PUBLICIDADE

Com adiamento, Button muda ritual e fica sem "café da vitória" na praia

16 mar 2013 - 13h22
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Dono do oitavo tempo da primeira parte do treino qualificatório do Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, o britânico Jenson Button apoia a decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de adiar as atividades devido às fortes chuvas no circuito, mesmo considerando que o desgaste entre os pilotos e torcedores será maior. Apesar disso, o piloto da McLaren lamenta não poder realizar ato supersticioso antes da prova: tomar café na praia da cidade.

<p>Tricampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, abriu a temporada 2013 da Fórmula 1 com o melhor tempo nos dois primeiros treinos livres do GP da Austrália e dominou a sexta-feira</p>
Tricampeão Sebastian Vettel, da Red Bull, abriu a temporada 2013 da Fórmula 1 com o melhor tempo nos dois primeiros treinos livres do GP da Austrália e dominou a sexta-feira
Foto: AP

"Um treino que para e recomeça como o de hoje (sábado) é difícil para todos. Para os pilotos, significa ter que se preparar repetidamente, o que cria um certo nível de estresse e fadiga psicológica em qualquer atleta. Mas é pior para os fãs que esperaram o dia inteiro sob chuva, alguns sem nem ao menos verem os carros saírem para a pista. Eles são o que o esporte tem de mais importante e espero que possamos nos redimir e proporcionar uma ótima corrida. Ainda assim, acredito que a FIA não teve muita escolha e o adiamento foi acertado", analisa.

Vencedor da prova em 2009, 2010 e 2012, Button revela ter rotina tradicional antes de ir para os boxes da McLaren se preparar para a corrida. Segundo ele, o ato o trouxe sorte em todos os anos em que subiu ao lugar mais alto do pódio. Insatisfeito com o desempenho do carro, porém, o britânico diz que nem mesmo a superstição o levará a vitória em Melbourne.

"O adiamento da fase final da classificação para a manhã de domingo significa que eu não vou ser capaz de ir tomar meu café na praia, que faz parte da minha tradicional rotina pré-corrida daqui de Melbourne. Mas talvez isso não seja uma coisa tão ruim pois vou ser capaz de guardar esta tradição como um "amuleto de sorte", já que não acho que seremos rápidos o suficiente para vencer a corrida, por isso que minha tradição de tomar o "café da vitória" permanecerá intacta", brinca.

Neste sábado, apenas o Q1 do treino classificatório foi disputado. O restante da sessão foi adiada e terá início às 11h locais de domingo (21h de Brasília, no sábado). A corrida começa às 17h locais de domingo (3h de Brasília).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade