No total, Vettel precisou visitar os boxes cinco vezes, o que acarretou na 15ª posição final.

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu na Bélgica e assumiu a liderança do Mundial com 182 pontos. Com três pontos a menos, o australiano Mark Webber é o segundo. Sem pontuar, Vettel permanece em terceiro com os mesmos 151 pontos. No final, o alemão lamentou o resultado.

"Tínhamos alguns pontos fáceis para marcar hoje, pelo menos segundo ou terceiro lugar. Mas não marcamos nada. Vamos ver o que podemos fazer na próxima corrida", declarou Vettel. A 14ª etapa do Mundial de Fórmula 1 será realizada no próximo dia 12 de setembro, em Monza.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade