PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Bianchi toma vaga de Razia, e Brasil só terá um piloto em 2013

1 mar 2013 - 14h58
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ex-reserva da Force India e membro da Academia da Ferrari, Jules Bianchi estreará na F1 com a Marussia</p>
Ex-reserva da Force India e membro da Academia da Ferrari, Jules Bianchi estreará na F1 com a Marussia
Foto: Getty Images

A Marussia anunciou na tarde desta sexta-feira que encerrou o contrato do brasileiro Luiz Razia. A escuderia divulgou que o piloto perdeu a vaga de titular apra o francês Jules Bianchi, que herdará o cockpit que seria do baiano e fará parceria com o britânico Max Chilton na temporada 2013 da Fórmula 1.

Desse modo, o Brasil terá apenas um piloto neste ano na categoria: Felipe Massa, da Ferrari. O País, campeão mundial de pilotos com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, conta com pelo menos dois representantes no campeonato desde 1972. Em 1971 apenas Fittipaldi correu sob a bandeira verde e amarela. 

Bianchi já trabalhará com a Marussia neste sábado e neste domingo, nos dois últimos dias dos treinos coletivos da pré-temporada da F1, que estão sendo realizados no Circuito de Montmeló, próximo a Barcelona.

Em comunicado divulgado em seu site oficial nesta sexta, a Marussia não explica os motivos da decisão. Sobre Razia, o chefe da equipe, John Booth, informa que "nos encontramos em uma situação na qual tivemos que terminar o contrato". "Tendo deixado claro a base em que devemos operar em 2013, e dados os passos que tomamos para implementar essa nova estrutura, não tivemos alternativa a não ser respeitamos os princípios que identificados como chave para o nosso futuro a longo prazo", diz Booth. 

Razia, 23 anos e atual vice-campeão da GP2, foi confirmado como piloto da equipe no último dia 6 de fevereiro. Segundo a revista britânica Autosport, esse anúncio ocorreu logo depois que os patrocinadores do baiano fizeram um "pagamento inicial pelo assento".

O periódico informa que a segunda data programada para pagamento não foi cumprida, o que fez apenas Chilton participar dos quatro dias de treinos coletivos da semana passada, em Barcelona. A Marussia permitiu um tempo extra para Razia acertar o valor combinado, mas o prazo expirou nesta sexta-feira, o que culminou com o acerto com Bianchi. 

No último sábado, o jornal Folha de S.Paulo informou que pelo menos uma das empresas que se comprometeu a apoiar Razia não fez o depósito do dinheiro que havia sido combinado com a Marussia, o que explica o fato de apenas Chilton ter guiado o MR02 na semana passada. Em entrevista ao diário na ocasião, Razia confirmou o problema, porém se mostrou confiante em resolver o imbróglio, dizendo que “só precisamos de alguns dias”. 

Em janeiro, a Marussia rescindiu o contrato do alemão Timo Glock, em outra decisão motivada por aspectos financeiros. A Autosport aponta que Bianchi também levará "algum dinheiro" à Marussia e prevê que o francês também "terá problemas para cumprir a cota inicial pedida pelo time"; esse valor estaria pouco acima da casa de 5 milhões de libras (R$ 14,9 milhões).

Bianchi, 23 anos, foi reserva da Force India em 2012 e brigava pela vaga de titular, a qual perdeu para o alemão Adrian Sutil, conforme anunciou a equipe indiana na última quinta-feira. O francês foi vice-campeão da World Series By Renault na última temporada e é membro da Academia de Pilotos da Ferrari. No comunicado em que sua contratação pela Marussia foi confirmada, o jovem se disse "entusiasmado" pela chance de estrear na F1 e agradeceu à montadora italiana pelo apoio na carreira. 

"Estou muito empolgado por ter esta oportunidade de mostrar que estou pronto para o próximo passo em minha carreira. As próximas duas semanas de preparação para a temporada serão incrivelmente ocupadas, mas estou pronto para começar amanhã (sábado) em meu primeiro dia no MR02", disse Bianchi, que terá apenas os dois dias de atividades com o carro em Barcelona antes de participar dos treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, o primeiro do ano, a partir de 15 de março.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/carro-mais-bonito-duelo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/carro-mais-bonito-duelo/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade