Ausência de Hamilton pode adiar julgamento de Sutil na Alemanha
26 jan2012 - 13h28
Compartilhar
O veredicto da Justiça alemã sobre Adrian Sutil pode ser adiado em virtude da ausência de Lewis Hamilton, que alegou compromissos profissionais para não comparecer ao Tribunal Penal de Munique, onde seu depoimento era aguardado para a próxima segunda-feira. Sutil é acusado de agredir Eric Lux em uma boate de Xangai, na China, e o inglês é uma das testemunhas do caso.
Segundo o juiz que cuida da acusação, o inglês apresentou as justificativas necessárias. "Através de seu advogado, Hamilton deu um motivo suficiente para o juiz", comentou o porta-voz da autoridade de justiça, cujo nome não foi revelado por segurança, ao jornal local Kolner Express.
Lewis Hamilton foi liberado, mas outras quatro testemunhas serão ouvidas na próxima segunda-feira. Dentre elas, está Jerôme D'Ambrosio, recentemente confirmado como piloto reserva da Lotus, segundo as informações divulgadas na imprensa local.
O piloto da McLaren ainda pode colaborar com seu depoimento sobre o caso, todavia isso vai depender de uma decisão do juiz, que pode ou não marcar uma nova data para a resolução do caso. "Após os dois dias de audiência, o juiz vai considerar se e quando Hamilton deve aparecer para prestar um segundo depoimento. O processo poderá ser interrompido por dez dias", explicou.
O calendário de 2012 da Fórmula 1 terá 20 corridas, e mesmo não tendo provas em países como Turquia e França, terá diversas atrações; na maior temporada da história da categoria, não faltam motivos para acompanhar as 20 corridas do ano - e o Terra lista uma para cada circuito da programação
Foto: Getty Images / Getty Images
A abertura da temporada, em Albert Park, costuma demonstrar o que os fãs devem esperar da Fórmula 1 nas provas seguintes: bons desempenhos em Melbourne, como os de BrawnGP, Renault e Sauber nos últimos anos, tendem a confirmar evoluções em relação às temporadas anteriores, trazendo uma série de surpresas à pista - uma das mais belas do calendário, por sinal
Foto: Getty Images
O Grande Prêmio da Malásia, no circuito de Sepang, tem características bastante peculiares: duas retas bastante longas separadas por um hairpin compõem uma prova que é rotineiramente disputada em condições de calor e umidade extremas - não por acaso, a Lotus Renault colocou seus pilotos para correrem de macacões claros no GP de 2011 e se deu bem, levando Nick Heidfeld ao pódio
Foto: Getty Images
Com sua arquitetura modernista, o circuito de Xangai costuma atrair multidões de fãs apaixonados pela Fórmula 1, divididos principalmente entre torcer por Sebastian Vettel e pela Ferrari; vai ser difícil, em virtude das mudanças aerodinâmicas dos carros, mas quebrar o recorde de Michael Schumacher em 2004 (1min32s238) pode ser um desafio
Foto: Getty Images
O Bahrein ficou de fora do calendário 2011 da Fórmula 1, sacado após os conflitos políticos do norte da África e em parte do Oriente Médio; em 2012, porém, Sakhir está de volta, e pode trazer bons ares para o brasileiro Felipe Massa - ali, ele venceu duas vezes e foi segundo lugar no GP de 2010, em um dos últimos pódios que conquistou
Foto: Getty Images
O Grande Prêmio da Espanha, no Circuito da Catalunha, teve seis vencedores diferentes nos seis últimos anos: Fernando Alonso (2006), Felipe Massa (2007), Kimi Raikkonen (2008), Jenson Button (2009), Mark Webber (2010) e Sebastian Vettel (2011); é um circuito que recebe testes de pré-temporada, o que o torna conhecido por boa parte dos pilotos, garantindo uma prova muito técnica
Foto: Getty Images
Você não precisa ser um grande fã de Fórmula 1 para querer acompanhar o Grande Prêmio de Mônaco, em Monte Carlo; a prova mais charmosa do calendário da categoria reúne história, um cenário deslumbrante, uma pista extremamente exigente, astros e estrelas nos bastidores... Enfim, motivos de sobra para consagrar os vencedores neste traçado
Foto: Getty Images
O alemão Sebastian Vettel nunca venceu o Grande Prêmio do Canadá, no circuito de Montréal, e certamente esbanjará vontade de fazê-lo em 2012; porém, o excesso de vontade dos pilotos costuma cobrar caro no chamado Muro dos Campeões (foto), onde nomes como Damon Hill, Michael Schumacher, Jacques Villeneuve, Juan Pablo Montoya e Jenson Button já deixaram suas marcas na parede
Foto: Getty Images
Disputado desde 2008 no Circuito de Valência, na Espanha, o Grande Prêmio da Europa tem o belo traçado como uma de suas principais características; o fã de Fórmula 1 não pode perder a prova deste ano, já que a organização alegou problemas financeiros e tem boas chances de deixar a cidade de fora do calendário já a partir de 2013
Foto: Getty Images
Cheio de história, Silverstone é um dos poucos circuitos que se mantém no calendário da Fórmula 1 (ainda que não de forma ininterrupta) em relação à primeira temporada da categoria, em 1950; a instabilidade climática da Inglaterra pode provocar resultados inusitados na prova - como em 2009, quando Nick Heidfeld (BMW-Sauber) e Rubens Barrichello (Honda) completaram o pódio ao lado do vencedor Lewis Hamilton (McLaren)
Foto: Getty Images
Desde 2008, Hockenheim vem revezando com Nurburgring o privilégio de receber o Grande Prêmio da Alemanha, e voltará ao calendário depois do hiato de 2011; na pista onde Michael Schumacher venceu quatro vezes (1995, 2002, 2004 e 2006), Sebastian Vettel ainda busca o topo do pódio diante de sua torcida pela primeira vez - coisa que até mesmo Ralf Schumacher, em 2004, já conseguiu
Foto: Getty Images
A travada curva 1 de Hungaroring - mais uma das pistas onde Sebastian Vettel nunca venceu - é uma das imagens mais peculiares do Grande Prêmio de Hungria para os fãs de todo o mundo; para os brasileiros, porém, o pega entre Nelson Piquet e Ayrton Senna, em 1986, marcou a história do traçado, onde a McLaren costuma se dar bem
Foto: Getty Images
Bus Stop, Eau Rouge, Blanchimont, La Source, Les Combes... O circuito de Spa-Francorchamps, palco do Grande Prêmio da Bélgica, é um dos favoritos de todos os pilotos de fãs da Fórmula 1, e não por acaso: o clima instável, as belas paisagens, as curvas famosas e as altas velocidades do traçado costumam garantir muitas emoções - que o diga o GP de 1998, quando 17 carros se envolveram um mesmo acidente
Foto: Getty Images
Palco do trágico GP da Itália de 1961, quando 15 pessoas morreram na batida de Wolfgang von Trips e Jim Clark (incluindo o próprio alemão), Monza guarda lembrança tristes, mas também é a esperança de diversos fãs italianos: ali, a Ferrari conquistou 19 vitórias, contra nove da McLaren, seis da Williams, cinco da Lotus... E duas de Sebastian Vettel, com a Toro Rosso (2008, a primeira da carreira do alemão) e com a Red Bull (2011)
Foto: Getty Images
Em quatro anos, Cingapura teve vencedores de quatro equipes diferentes, com Renault (2008), McLaren (2009), Ferrari (2010) e Red Bull (2011) subindo ao topo do pódio; o Grande Prêmio em Marina Bay é o único disputado integralmente à noite no calendário, o que garante mais charme ao cenário e conforto ao torcedor no Brasil
Foto: Getty Images
Em 2011, Sebastian Vettel conquistou seu segundo título mundial no Grande Prêmio do Japão, disputado em Suzuka; por conta da disposição do calendário, o tradicional traçado japonês - o único em formato de "oito" - costuma ser o palco de muitas decisões de campeonatos
Foto: Getty Images
O Grande Prêmio da Coreia do Sul, em Yeongam, é um dos mais recentes da temporada, e merece ser olhado com atenção: em 2010, ano de estreia no calendário, o traçado viu uma das corridas mais chuvosas da história recente da Fórmula 1, o que fez com que Fernando Alonso levasse quase três horas para cruzar a linha de chegada à frente dos rivais
Foto: Getty Images
Incorporado ao calendário em 2011, o Grande Prêmio da Índia, em Buddh, apresenta fascinantes características culturais indianas ao público de todo mundo; além disso, o circuito - um dos diversos criados pelo alemão Herman Tilke - costuma contar com uma torcida animada pelos pilotos da Force India e com a presença de artistas de Bollywood
Foto: Getty Images
O circuito de Yas Marina, onde ocorre o GP dos Emirados Árabes Unidos, está longe de ser o mais funcional da temporada - vide o túnel na saída dos boxes; no entanto, o local costuma garantir belíssimas imagens aos fãs, seja da iluminação, seja da construção ou seja do por do sol, uma vez que a prova local ocorre no fim da tarde justamente com este propósito
Foto: Getty Images
Watkins Glen, Phoenix, Indianápolis... Chegou a vez de o público americano ver o Grande Prêmio dos EUA em Austin, no Texas, onde está sendo construído o Circuito das Américas; em agosto, quando o traçado era basicamente terra e cascalho, a Red Bull mandou David Coulthard para lá para dar algumas voltas (foto)
Foto: Getty Images
Assistir ao Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, é um passatempo para diversos fãs brasileiros, que esperam todo o ano pela prova e pelos pilotos mais famosos do mundo; para os pilotos e torcedores estrangeiros, a pista que também pode definir campeões guarda outras peculiaridades, como o percurso anti-horário (uma das exceções na F1) e o visual absolutamente urbano ao redor do circuito na Zona Sul de São Paulo