PUBLICIDADE

Alemães: após polêmica, Webber será trocado por jovem em 2014

27 mar 2013 - 09h18
(atualizado às 09h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo publica nesta quarta-feira o diário alemão Bild, Mark Webber não terá o contrato renovado pela Red Bull. De acordo com o periódico, o australiano, 36 anos, que é titular da equipe desde 2007 e tem vínculo assinado até 2013, será substituído ao fim da temporada por um “piloto jovem”.

A informação foi divulgada pela publicação em meio ao polêmico Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1.

Na prova disputada no último domingo no circuito de Sepang, Vettel ignorou as instruções da Red Bull e ultrapassou Webber na 46ª volta das 56 previstas para a prova, algo que deixou o australiano furioso.

Chefe da Red Bull, Christian Horner admitiu que havia uma recomendação para os pilotos manterem as posições após a última parada nos boxes. Após o episódio, o alemão pediu desculpas públicas a Webber, que foi orientado a poupar os pneus e a reduzir o giro do motor na parte final da etapa, pois supostamente não ocorreria uma disputa com o companheiro.

<p>Vettel se desculpou com&nbsp;Webber ap&oacute;s ultrapassagem no fim do&nbsp;Grande Pr&ecirc;mio&nbsp;da Mal&aacute;sia</p>
Vettel se desculpou com Webber após ultrapassagem no fim do Grande Prêmio da Malásia
Foto: AFP

Segundo o diário, o episódio foi a gota d’água para a escuderia decidir encerrar a parceria entre os pilotos, existente desde 2009.

O periódico, que trata os parceiros como “inimigos”, aponta que a partir da próxima temporada Vettel terá um “piloto jovem” como companheiro. O periódico não informa nomes para uma possível substituição a Webber.

Tradicionalmente a Red Bull privilegia os pilotos formados em sua academia, os quais ingressam na F1 por meio da equipe parceira, a Toro Rosso. Os atuais titulares do time italiano são o australiano Daniel Ricciardo, 23 anos, e o francês Jean-Éric Vergne, 22.

Após ser cogitado que Webber iria rever a carreira devido ao ocorrido em Sepang, o pai do piloto, Alan Webber, assegurou a presença do filho na próxima prova da F1, o Grande Prêmio da China, marcado para ocorrer em Xangai em 14 de abril.

Conforme lembra o diário, o ex-piloto austríaco Helmut Marko, atual consultor da Red Bull, tem sido um crítico de longa data de Webber. O automobilista teria ainda “a maioria da equipe” contra ele desde o Grande Prêmio do Brasil de 2012.

O australiano não facilitou o trabalho de Vettel na largada da corrida que decidiu o último título mundial. Ao final, o alemão conquistou o tricampeonato, superando a concorrência do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Guia Fórmula 1
Guia Fórmula 1
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade