Após nova polêmica com Massa, Hamilton recebe apoio de ex-pilotos
9 out2011 - 13h04
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Lewis Hamilton não teve culpa desta vez. Essa foi a visão compartilhada por dois ex-pilotos britânicos, David Coulthard e Martin Brundle, ao comentarem o acidente entre o piloto da McLaren e Felipe Massa, da Ferrari, no Grande Prêmio do Japão, neste domingo.
A nova polêmica aconteceu na 22ª volta da corrida. O brasileiro tentava ultrapassar o adversário para alcançar a quinta colocação quando foi tocado pelo inglês, que estava prestes a entrar nos boxes para trocar pneus. Massa perdeu parte da asa dianteira do seu carro, o qual no entanto não precisou de reparos, visto que o acidente teve pequenas proporções.
Comentaristas da rede britânica BBC, Coulthard e Brundle concordaram em absolver o conterrâneo de culpa. O escocês, vice-campeão mundial da Fórmula 1 em 2001, disse que não acreditava que Hamilton tivesse visto a Ferrari de Massa. A declaração foi dada logo após o acidente, e coincidentemente o piloto da McLaren utilizaria a mesma explicação ao fim da corrida para explicar o toque.
Já o inglês Brundle, que perdeu o título da F3 Britânica em 1983 em uma disputa acirrada com Ayrton Senna e foi o sexto melhor piloto da F1 em 1992, indicou que uma penalização nesse caso seria exagerada ao apontar que, se Hamilton fosse punido pelo acidente, o corredor sairia do carro no meio da prova, largaria tudo e voltaria para casa.
Nos Grandes Prêmios de Mônaco e Cingapura desta temporada, o campeão do mundo de 2008 teve de passar pelos boxes para pagar um drive through depois de se chocar com Massa. No Japão, os comissários consideraram o incidente normal e não tomaram atitude alguma. Na continuição da etapa de Suzuka, o britânico ultrapassaria o brasileiro para terminar na quinta colocação, duas à frente do rival.
Sebastian Vettel consolidou sua total hegemonia na temporada e com 324 pontos entre 375 possíveis se sagrou bicampeão mundial da Fórmula 1, com quatro corridas de antecedência; confira a trajetória do alemão na temporada 2011
Foto: Getty Images
Com uma prova bastante tranquila, Sebastian Vettel venceu o GP da Austrália, primeira etapa da temporada 2011 da Fórmula 1. O alemão da Red Bull, que saiu da pole position, abriu vantagem para os rivais ainda na largada - Lewis Hamilton ficou em segundo, e Vitaly Petrov em terceiro
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Em mais uma apresentação tranquila, Vettel venceu o GP da Malásia. Ele de novo saiu da pole e praticamente não perdeu a posição ao longo das 56 voltas da corrida, chegando à frente de Jenson Button e Nick Heidfeld
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O alemão viu seu domínio na F1 ser quebrado no Grande Prêmio da China, e atribuiu o fato a um erro de estratégia da Red Bull. O piloto, que terminou em segundo, realizou apenas duas trocas de pneus, enquanto o vencedor Lewis Hamilton e a maioria dos outros competidores pararam três vezes nos boxes - Mark Webber ficou em terceiro
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O GP da Turquia, em Istambul, teve um velho conhecido no lugar mais alto do pódio da temporada 2011 de Fórmula 1: de novo o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que sequer foi ameaçado pelos seus adversários e conquistou sua terceira vitória em quatro provas - quem acabou em segundo lugar foi o australiano Mark Webber, seguido pelo espanhol Fernando Alonso, em terceiro lugar
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Depois de conquistar vitórias com bastante tranquilidade nas etapas anteriores da Fórmula 1, Vettel se viu com uma pressão gigante do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, nas últimas voltas do GP da Espanha, e teve de se defender de várias formas para conquistar sua quarta vitória na temporada 2011 - o terceiro lugar ficou com Jenson Button
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Nem mesmo uma confusão da Red Bull na troca de pneus impediu que Sebastian Vettel vencesse o GP de Mônaco, um dos mais tradicionais e prestigiados da Fórmula 1, pela primeira vez em sua carreira. O alemão triunfou em uma corrida eletrizante no circuito de rua de Monte Carlo e conquistou sua quinta vitória em seis etapas - o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com a segunda colocação, seguido pelo inglês Jenson Button, da McLaren
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Sebastian Vettel falhou, perdeu o carro na curva e rodou na última das 70 voltas do GP do Canadá, e ajudou Jenson Button a conquistar seu primeiro triunfo na temporada em uma prova agitadíssima, que ficou paralisada por cerca de duas horas por conta da chuva e contou com a presença do safety car em cinco ocasiões. O australiano Mark Webber, da Red Bull, completou o pódio em terceiro
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Nem as mudanças de regulamento impediram Vettel de ter mais uma prova tranquila e vencer o GP da Europa, em Valência. A alteração no regulamento, que impediu mudanças no mapeamento dos motores entre treino classificatório e corrida, não tirou o primeiro lugar do alemão no grid, posição que permaneceu com ele durante quase toda a prova, já que a liderança só foi perdida durante as paradas nos boxes. O segundo colocado foi Fernando Alonso, e Mark Webber acabou na terceira posição
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O GP da Inglaterra parecia caminhar para mais uma vitória tranquila de Sebastian Vettel na temporada, mas a Red Bull vacilou em um pit stop e permitiu que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, assumisse a liderança e vencesse sua primeira prova em 2011. A Vettel restou a segunda colocação, seguido por seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber
Foto: Getty Images
O inglês Lewis Hamilton triunfou no GP da Alemanha graças a um mau dia da Red Bull, que viu Sebastian Vettel ficar fora do pódio após 11 corridas - ele ficou em quarto. Vettel já havia tropeçado no treino classificatório, quando conseguiu apenas o terceiro melhor tempo, ficando fora da primeira fila do grid de largada pela primeira vez no ano. Fernando Alonso ficou em segundo na prova, enquanto Webber foi o terceiro
Foto: Getty Images
Sebastian Vettel largou na pole no GP da Hungria, mas perdeu o primeiro posto ainda na quarta volta, depois de sofrer pressão do inglês Lewis Hamilton. Entretanto, o piloto britânico não conseguiu sustentar o carro na pista e acabou perdendo a ponta para Jenson Button, que seria o vencedor. O alemão da Red Bull ficou em segundo, enquanto Fernando Alonso completou o pódio
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Após uma largada movimentada, com batidas e problemas nos pneus de McLaren e Red Bull, Nico Rosberg colocou o carro momentaneamente na ponta em Spa Francorchamps, mas foi superado poucas voltas depois por Sebastian Vettel. O atual campeão chegou a ser ultrapassado algumas vezes por outros pilotos durante o GP da Bélgica, mas depois da segunda metade da prova reassumiu a ponta e não foi mais incomodado. Mark Webber ficou em segundo, e Jenson Button completou o pódio
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E pela oitava vez em 13 provas da temporada, o lugar mais alto do pódio foi de Sebatian Vettel. O alemão chegou a ser ameaçado nas primeiras voltas, mas conseguiu reassumir a ponta e vencer o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Jenson Button acabou em segundo, enquanto Fernando Alonso ficou em terceiro
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A nona vitória de Vettel em 14 corridas na temporada foi tão fácil que na quinta volta ele já tinha 7s de vantagem sobre Jenson Button, que só se aproximou no fim porque o rival diminuiu o ritmo. Vettel ficou a um décimo lugar nas últimas cinco corridas para poder comemorar o bicampeonato mundial. O alemão chegou a essa confortável situação após vencer de ponta a ponta o GP de Cingapura - Mark Webber ficou em terceiro
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Vettel chegou ao Japão precisando de apenas um ponto para ficar com o título; em uma corrida sem grandes acontecimentos, o alemão da Red Bull chegou na terceira posição, atrás de Jenson Button, da McLaren, e Fernando Alonso, da Ferrari, e se tornou o piloto mais jovem da história a ser bicampeão da Fórmula 1