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Diretor da Williams crê que carros de F1 serão mais barulhentos em 2016

15 jan 2016 - 15h39
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É inegável que uma das mais recorrentes reclamações dos fãs de Fórmula 1 é a falta de barulho dos carros. O ronco dos motores era característica certa durante as corridas. Contudo, com o desenvolvimento de novas tecnologias, os carros foram ficando cada vez mais silenciosos.

A fim de mudar isso, a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, estabeleceu algumas mudanças, acordadas no último encontro do Conselho Mundial da entidade. Assim, serão instaladas novas válvulas nos carros, com o intuito de deixá-los com uma maior potência sonora.

O diretor técnico da Williams, Pat Symonds, acredita que as mudanças surtirão efeito, com diferenças consideráveis.

“Na classificação, a válvula de alívio fica um pouco aberta; na corrida, praticamente fechada. Na nova configuração de escape, o som deve aumentar em 14% com a válvula fechada, com ela aberta, o aumento deve ser de 20% a 25% em relação ao que temos hoje”, afirmou durante o evento Autosport Show.

Apesar da notícia animar os fãs da F1, Symonds fez questão de esclarecer que ainda não viu as mudanças pessoalmente.

“Ainda não ouvimos a nova configuração na pista, mas acredito que teremos alguns dos antigos sons característicos dos motores turbo – os assobios e estouros. Mas vamos aguardar e ver o que a pista nos mostra”, revelou.

Pat Symonds, inclusive, já chegou aos holofotes da Fórmula 1 em outra oportunidade. O britânico era um dos diretores da equipe Renault em 2009, e esteve envolvido no acidente proposital de Nelsinho Piquet naquele ano.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
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