Raikkonen crê que adaptação aos pneus Pirelli não será difícil
1 dez2011 - 09h21
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O finlandês Kimi Raikkonen, que está voltando à Fórmula 1 após dois anos, disse nesta quinta-feira que não terá problemas para se acostumar com os pneus Pirelli, fornecedores oficiais da categoria desde o início deste ano, no lugar da Bridgestone.
Apesar de reconhecer que será o ponto principal que terá que focar em seu retorno com a Lotus Renault, o finlandês acredita que, em 2007, quando foi campeão mundial com pneus Bridgestone, precisou de mais tempo para se adaptar após cinco temporadas correndo com Michelin, na McLaren.
"A maior diferença são os pneus. Pode levar algum tempo para aprender como aproveitá-los da melhor maneira. No entanto, foi mais difícil quando mudei dos pneus Michelin para Bridgestone", explicou em entrevista ao jornal Turun Sanomat, de seu país.
"Não experimento pneus de F1 faz dois anos, então não estou acostumado a nada. Falei com meu amigo Pedro de la Rosa e, do que ele me contou que eles (Pirelli) são bem bons, com boa aderência desde o início, o que para mim é importante", acrescentou.
Sobre a nova asa traseira móvel, que aumenta a velocidade do carro e só pode ser usada em certas condições da corrida, e o Kers, sistema que recupera energia cinética, ele não se preocupa.
"Provavelmente não será tão difícil. Guiei carros de F1 por um tempo e, na última vez, já havia o Kers e uma série de botões no volante", encerrou.
O GP do Brasil marcou o fim da temporada da Fórmula 1. E também de uma história que aparentemente parece ter chegado ao seu fim: a rixa envolvendo o brasileiro Felipe Massa e o inglês Lewis Hamilton. O piloto da McLaren interrompeu a coletiva do ferrarista em Interlagos para lhe cumprimentar. Porém, o "final feliz" só veio após uma história que envolveu vários capítulos polêmicos envolvendo batidas, frases e até outros coadjuvantes. Relembre a rivalidade dos pilotos em 2011:
Foto: Getty Images
Mônaco, maio de 2011: O primeiro atrito entre os rivais aconteceu na tradicional prova de Monte Carlo. Na oportunidade, Hamilton forçou uma ultrapassagem na curva Loews, causando o choque com o brasileiro. Com a asa danificada, o ferrarista deixaria a prova na 34ª volta, após bater dentro do túnel, creditando o abandono à imprudência do inglês.
Foto: Getty Images
Massa não se conformou com a punição do rival por drive-through. "O que ele fez hoje foi inacreditável. Não só comigo, mas com outros pilotos também. Acho que ele precisa ser punido de novo, e de uma maneira séria, se não nunca vai aprender. Precisam pensar em algo sobre ele", disparou.
Foto: AP
O piloto da McLaren não deixou por menos, alegou perseguição e até racismo por parte dos organizadores "Mas é claro que eu fui o punido, como de costume. Ele já havia me prejudicado no treino classificatório e eu também fui penalizado. Agora, ele foi para cima de mim e também fui prejudicado", chamando Massa e o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams - no qual tocou durante a prova - de "ridículos".
Foto: AP
Silvertone, julho de 2011: A disputa feroz, desta vez, se resumiu a uma ferrenha briga na pista inglesa. Na disputa pelo quarto posto, ambos chegaram colados até a última curva. Na disputa, Hamilton chegou a tocar Massa, que não o culpou e resumiu o fato como "disputa de corrida", com o britânico em vantagem de 0s024 na bandeirada final. "Ele me tocou um pouco, mas não acho que foi algo errado", analisou o brasileiro.
Foto: Getty Images
Cingapura, setembro de 2011: Episódio com o maior número de desdobramentos, a corrida de Marina Bay esquentou de vez a rixa entre os dois. Já durante o Q3 do treino classificatório, Hamilton forçou ultrapassagem durante a saída de ambos para uma volta rápida. O ferrarista criticou a atitude. "Não sei por que ele queria passar a todo custo. Estávamos em linha em nossa volta de saída e não havia nada a ganhar agindo daquela maneira".
Foto: AP
Durante a corrida, na 12º volta, os rivais disputavam a quinta colocação, quando o bico traseiro da McLaren furou o pneu da Ferrari, comprometendo a corrida de Massa, que posteriormente "invadiu" a coletiva do colega para tirar satisfações. "Bom trabalho, hein?", ironizou Massa, dando tapinhas nas costas do piloto e deixando o local em seguida.
Foto: AP
Novamente, a punição do inglês - que teve que ir aos boxes trocar o bico do bólido - com um drive-through não satisfez o brasileiro. Após terminar em nono lugar, ele disparou contra Hamilton, quinto lugar da prova asiática. "Porque teve uma punição por drive-through, (mas) este é o problema. Ele não compreende mesmo pagando por um problema", afirmou, dizendo que o desafeto "não ouvia nem o próprio pai".
Foto: AP
Dias depois, foi a vez do próprio site oficial da Fórmula 1 colocar mais lenha na fogueira. Em gravação, a página publicou gravação em que mostrava o engenheiro Rob Smedley, da Ferrari, pedindo para que Felipe Massa "destruísse" a prova de Lewis Hamilton. A escuderia italiana se retratou, dizendo que as palavras não tinham tom malicioso e foram ditas na volta 11, antes da colisão de Hamilton em Massa.
Foto: Reuters
Japão, outubro de 2011: A nova polêmica aconteceu na etapa seguinte. Durante a 22ª volta do GP do Japão, o brasileiro tentava ultrapassá-lo no 5º lugar quando foi tocado pelo inglês, perto da entrada dos boxes. Massa perdeu uma pequena parte da asa dianteira do seu carro.Em entrevista à BBC , o piloto da McLaren justificou que "não tinha ideia" de que o adversário estaria ali. Diversas personalidades da Fórmula 1 analisaram que o entrevero foi involuntário.
Foto: Getty Images
Massa não aceitou a justificativa e voltou a pedir punição mais severa ao rival. "Eu estava muito mais rápido e fui pela esquerda. Eu continuei na minha linha e ele jogou o carro dele e tocou o meu. Não há mais nada para falar. Não ligo para o que ele diz".
Foto: Getty Images
Índia, outubro de 2011: Duas etapas depois, na estreia do GP da Índia na F1, a paz parecia selada. Antes da largada, quando os pilotos prestaram homenagens a Dan Wheldon (Fórmula Indy) e Marco Simoncelli (MotoGP), mortos em acidentes em suas respectivas categorias, o inglês foi até o brasileiro, o abraçou e sussurou algo em seu ouvido
Foto: Getty Images
Contudo, na pista, nova colisão voltou a despertar a rixa. Na 24ª volta no circuito de Buddh, Massa defendia o quinto posto, quando fechou a porta em ultrapassagem do inglês, que colidiu com o ferrarista. Desta vez, o punido foi o brasileiro, com um drive-through, contestado por ele. "Ele tocou minha roda de trás. Então, para ser honesto, eu não entendo porque levei a penalidade. Realmente não é compreensível".
Foto: Getty Images
Calmo, o inglês explicou o episódio. "Ele não tem falado comigo faz um bom tempo, então coloquei meu braço sobre ele e disse 'boa sorte' na corrida. Mas na prova eu tentei uma ultrapassagem e tentei voltar porque pareceu que ele não ia me dar espaço quando nos chocamos".
Foto: AP
Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, criticou a exacerbação da rivalidade e pediu o entendimento entre ambos. "Eles são pilotos novos, mas não tão novos assim. São homens. Eles precisam se resolver sozinhos".