De folga, Massa prestigiará Racing Festival em Brasília
15 out2010 - 11h53
(atualizado às 12h05)
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De folga da Fórmula 1, o brasileiro Felipe Massa estará em Brasília no próximo domingo para acompanhar a quinta e penúltima rodada dupla da temporada inaugural do Racing Festival.
O piloto da Ferrari voltou para o Brasil depois do GP do Japão e interrompeu o descanso em São Paulo para prestigiar as corridas do Trofeo Linea, Fórmula Future Fiat e 600 Hornet (motos) no Autódromo Internacional Nelson Piquet. No início da próxima semana, Massa regressará à Ásia para o GP da Coreia do Sul, antepenúltima etapa da temporada.
Será a segunda vez que Massa acompanhará de perto as três categorias do Racing Festival. Em agosto, durante o período de férias coletivas da Fórmula 1, o ferrarista visitou os boxes de Interlagos por ocasião da quinta e sexta etapas. Na oportunidade, percorreu os boxes, conversou com pilotos e assistiu às corridas do alto da torre da direção de prova.
Em seu primeiro contato mais próximo com o evento que idealizou e ajudou a viabilizar, Massa gostou do que viu. "A molecada da Fórmula Future Fiat mostrou potencial. Claro que eles mal estão começando na carreira e ainda têm um longo caminho pela frente, mas estão numa categoria-escola que tem exatamente a proposta de dar os ensinamentos iniciais. O Trofeo Linea apresentou o equilíbrio que imaginávamos, tanto por causa da igualdade técnica dos carros quanto em função do excelente nível dos pilotos", analisou.
Massa reencontrará na Capital Federal um panorama ainda mais parelho do que em São Paulo. Na Fórmula Future, com 35 pontos em jogo no fim de semana, a diferença entre o líder João Jardim e o terceiro colocado Nicolas Costa é de apenas sete pontos - o paulista soma 89 contra 82 do carioca.
No Trofeo Linea, que utiliza o mesmo sistema de pontuação, a disputa não é menos acirrada. Giuliano Losacco comanda a classificação com 59, contra 54 de André Bragantini e 51 de Cacá Bueno. Aplicando-se o descarte dos dois piores resultados, a vantagem de Losacco cai para apenas dois pontos sobre Bragantini e cinco em relação a Cacá.
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Foto: Getty Images
Segundo lugar ficou com a March 711, que competiu em 1971; com sua asa dianteira acima dos modelos da época, conseguiu um bom desempenho na época, brigando regularmente por pódio
Foto: Bleacher Report / Reprodução
A pintura tradicional da Renault em 2010 não agradou ao Bleacher Report, que colocou o carro da equipe como o terceiro mais exótico da história - a escuderia seria "incapaz de usar direito uma combinação de cores à prova de balas: amarelo e preto"
Foto: Getty Images
A equipe Eifelland competiu apenas na temporada de 1972, mas o Type 21 ficou na história - entre outros motivos, pelo "periscópio" à frente do carro; na relação do Bleacher Report, ficou com o quarto lugar
Foto: Bleacher Report / Reprodução
A asa dianteira da Brabham BT43-2 fez com que a peça ficasse conhecida como "garra de lagosta"; o carro correu no início da década de 70 e ficou com o quinto lugar da lista do site
Foto: Bleacher Report / Reprodução
O Honda RA107 apresentava uma pintura praticamente sem patrocinadores, substituídos pela pintura da Terra; porém, com desempenho fraco, somou míseros seis pontos em 2007 e assegurou o sexto lugar na lista
Foto: Getty Images
Outra da March: o modelo 741, além da cor nada discreta, ainda adotava um bico semelhante ao de um removedor de neve; assim, ficou com o sétimo lugar da lista
Foto: Bleacher Report / Reprodução
A BAR estrearia na Fórmula 1 em 1999 com dois carros, um de cada cor - "culpa" de seus patrocinadores; porém, a FIA vetou, e a equipe contornou a situação dividindo as pinturas de seus carros, garantindo o oitavo lugar
Foto: Getty Images
Pilotada por Jacques Lafitte, a Ligier JS5 somou 20 pontos na temporada de 1976, garantindo o nono lugar da lista e provando que a temporada foi farta em modelos exóticos
Foto: Getty Images
A equipe Hesketh chegou a lançar o modelo 308 com uma asa à frente da asa dianteira; a inovação, além de garantir ao carro o décimo lugar na lista do site, ainda ajudou James Hunt a somar três pódios na temporada de 1974