8 eventos ao vivo

Alonso, Räikkönen e Vettel são favoritos no GP de Mônaco

22 mai 2013
18h55

Considerado por muitos o mais charmoso da temporada da Fórmula 1, o Grande Prêmio de Mônaco será disputado neste domingo com três grandes candidatos à vitória, o atual tricampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, e o finlandês Kimi Räikkönen. da Lotus.

Vettel continua liderando o Mundial de Pilotos, mas viu sua vantagem sobre os rivais despencar depois de chegar apenas em quarto há duas semanas no GP da Espanha, no circuito de Montmeló.

A corrida foi vencida por Alonso, que chegou à frente de Räikkönen e do brasileiro Felipe Massa (Ferrari), que subiu ao pódio pela primeira vez no ano.

O alemão soma 89 pontos, quatro a mais do que o finlandês e 17 a mais do que o espanhol.

Com o grande desempenho da Ferrari em Montmeló, os torcedores da escuderia italiana que já chegaram em peso ao Principado (Mônaco fica na fronteira da França com a Itália) têm grandes expectativas para a corrida.

Para brilhar no domingo, no entanto, Alonso e Massa terão que melhorar seu desempenho no treino classificatório de sábado. Na Espanha, largaram da quinta e da nona posição, respectivamente.

Nas duas últimas provas, a pole-position ficou com o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que acabou decepcionando na corrida ao ficar em nono no Bahrein e em sexto na Espanha por não conseguir controlar o desgaste dos pneus.

No entanto, esse dado deve ter menos importância no circuito urbano de Mônaco, o mais lento e mais sinuoso da temporada, onde é muito difícil fazer ultrapassagens.

A Pirelli, que vem sendo muito criticada pela baixa durabilidade dos seus pneus, informou nesta quarta-feira que disponibilizará gomas "macias" e "super-macias" para os carros.

Na Espanha, a maioria dos pilotos precisou fazer nada menos de quatro paradas por causa do desgaste excessivo dos pneus, mas desta vez a empresa italiana prevê no máximo duas paradas para o GP de Mônaco.

As três últimas edições foram vencidas por pilotos da Red Bull, Vettel em 2011 e o australiano Mark Webber em 2010 e 2012.

Alonso busca seu terceiro triunfo no Principado, após ter levantado o troféu em 2006 e 2007, enquanto Räikkönen levou a melhor em 2005.

O finlandês subiu ao pódio em quatro das cinco primeiras corridas da temporada (vitória na Austrália, e terceiro lugar na China, no Bahrein e na Espanha) e sua Lotus E21 apresenta as caraterísticas ideais para ter um ótimo desempenho em Mônaco.

"Para mim, não é surpresa nenhuma o nosso bom início de temporada, porque temos um ótimo carro e trabalhamos muito", declarou o 'homem de gelo'.

O último brasileiro a vencer em Mônaco foi Ayrton Senna, há exatos vinte anos, em 1993.

Piloto mais vitorioso da história do GP, Senna cruzou a linha de chegada em primeiro lugar seis vezes, a primeira em 1987, antes de levar cinco edições seguidas, de 1989 a 1993.

Programação do GP de Mônaco (horário de Brasília)

5H00 a 06H30: 1ª sessão de treinos livres

9H00 a 10H30: 2ª sessão de treinos livres

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade