PUBLICIDADE

Chefe da Red Bull: "prefiro o segundo lugar a título sob ordens"

9 nov 2010 - 15h34
(atualizado às 15h45)
Compartilhar

Tentando colocar um fim à polêmica do ano na Fórmula 1, o austríaco Dietrich Mateschitz , chefe da Red Bull, afirmou ser totalmente contra o uso de ordens de equipe para os pilotos durante as provas, afirmando que prefere até que qualquer um dos seus comandados termine a competição no segundo lugar a fazer imposições a um ou outro.

A posição só reforça a ideia da equipe de deixar que os próprios pilotos decidam pelo título por si mesmos, inclusive sem a ajuda um do outro ou, principalmente, por ordens dos chefes. Nem mesmo o ótimo início de temporada do australiano Mark Webber fez com que o time desistisse do alemão Sebastian Vettel, que hoje ainda tem chances de título.

Apesar disso, mesmo que a decisão de não beneficiar Webber (e assim favorecer indiretamente o líder Fernando Alonso, da Ferrari), Mateschitz ratificou a decisão do time, dizendo que favorecer um ou outro piloto nunca foi uma possibilidade para a escuderia.

"O mundo inteiro condenou a Ferrari depois do que fizeram em Hockenheim, mas nós estamos nos passando por idiotas porque decidimos não agir dessa forma", reclamou. "Nós nunca nem mesmo pensamos nisso e ambos pilotos estão na briga pelo campeonato", argumentou.

Apesar da diferença para Alonso no Mundial de Pilotos (o de construtores foi conquistado no Brasil, e comemorado pela Red Bull), o dirigente sabe que o campeonato ainda não está decidido e tem total confiança nos seus pilotos na última etapa, nos Emirados Árabes.

"Não está assegurado que Alonso será o sortudo. Abu Dhabi será uma prova incrível e de muita tensão. Na noite de domingo é que saberemos se vamos ganhar os outros 50% (título de pilotos) ou não. Um segundo lugar nas circunstâncias corretas pode ser melhor que uma vitória causada por ordens dos boxes", criticou, elogiando a temporada de seus comandados a seguir.

"Esse campeonato significa uma satisfação e alegria para nós. Perdemos por muito pouco no ano passado, e agora conseguimos. Mas conseguimos apenas 50% do nosso objetivo. A outra metade possivelmente virá no próximo domingo", projetou. "Ainda há muita coisa para acontecer", concluiu.

Após a vitória de Vettel em Interlagos, as chances de título dos pilotos da Red Bull aumentaram
Após a vitória de Vettel em Interlagos, as chances de título dos pilotos da Red Bull aumentaram
Foto: Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade