PUBLICIDADE

Com bico convencional, McLaren celebra 50 anos e apresenta novo carro

31 jan 2013 - 09h17
(atualizado em 1/2/2013 às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Em evento transmitido ao vivo na manhã desta quinta-feira em suas contas oficiais no Facebook e no YouTube, a McLaren apresentou o carro para a temporada 2013 da Fórmula 1. O modelo, batizado de MP4-28, seguirá tendo motores da Mercedes e foi mostrado ao público pela primeira vez no McLaren Technology Centre, em Woking, na Inglaterra.

Assim como em 2012, McLaren não terá "bico de ornitorrinco" na nova temporada da F1
Assim como em 2012, McLaren não terá "bico de ornitorrinco" na nova temporada da F1
Foto: AFP

» Site elege carros mais feios da F1 e inclui Ferrari de Alonso

» Confira as mulheres que agitaram o mundo da velocidade em 2012

O novo modelo, divulgado nesta quinta-feira, mantém o tom prateado como predominante, tendo novamente detalhes em vermelho. Assim como em 2012, a McLaren não utiliza o degrau no bico ("bico de ornitorrinco") que marcou a F1 no ano passado. O veículo, no entanto, tem uma descida acentuada em sua parte frontal para respeitar o regulamento, que na última temporada limitou a altura do bico a 55 cm. 

"O esquema de cores é exatamente o mesmo e parece similar, mas digo que é completamente diferente embaixo da pele", afirmou o inglês Jenson Button, comparando os carros de 2012 e 2013 - o regulamento técnico das duas temporadas é bastante parecido.  "Sabemos que as regras não mudaram muito, mas é o suficiente para fazer diferença". 

Marcada para começar às 11h locais (9h de Brasília), a cerimônia de apresentação do MP4-28 teve início com um desfile de carros esportivos históricos da equipe, que foram brevemente pilotados em um giro pela fábrica. O evento marcou a celebração dos 50 anos da McLaren, fundada em 1963 pelo zeozelandês Bruce McLaren; a companhia estreou na F1 em 1966.

A McLaren, que usa motores da Mercedes desde 1995, foi a terceira colocada do Mundial de Construtores de 2012 com 378 pontos, atrás de Red Bull (460) e Ferrari (400). Os pilotos da equipe de Woking serão o inglês Button, representante do time desde 2010, e o mexicano Sergio Pérez, que estreará no carro prateado após ser contratado da Sauber.

"Como vocês viram houve alguns feitos para a McLaren nos últimos 50 anos, e todo mundo que faz parte sente a história desse time. Isso é muito empolgante, não só para os pilotos, mas para todos na fábrica, torcendo para que tenhamos mais sucesso neste ano", afirmou Button. 

"Ver meu nome nele é impressionante", empolgou-se, por sua vez, Pérez. Ele também lembrou que em termos de cores o veículo é "muito parecido" ao do ano passado. "Tem sido incrível. É difícil de acreditar, um sonho se tornando realidade, uma equipe de grande história. Estou ansioso", completou o mexicano, falando sobre o trabalho realizado até aqui pela McLaren. 

Depois da Lotus, que manteve o "bico de ornitorrinco" para 2013, a McLaren foi a segunda escuderia da F1 a exibir o carro para a nova temporada. Na sequência, Force India, Ferrari (1º de fevereiro), Sauber (2 de fevereiro), Red Bull (3 de fevereiro), Mercedes, Toro Rosso (4 de fevereiro), Caterham (5 de fevereiro) e Williams (19 de fevereiro) farão suas apresentações. A Marussia ainda não anunciou sua data de lançamento.

Os testes da pré-temporada começam entre 5 e 8 de fevereiro, em Jerez de la Frontera; depois, as equipes ainda trabalharão de 19 a 22 de fevereiro em Barcelona e de 28 de fevereiro a 3 de março em Barcelona.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade