Sobrinho do brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1, Bruno Senna postou nesta terça-feira uma imagem repleta de simbolismo em sua conta no Instagram. Ele pilotou um modelo da Lotus 98T no Circuito de Donington Park, na Inglaterra, carro e autódromo que marcaram a carreira do tio Ayrton.
Foi com a Lotus 98T que Ayrton disputou a temporada 1986 da Fórmula 1, terminando na quarta posição do Mundial de Pilotos - atrás de Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet. Já em Donington Park, Senna venceu o Grande Prêmio da Europa de 1993.
Em Donington Park, aliás, Ayrton Senna fez aquela que é considerada a melhor primeira volta da história da Fórmula 1: ele largou na quarta posição e logo em seguida caiu para quinto, mas abriu a segunda volta no primeiro lugar.
Bruno Senna pilotou a Lotus em Donington Park para as gravações de um documentário que está sendo produzido pela Sky Sports,em razão dos 20 anos da morte de Ayrton Senna – o piloto brasileiro morreu em 1º de maio de 1994 durante o GP de San Marino.
Em 25 de março de 1984, há exatos 30 anos, Ayrton Senna fazia sua estreia na Fórmula 1. Então campeão da F3 inglesa, Ayrton foi contratado para correr pela Toleman, estreando justamente no Grande Prêmio do Brasil, no Autódromo de Jacarepaguá (Rio de Janeiro). Em poucas voltas diante do público carioca, Senna teve uma atuação discreta e abandonou com problemas de motor.
Foto: Gazeta Press
Sem Derek Warwick (que foi para a Renault) e Bruno Giacomelli, Toleman mudou sua dupla de titulares após 1983; equipe apostou em Ayrton Senna, campeão da Fórmula 3 britânica (foto) naquele ano
Foto: Getty Images
Antes de acertar com a Toleman, Senna foi sondado por equipes como Williams, McLaren e Lotus; as duas primeiras não tinham vaga, enquanto a terceira teve que manter Nigel Mansell por escolha de um patrocinador
Foto: Gazeta Press
Nos treinos de classificação, Ayrton Senna conseguiu o 17º lugar no grid, dez posições atrás da Brabham de Nelson Piquet
Foto: Gazeta Press
''O Toleman é um carro forte, resistente, mas atualmente, é um modelo de certa forma ultrapassado em termos de velocidade. Isso vai refletir em uma classificação. Na tomada de tempo, as possibilidades de a gente partir em uma posição de melhor destaque são muito difíceis'', previa Ayrton antes da corrida
Foto: Gazeta Press
Senna estava otimista para a prova do domingo, apesar de largar no bloco intermediário: ''durante a corrida, devido ao baixo consumo do meu motor Hart e da resistência do meu carro, as possibilidades de a gente ir ganhando posições volta a volta são muito grandes''
Foto: Getty Images
Logo na largada, Nelson Piquet (Brabham) e Johnny Cecotto (Toleman) ficaram parados, mudando as posições intermediárias
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
Grid de largada teve Elio de Angelis (Lotus) em primeiro, com Michele Alboreto (Ferrari) em segundo e Derek Warwick (Lotus) em terceiro
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
Michele Alboreto (Ferrari, número 27) aproveitou largada do pole position Elio de Angelis (Lotus, número 11) e assumiu a primeira posição
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
Prova sob sol forte teve Andrea de Cesaris (Ligier) largar dos boxes
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
Com um desempenho forte, Alboreto manteve primeira posição durante boa parte da prova
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
Logo na largada, Senna foi superado por Martin Brundle, que estreava pela Tyrrell; britânico superou as duas Toleman, já que Johnny Cecotto ficou parado no grid
Foto: Getty Images
Antecessor de Senna na Toleman, Derer Warwick largou na terceira posição e foi mais um a superar Elio de Angelis na primeira volta
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
Nigel Mansell (número 12) também aproveitou perda de rendimento de Elio de Angelis na largada e passou o italiano da Lotus; De Angelis ainda perdeu o quarto posto para Nick Lauda
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
Estreia de Ayrton Senna acabou durando poucas voltas; brasileiro abandonou com problema no turbo que fazia carro vibrar
Foto: Getty Images
Mesmo com problemas, largada de Piquet foi aprovada por responsáveis da prova. ''Ele foi empurrado por pessoas que têm competência para empurrá-lo, que são os comissários de grid. Segundo o regulamento, nessa hora, só os comissários de grid podem empurrar um carro caso ele não largue'', disse Sérgio Luís da Silva, chefe do grid de largada
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
Na décima volta, Senna foi para os boxes da Toleman e fez sinal de que não tinha condições mecânicas de permanecer na pista
Foto: Arquivo JB
''O turbo compressor quebrou, parece. Alguma coisa aconteceu, porque o carro começou a vibrar bastante. Foi de uma hora para a outra'', analisou Ayrton Senna após deixar o carro nos boxes
Foto: Gazeta Press
Apesar de conquista a liderança logo no início da corrida, Alboreto abandonou; prova teve uma série de pilotos que não cruzaram a linha de chegada
Foto: Arquivo JB
Nick Lauda (foto), da McLaren, foi mais um a abandonar a prova; nomes como Derek Warwick (Renault), Nelson Piquet (Brabham), Teo Fabi (Brabham) e René Arnoux (Ferrari) também deixaram a pista
Foto: Vidal da Trindade/CPDOC/JB
No fim, Alain Prost foi o campeão do GP do Brasil de Jacarepaguá; francês da McLaren foi festejado na TV brasileira com o Tema da Vitória, música que ficaria conhecida por festejar vitórias de pilotos brasileiros na Fórmula 1
Foto: Arquivo JB
Prova no Autódromo de Jacarepaguá marcou abertura da temporada de 1984 da Fórmula 1; etapa teve Senna (número 19) como destaque