PUBLICIDADE

Após carro "feio", Ferrari muda bico e apresenta máquina de 2013

1 fev 2013 - 07h52
(atualizado às 12h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Após admitir que o carro de 2012 não era "esteticamente agradável", a Ferrari mudou o bico para o veículo de 2013. O novo monoposto, batizado de F138, foi apresentado na manhã desta sexta-feira na fábrica da companhia italiana, em Maranello. A novidade ficou com a parte frontal convencional, sem um degrau, que ficou popularmente conhecido na Fórmula 1 como "bico de ornitorrinco". 

Nome F138 surgiu com combinação entre 2013 e o número de cilindros do carro no último ano dos motores V8
Nome F138 surgiu com combinação entre 2013 e o número de cilindros do carro no último ano dos motores V8
Foto: Ferrari / Divulgação

» Site elege carros mais feios da F1 e inclui Ferrari de Alonso

» Confira as mulheres que agitaram o mundo da velocidade em 2012

Em 2012, todas as escuderias da F1 adotaram o "bico de ornitorrinco", à exceção de McLaren e Marussia, para respeitar o regulamento, que na última temporada limitou a altura do bico a 55 cm - por outro lado, o monocoque seguiu com a altura de 62,5 cm. Quando apresentou o F2012 em 3 de fevereiro do ano passado, a própria escuderia reconheceu que o monoposto não era "esteticamente agradável".

"A Ferrari acreditou em mim desde jovem. É meu oitavo ano, e a sensação que a F138 me dá à vista é boa", disse o brasileiro Felipe Massa, que subiu ao palco montado em Maranello para participar da apresentação. Em um evento recheado de suspense e exibido ao vivo no site oficial da Ferrari, a escuderia preparou vídeos de sua história. Após algumas palavras do chefe do time, Stefano Domenicali, as luzes se apagaram e, com uma música ao fundo, foi retirada a capa que cobria o novo carro.

"Encaramos os desafios com o único objetivo de aumentar o número de vitórias da nossa história", afirmou Domenicali. Única escuderia a competir desde o primeiro ano da F1, em 1950, a Ferrari participou de 851 Grandes Prêmios com 219 êxitos, 16 títulos do Mundial de Construtores e 15 títulos do Mundial de Pilotos. O dirigente ainda destacou o "orgulho" por ter aumentado o número de patrocinadores apesar do cenário de crise vivido pela economia europeia - o time anunciou nesta semana o acordo com a Weichai Power, fabricante chinesa de componentes para veículos industriais pesados.

O espanhol Fernando Alonso também prestigiou a apresentação e projetou que, diferentemente do ano passado, apenas "duas ou três equipes" vencerão corridas no próximo campeonato. "Espero que a Ferrari esteja entre elas", disse. 

O esquema de cores do F138 é semelhante ao do F2012, com o vermelho predominante. Há uma pequena diferente no novo carro, com uma faixa branca na parte inferior dividindo a passagem do vermelho para o preto. O nome do modelo surgiu com a combinação entre 2013 e o número de cilindros do carro; o próximo campeonato será o oitavo e último dos motores V8, que serão substituídos por V6.

Depois da Lotus e da McLaren, a Ferrari foi a terceira escuderia da F1 a exibir o carro para a nova temporada. Também nesta sexta, a Force India divulgou o monoposto, e na sequência Sauber (2 de fevereiro), Red Bull (3 de fevereiro), Mercedes, Toro Rosso (4 de fevereiro), Caterham, Marussia (5 de fevereiro) e Williams (19 de fevereiro) farão suas apresentações.

Os testes da pré-temporada começam entre 5 e 8 de fevereiro, em Jerez de la Frontera; depois, as equipes ainda trabalharão de 19 a 22 de fevereiro em Barcelona e de 28 de fevereiro a 3 de março em Barcelona.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade