PUBLICIDADE

Implacável, Vettel quebra três recordes históricos e mira outros seis

9 out 2011 - 04h38
(atualizado às 06h30)
Compartilhar

Diego Garcia

O alemão Sebastian Vettel coroou uma campanha irretocável na temporada 2011 com o bicampeonato mundial conquistado neste domingo, após o GP do Japão, em Suzuka. Além do título alcançado com o 3º lugar da prova, o germânico ainda quebrou três recordes históricos na Fórmula 1 e mira outras seis marcas a bater até o fim do atual campeonato.

Primeiro, com apenas 24 anos, Vettel sagrou-se como o mais jovem bicampeão em todos os tempos na F1. Ele superou o espanhol Fernando Alonso, então detentor da façanha, que venceu a competição duas vezes seguidas nos anos de 2005 e 2006 com 25 anos de idade.

Em segundo lugar, o alemão igualou o compatriota Michael Schumacher e viu sua conquista de 2011 ser a mais "precoce" desde o feito do heptacampeão em 2004, já que o atual piloto da Mercedes também ergueu o troféu mundial com incríveis quatro provas de antecedência.

Por último, Sebastian Vettel deu ao Japão o status de "país dos campeões" na Fórmula 1, uma vez que o local sediou seu 12º título no principal certame do automobilismo e deixou para trás a Itália, que celebrou em seus GPs 11 conquistas mundiais. O Brasil aparece em terceiro nessa lista, com cinco.

Para completar o ano mágico de Vettel, o alemão ainda pode quebrar outros seis recordes até o fim da temporada. Primeiro, o de pole positions em um mesmo ano, marca pertencente a Nigel Mansell, que em 1992 ficou em 14 poles - o corredor da Red Bull possui 11, e mais quatro corridas para disputar.

Além disso, ainda pode igualar o recorde de vitórias em uma mesma temporada, pertencente a Michael Schumacher, que venceu 13 provas em 2004 (Vettel possui nove), e também conquistar o maior aproveitamento de pontos da história da F1 - Schumacher venceu em 2002 com 84,7%, contra 86,4% atuais de Vettel.

Em 2011, com o terceiro lugar no pódio do GP do Japão, a campanha do alemão foi impecável. Venceu os GPs da Austrália, Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália e Cingapura, além de ter ficado em segundo lugar nas provas da China, Canadá, Inglaterra e Hungria - ele só ficou fora dos três primeiros lugares na Alemanha, quando ficou em quarto.

Veja os recordes quebrados por Vettel na atual temporada:

1) Mais jovem bicampeão da história da Fórmula 1, com 24 anos
2) Maior título por antecipação desde 2004, com quatro provas antes do fim
3) Japão celebra 12º título e torna-se país com mais campeonatos comemorados em seus GPs

Seis recordes podem ser quebrados por Vettel até o fim da temporada
Seis recordes podem ser quebrados por Vettel até o fim da temporada
Foto: AP

Veja os recordes que Vettel pode bater até o fim da temporada:

1) Mais poles na temporada, pertencente a Nigel Mansell, com 14 em 1992 (Vettel tem 11)
2) Mais vitórias na temporada, de Michael Schumacher, com 13 em 2004 (Vettel precisa vencer todas)
3) Entrar no top 10 de mais vitórias em GPs na carreira (possui 19, o 10º colocado é Nelson Piquet, com 23)
4) Maior aproveitamento de pontos da história (atualmente são 324 conquistados em 375 disputados, com 86,4% de aproveitamento - o líder é Schumacher, que venceu em 2002 com 84,7%)
5) Red Bull precisa de mais uma pole position para tornar-se equipe com mais poles em uma temporada (são 15 atualmente)
6) Red Bull pode terminar com 100% de poles pela primeira vez na história

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade