Aos 41 anos, o recordista de participações em GPs busca um surpreendente retorno à Fórmula 1 dois anos após sua última prova na categoria. Rubens Barrichello está fazendo contato com equipes da F1, afirma contar com o apoio financeiro de empresas brasileiras e coloca sua experiência como um atrativo no momento em que a categoria vai passar por profundas mudanças no regulamento técnico, com a adoção dos motores V6 a partir do ano que vem.
O contato com os times começou no GP da Itália, no início do mês. Barrichello esteve em Monza para participar como comentarista da TV Globo. Aproveitou a viagem para conversar com algumas delas. Uma delas é a equipe Lotus. O chefe do time, Eric Boullier, preferiu não confirmar nominalmente o contato com Barrichello. Mas deu pistas. "Meu telefone anda tocando depois que a saída de Kimi Raikkonen foi confirmada. E uma das chamadas foi de um ex-piloto que quer voltar à Fórmula 1. Mas não vou falar quem é".
Questionado se a escolha poderia ser de um nome ainda não ligado ao time, Boullier fez mistério: "talvez". Mas a Lotus não é o único alvo do brasileiro. Ele busca fazer contato com outros times do pelotão intermediário, como a Sauber. Ao site alemão Auto Motor Und Sport, o brasileiro afirmou estar pronto para retornar à categoria. Disse que basta só fazer um treinamento específico de pescoço para poder sentar em um carro de Fórmula 1 e pilotar. Em 2012, disputou o campeonato da Fórmula Indy. Mas, neste ano, correu apenas nos carros de turismo da Stock Car brasileira.
Resta saber se há o interesse de alguma equipe em contar com Barrichello. Mas o movimento dele garante três pilotos brasileiros ativos no mercado. Além dele, negociam vaga na categoria Felipe Massa, dispensado pela Ferrari, e Felipe Nasr, atual 3º colocado no campeonato da GP2.
Felipe Massa anunciou que não renovará seu contrato com a Ferrari e, após oito anos, deixará a escuderia italiana ao final da temporada. Confira, a seguir, dez possibilidades para o piloto brasileiro no automobilismo mundial em 2014
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Lotus A vaga de Massa na Ferrari foi ocupada por Kimi Raikkonen, da Lotus. Desta forma, uma vaga se abriria na equipe - seria a troca mais simples, e o brasileiro seguiria em um time competitivo para a próxima temporada
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Sauber A equipe esteve ameaçada de quebrar recentemente, mas conseguiu investimento de empresas russas e ainda não tem seu quadro de pilotos definido para 2014: Nico Hulkenberg possui mercado na F1, o mexicano Esteban Gutiérrez não rendeu o esperado mas possui patrocínio forte, enquanto o russo Sergey Sirotkin é muito novo (recentemente completou 18 anos)
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Aposentadoria Massa, 32 anos, começou a pilotar no kart aos 8 anos. Após 24 anos no automobilismo e uma boa condição financeira, poderia se aposentar e curtir a família
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Ano sabático Caso se considere muito novo para se aposentar, Massa poderia tirar somente um ano de férias para decidir melhor o que fazer
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Fórmula Indy Embora a carreira de Massa seja muito voltada para o automobilismo europeu, muitos pilotos que deixaram a F1 se aventuraram na Indy. Não seria um caminho tão improvável assim
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DTM Muitos pilotos que deixam a Fórmula 1 costumam seguir para a DTM, o campeonato alemão de carros de turismo
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WRC O Mundial de Rali (WRC, em inglês) também não seria uma possibilidade inviável. O próprio Kimi Raikkonen, no período em que ficou afastado da Fórmula 1, disputou a categoria
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Stock Car A categoria brasileira vem crescendo e atraindo pilotos de renome. Depois de Rubens Barrichello, Felipe Massa também poderia se aventurar na Stock
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Comentarista Massa poderia também aplicar os conhecimentos em outra atividade ligada ao automobilismo: comentarista. Muitos pilotos e ex-pilotos se deram bem na função, como Luciano Burti, Rubens Barrichello, David Coulthard...
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Empresário O piloto brasileiro já chegou a criar uma categoria de automobilismo para revelar talentos (a Fórmula Futuro) e até hoje organiza o Desafio das Estrelas de kart. Fora da F1, poderia ter mais tempo para se dedicar a esse ramo