PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Com Bond Girl, Jean Todt promove segurança no trânsito em SP

16 ago 2011 - 19h42
(atualizado em 17/8/2011 às 00h11)
Compartilhar
Emanuel Colombari
Direto de São Paulo

O francês Jean Todt, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), esteve em São Paulo nesta terça-feira para participar de uma campanha mundial de segurança no trânsito. Acompanhado da mulher, a atriz Michelle Yeoh, e de Dino Altmann, responsável pelo atendimento médico no GP Brasil de Fórmula 1, Todt apresentou a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) idealizada para os motoristas de cerca de 150 países.

Em cerca de 20 minutos de apresentação, Dino Altmann apresentou números preocupantes: em 2009, o Brasil registrou 159.403 acidentes em rodovias federais, contra 110.391 de 2006. No mesmo período, os números de mortes e feridos nas estradas igualmente aumentaram. Todt, que acompanhava o discurso, afirmou que o problema é recorrente nos países em desenvolvimento, um dos principais alvos da campanha.

"Todos temos que nos envolver", cobrou Jean Todt, lembrando a missão da FIA de ajudar a salvar vidas no Brasil e no resto do mundo. "Não é só na Fórmula 1. É um problema da sociedade em geral", acrescentou o dirigente, ex-chefe de equipe e diretor-executivo da Ferrari.

Dino Altmann, por sua vez, fez questão de afirmar que as estatísticas apresentadas são "um grande problema atual e para o futuro". O médico destacou a importância de medidas como usar cinto de segurança e capacete, evitar o consumo de álcool, reduzir as velocidades e cobrar mudanças na infraestrutura viária como fundamentais para a alteração de os números.

Ali, preferiu explicar a importância também da FIA em tal conscientização. "O automobilismo é um laboratório de desenvolvimento, de potência, mas também de segurança. E muitas dessas práticas são levadas para os carros de rua - freios, sinalização, mas também atendimento médico", explicou Altmann, responsável médico também por categorias nacionais.

A mulher de Jean Todt, porém, conseguiu despertar a atenção dos presentes ao evento. Intérprete de Wai Lin, uma das protagonistas do filme 007 - O Amanhã Nunca Morre, a atriz malaia Michelle Yeoh lembrou sua participação como "Bond Girl" nos cinemas, e arrancou risos ao citar a película como um "antiexemplo".

"Trabalhei em um filme, no qual contracenei com James Bond. Naquele filme, ambos mostramos o que não fazer. Deve se fazer o contrário", comentou a atriz, mostrando consciência. "Todos utilizamos as estradas. Mas nós, celebridades, precisamos passar uma mensagem de educação", completou.

Jean Todt participou de evento em São Paulo com sua mulher, a atriz Michelle Yeoh
Jean Todt participou de evento em São Paulo com sua mulher, a atriz Michelle Yeoh
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade