2 eventos ao vivo

Chefe da Lotus critica mudanças nos pneus no decorrer da temporada

16 mai 2013
15h22
  • separator

Terceira colocada entre as construtoras e com Kimi Raikkonen na vice-liderança do mundial de pilotos, a Lotus deve o seu bom desempenho na temporada ao bom entendimento dos pneus da Pirelli. Por conta disso, o chefe da equipe, Eric Boullier, criticou a opção da fornecedora em aprimorar os compostos após a realização de cinco provas na temporada - decisão tomada após seguidas reclamações de algumas equipes, principalmente a Red Bull.

"Não são muitos esportes em que mudanças fundamentais são feitas no decorrer da temporada", reclama. "Imaginem por um momento que, por causa de um time de futebol que não consegue correr tão rápido quanto os rivais, as dimensões do campo sejam alteradas na metade do jogo", compara.

Segundo Boullier, todas as equipes trabalharam em seus carros cientes de como seriam os novos pneus da Pirelli para a temporada. Para ele, as mudanças realizadas pela fornecedora italiana são injustas e fruto da pressão exercida por escuderias influentes na F-1."No ano passado, quando estávamos criando o nosso carro de 2013, cada equipe recebeu os dados da Pirelli e tentamos fazer o melhor trabalho possível em cima disso. Tal como acontece em todas as temporadas, algumas equipes fazem um trabalho melhor que outras. Alguns pilotos se adaptam melhor que outros", diz, sem esconder a decepção com a alteração.

"É frustrante quando você desenvolve um conjunto de especificações de pneus que estão disponíveis para todos, para então ser dito que tudo isso vai mudar no meio da temporada", lamenta.

Apesar disso, o dirigente garante que a Lotus vai seguir trabalhando no E21 para manter Raikkonen em condições de buscar o título - o finlandês é o atual vice-líder entre os pilotos, com 85 pontos, apenas quatro atrás de Sebastian Vettel. "Temos uma equipe de projetistas talentosa que agora vai trabalhar em dobro para se adaptar às mudanças para continuarmos sendo competitivos", conclui.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
publicidade