PUBLICIDADE

Com sufoco, Hamilton vence quarta seguida e assume liderança

11 mai 2014 - 10h48
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Hamilton cruza a linha de chegada do GP da Espanha de Fórmmula 1
Hamilton cruza a linha de chegada do GP da Espanha de Fórmmula 1
Foto: AFP

Que a Mercedes domina a temporada 2014 da Fórmula 1, já não é novidade para ninguém. A novidade deste domingo, no Grande Prêmio da Espanha, foi a vitória de Lewis Hamilton, a primeira do britânico no Circuito da Catalunha. O resultado, conquistado com um final de prova emocionante, valeu a Hamilton a liderança na classificação da temporada.

O ex-piloto da McLaren teve dificuldades para segurar a pressão de Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes, nas últimas voltas da corrida – melhor para a equipe alemã, que assegurou a dobradinha. Daniel Ricciardo (Red Bull) completou o pódio, à frente de Sebastian Vettel. Valtteri Bottas (Williams) veio logo atrás, à frente de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Felipe Massa, comprometido por seu desempenho no Q3 da véspera, fez uma corrida apagada e cruzou a linha de chegada em 13º lugar. É a segunda corrida seguida sem pontos para o brasileiro, que foi 15º no Grande Prêmio da China.

Com a quarta vitória consecutiva, Hamilton – que abandonou na estreia – chegou a 100 pontos em cinco provas. Até então, ele havia sido segundo no circuito em 2007 e 2011, ambas pela McLaren. Rosberg, por sua vez, contabiliza 97 pontos, monopolizando a briga pelo título do ano entre os dois companheiros de Mercedes.

A largada da prova teve poucas emoções, especialmente na primeira fila: Hamilton disparou em primeiro, enquanto Rosberg ficou para trás e segurou o ritmo dos rivais da Mercedes. Terceiro no grid, Daniel Ricciardo perdeu a posição para a Williams do finlandês Valtteri Bottas. Felipe Massa passou de nono para oitavo, atrás de Romain Grosjean (quinto), Kimi Raikkonen (sexto) e Fernando Alonso (sétimo).

Nas últimas posições, Pastor Maldonado atingiu a Caterham de Marcus Ericsson e tomou um stop-and-go de 5s. Com pouca combatividade na pista, as primeiras mudanças de posições ficaram reservadas para a volta 16, quando os pilotos começaram a parar nos boxes – o primeiro foi Sebastian Vettel, que apostou em pneus duros para tentar recuperar terreno na pista.

Hamilton, quando parou na volta 19, retornou em segundo lugar. No entanto, a Mercedes não sofreu muito para se manter nas primeiras posições. Massa, por sua vez, parou na volta 29 e voltou em 14º, precisando brigar para voltar à zona de pontuação – e graças às janelas de trocas, chegou à oitava colocação poucas voltas depois.

Quem se deu mal nos boxes foi justamente Lewis Hamilton, que viu Rosberg se isolar em primeiro na volta 44, quando o britânico parou para a segunda troca. O alemão era primeiro, à frente de Hamilton, Ricciardo, Bottas, Raikkonen, Alonso, Vettel e Massa. Porém, em sua troca, permitiu que o companheiro reassumisse o primeiro lugar, reabrindo a disputa pela vitória.

Nas últimas voltas, a corrida – até então burocrática – viu várias disputas de posições. Além de Hamilton x Rosberg, Bottas e Vettel disputavam a quarta posição, enquanto Raikkonen e Alonso brigavam pela sexta. O espanhol da Ferrari superou o companheiro na 64ª volta, pouco antes de Vettel tomar o quarto lugar de Bottas. Aí, restou à torcida acompanhar o duelo pela primeira posição – Hamilton segurou o sufoco e cruzou em primeiro, vencendo pela quarta vez no ano.

Confira o resultado oficial do Grande Prêmio da Espanha:

Posição Piloto País Equipe Tempo
1 Lewis Hamilton GBR Mercedes 1h41min05s155
2 Nico Rosberg ALE Mercedes + 0s6
3 Daniel Ricciardo AUS Red Bull Renault + 49s0
4 Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault + 1min16s7
5 Valtteri Bottas FIN Williams Mercedes + 1min19s2
6 Fernando Alonso ESP Ferrari + 1min27s7
7 Kimi Raikkonen FIN Ferrari +1 volta
8 Romain Grosjean FRA Lotus Renault +1 volta
9 Sergio Perez MEX Force India Mercedes +1 volta
10 Nico Hulkenberg ALE Force India Mercedes +1 volta
11 Jenson Button GBR McLaren Mercedes +1 volta
12 Kevin Magnussen DIN McLaren Mercedes +1 volta
13 Felipe Massa BRA Williams Mercedes +1 volta
14 Daniil Kvyat RUS Toro Rosso Renault +1 volta
15 Pastor Maldonado VEN Lotus Renault +1 volta
16 Esteban Gutierrez MEX Sauber Ferrari +1 volta
17 Adrian Sutil ALE Sauber Ferrari +1 volta
18 Jules Bianchi FRA Marussia Ferrari + 2 voltas
19 Max Chilton GBR Marussia Ferrari + 2 voltas
20 Marcus Ericsson SUE Caterham Renault + 2 voltas
Não terminou Kamui Kobayashi JAP Caterham Renault  
Não terminou Jean-Eric Vergne FRA Toro Rosso Renault  
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade