Fora da Fórmula 1 desde o final de 2011, o veterano Rubens Barrichello poderia retornar à principal categoria do automobilismo mundial em 2014 para defender a Sauber. De acordo com o site espanhol F1aldia.com, o brasileiro “emerge como possível piloto” da equipe para a próxima temporada e teria como função ser um tutor do estreante russo Sergey Sirotkin.
Atualmente a Sauber conta com o alemão Nico Hulkenberg e o mexicano Esteban Gutiérrez em seu quadro de pilotos, mas fará alterações na próxima temporada. Como precisou recorrer a patrocinadores russos para se manter na categoria, a escuderia teria que, por contrato, dar um assento ao jovem Sirotkin, 18 anos. Desta forma, segurar também Gutiérrez, que estreou em 2013 na F1, seria contar com um time extremamente inexperiente.
Com isso o nome de Rubinho se torna mais forte na Sauber. Barrichello, que disputou 19 temporadas consecutivas da F1, ainda teria o respaldo de Bernie Ecclestone para regressar à categoria – especialmente por conta do risco de Felipe Massa, fora da Ferrari, não encontrar equipes para correr em 2014 e o grid da categoria ficar sem brasileiros pela primeira vez desde 1970.
Rubens Barrichello, que atualmente se divide entre a disputa da Stock Car e a função de comentarista das corridas de F1 na TV Globo, teria inclusive um patrocínio especial, segundo o diário alemão Auto Motor und Sport. O veterano teria dito que precisaria apenas “treinar o pescoço” e que “amanhã mesmo estaria pronto para correr”.
O site da emissora britânica Sky Sports aproveitou o anúncio da volta de Kimi Raikkonen à Ferrari nesta quarta-feira para fazer uma análise de quem ganha e quem perde com a assinatura do contrato do finlandês - que correrá até o fim de 2015 ao lado de Fernando Alonso no time na vaga aberta por Felipe Massa. Confira a avaliação dos ingleses para o futuro de nomes como Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Sebastian Vettel:
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Ferrari: GANHA A competição entre Alonso e Raikkonen promete faíscas, mas é evidente: a Ferrari terá a dupla de pilotos mais forte da Fórmula 1 em 2014. Existe a preocupação que o espanhol repita com o finlandês o que fez com seu então companheiro Lewis Hamilton na McLaren, em 2007, quando a disputa interna curtiu o título a ambos.
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Red Bull: PERDE Uma olhada rápida no Mundial de 2007 aponta que a McLaren teria conquistado o título de construtores com as pontuações de Fernando Alonso e Lewis Hamilton só não o fizeram porque o escândalo de espionagem da equipe custou todos os pontos do ano. Na briga pelo Mundial de Construtores, a equipe austríaca deve levar a pior.
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Sebastian Vettel: GANHA "Da perspectiva do Mundial de Construtores, será Alonso e Raikkonen na Ferrari", analisa o site da Sky Sports, que vê os companheiros como rivais. "Da perspectiva do Mundial de Pilotos, será Alonso contra Raikkonen", completou.
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Fernando Alonso: PERDE "Fernando Alonso não vai gostar de dividir o status de primeiro piloto com Kimi", diz o site. Em 2007, ele foi desafiado por Lewis Hamilton na McLaren, e o resultado acabou sendo desastroso para ambos. Com Nelsinho Piquet (Renault) e Felipe Massa (Ferrari), o espanhol contava com uma relação de obediência.
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Kimi Raikkonen: GANHA Para a emissora, Kimi Raikkonen está de volta ao topo da Fórmula 1, "o lugar ao qual ele pertence". Suspeita-se que o finlandês permaneceria na Lotus em 2014 se a equipe tivesse garantido a ele orçamento e um equipamento capaz de brigar pelo título. Ainda assim, as chances de conquistar um novo Mundial são maiores na Ferrari a partir de 2014.
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Felipe Massa: PERDE O site avalia que Massa não tem sido o mesmo piloto desde a peça que atingiu seu capacete no Grande Prêmio da Hungria de 2009, e afirma que a renovação de contrato com a Ferrari em 2012 "foi um erro". De quebra, ainda cita a diferença de desempenho entre Alonso (169 pontos em 2013) e Massa (79 pontos): "tratamento preferencial não dá conta de explicar tamanha discrepância"
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Fórmula 1 em 2014: GANHA Com a disputa entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen na Ferrari em 2014, a categoria tende a ganhar uma disputa muito emocionante, capaz de atrair a atenção do público para algo além de Sebastian Vettel e da própria Red Bull.
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Brasileiros na F1: PERDEM Eram quatro pilotos do País na F1 em 2010: Felipe Massa, Rubens Barrichello, Lucas di Grassi e Bruno Senna. Di Grassi saiu no fim daquele ano, Barrichello deixou a categoria no fim de 2011, Bruno Senna perdeu sua vaga no fim de 2012... Enquanto não houver renovação, Massa parece a tábua de salvação dos brasileiros na categoria.
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O presente da Fórmula 1: GANHA Segundo o site da emissora, a Ferrari mostra preocupação em conquistar resultados imediatos na Fórmula 1, enquanto rivais como Red Bull e McLaren contam com pilotos cujo objetivo é brilhar no futuro respectivamente, Daniel Ricciardo e Sergio Perez (foto)
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Nico Hulkenberg: PERDE Era cotado para a vaga deixada por Felipe Massa na Ferrari, mas acabou descartado. "Sua vez pode chegar de novo", diz o site, que vê o alemão como candidato a uma vaga na Lotus, "mas as passagens por quatro times diferentes em quatro anos transforma seu currículo em desconcertante".
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Reservas da Ferrari: PERDEM Nomes formados pelas categorias de base da Ferrari, como o francês Jules Bianchi, perderam espaço e precisaram procurar outros lugares para correr. O italiano Davide Rigon (foto), que pilotou pela equipe no último teste de novatos, também segue sem chance de ascender em Maranello.