Dirigente da Red Bull defende sonho de Vettel na Ferrari
17 fev2011 - 08h40
(atualizado às 09h07)
Compartilhar
Chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner não se mostrou incomodado com as recentes declarações de Sebastian Vettel, que admitiu ter o sonho de correr pela Ferrari um dia. Para Horner, Vettel apenas expressou a vontade da maioria dos pilotos.
"Os italianos ficam muito animados quando campeões mundiais falam da Ferrari. Então, talvez ele (Vettel) esteja sonhando com a Ferrari, mas eu acho que é apenas isso", disse Horner, que considera normal a declaração do piloto.
"Uma das coisas que encorajamos é a liberdade de expressão, e Sebastian sabe o que ele quer e tem sua própria opinião", afirmou o dirigente. "Acho que qualquer piloto em algum estágio de sua carreira gostaria de correr pela equipe vermelha, e certamente nós não usamos isso contra ele."
Apesar das declarações do campeão mundial, Horner se mostrou seguro do compromisso de Vettel com a Red Bull. "Com certeza ele tem um grande futuro pela frente, mas no futuro próximo, e ainda mais importante neste futuro imediato, ele está bastante comprometido com a Red Bull, assim como a Red Bull está comprometida com ele", explicou.
"Ele cresceu junto com a família da Red Bull, e espero (que faça o mesmo) por muitos anos que estão por vir. Antes de ele se aposentar, ele pode ir para a Ferrari, mas isso ainda pode demorar uns 10 anos", brincou.
A Marussia Virgin Racing divulgou seu novo modelo: o MVR-02. As letras MVR são em alusão à nova parceira da Virgin, a construtora russa Marussia
Foto: Getty Images
O carro foi lançado em um evento no centro televisivo da emissora britânica BBC, em Londres. O alemão Timo Glock segue como primeiro piloto, e o belga Jerome D'Ambrosio foi promovido a segundo piloto
Foto: Getty Images
Em 2011, a equipe traz a inscrição "Marussia" no chassi e "Virgin" continua no aerofólio. As cores preto e vermelho continuam predominando
Foto: Getty Images
O carro foi mais uma vez desenvolvido por computadores, mas a chegada de mais investimentos possibilitou um trabalho melhor, o que faz com que a equipe acredite que possa brigar no meio da tabela
Foto: Getty Images
O modelo possui um nariz um pouco menor do que muitos dos carros apresentados até agora, além de ter uma traseira mais apertada do que seu antecessor
Foto: Getty Images
A Hispania exibiu as primeiras imagens, ainda virtuais, do carro que deverá utilizar na temporada 2011 da Fórmula 1. O novo modelo, HRT F111, terá novas cores em relação ao modelo utilizado pela equipe em 2010, trocando o cinza e laranja por uma combinação originalmente em xadrez e vermelho
Foto: Divulgação
A nova pintura dá destaque para o patrocínio da Tata Motors, montadora indiana que patrocina a participação de Narain Karthikeyan na temporada da F1
Foto: Divulgação
A equipe comemorou a criação, realizada por seu próprio grupo de engenheiros e designers, chefiados por Geoff Willis (com passagem por Williams, BAR e Red Bull) e Paul White
Foto: Divulgação
O modelo ainda tem espaços para a entrada de novos patrocinadores, que devem ser preenchidos pelo segundo piloto que ainda não foi confirmado
Foto: Divulgação
A escuderia, que segue com motores Cosworth, ainda apresentará oficialmente o carro
Foto: Divulgação
Nas ruas de Berlim, capital da Alemanha, a McLaren apresentou o carro para a temporada de 2011 da Fórmula 1
Foto: AP
O carro foi separado em várias partes, e em seguida montado em frente aos fãs, que puderam acompanhar tudo a uma curta distância dos dois pilotos, do veículo e da equipe
Foto: AFP
Os pilotos Lewis Hamilton e Jenson Button continuam como pilotos da equipe. Martin Whitmarsh (centro) é o chefe de equipe da escuderia
Foto: Reuters
O bico frontal está aparentemente mais alto em relação ao solo que o comum, e o carro apresenta um tom mais forte e brilhante da cor prateada que nas últimas temporadas
Foto: AP
Mecânicos colocam as rodas da McLaren na apresentação do novo modelo; evento foi mostrado ao vivo pelo site oficial da escuderia
Foto: Reuters
A Red Bull, atual campeã de pilotos e de construtores, apresentou, na cidade espanhola de Valencia, seu carro para a temporada 2011 da Fórmula 1: o modelo RB7
Foto: Reuters
A equipe austríaca espera que o novo modelo, desenhado por Adrian Newey, possa repetir o sucesso conquistado em 2010
Foto: AP
Sebastian Vettel e Mark Webber foram os responsáveis por descobrir o novo carro, que agora desfilarão com os números 1 e 2
Foto: Reuters
Entre as principais mudanças aerodinâmicas do carro, está a cobertura do motor, mais alta que a de 2010. A asa traseira e o bico também foram alterados. O motor é o V8 Renault RS27-2010, de 2400 cc, com cilindros dispostos em 90 graus e rotação de até 18 mil RPM
Foto: Reuters
O time chegou a exibir imagens do carro em seu site oficial antes de levá-lo a público no Circuito Ricardo Tormo
Foto: Reuters
A Mercedes apresentou o modelo MGP W02, seu carro para a temporada 2011 da F1
Foto: AFP
Comandada por Ross Brawn e com os alemães Nico Rosberg e Michael Schumacher como pilotos titulares, a Mercedes já havia exibido algumas imagens do carro, que se apresenta com sutis diferenças na pintura
Foto: Reuters
O motor do novo carro da Mercedes é um V8 Mercedes-Benz FO 108X, e a exemplo das rivais que já apresentaram seus carros, conta com uma peça de 2400 cc, com cilindros dispostos em 90 graus e giros limitados ao 18 mil RPM
Foto: Reuters
A meta da equipe é superar o desempenho do modelo MGP W01, que marcou sua reestreia na Fórmula 1. Em 2010, defendendo o título da BrawnGP, a Mercedes foi a quarta colocada da temporada, sem brigar por vitórias - Nico Rosberg foi terceiro em três corridas, e Schumacher não foi ao pódio
Foto: Reuters
No lado aerodinâmico, a Mercedes aposta em um bico alto e alterações da asa traseira e dos sidepods - a composição das aletas laterais
Foto: Reuters
A Toro Rosso exibiu o STR6, seu carro para a temporada 2011 da Fórmula 1
Foto: Reuters
Com Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari mantidos como titulares, a Toro Rosso optou por um modelo de poucas novidades
Foto: Reuters
O modelo de 2011, que segue a tendência de adotar um bico mais alto, é o segundo a ser produzido independentemente pela equipe
Foto: Reuters
A Toro Rosso segue apostando nos motores V8 Ferrari 056 - porém, com 2400 cc, cilindros em 90 graus e giros limitados a 18 mil RPM. A meta é superar o nono lugar do Mundial de construtores de 2010, quando o time somou apenas 13 pontos
Foto: Reuters
Além de Buemi e Alguersuari, o australiano Daniel Ricciardo como seu terceiro piloto ao longo do ano. Ele foi destaque dos testes pós-temporada 2010 em Abu Dhabi
Foto: Reuters
A Ferrari foi a primeira escuderia da Fórmula 1 a apresentar o novo modelo para a temporada 2011. A escuderia italiana exibiu o F150 em Maranello, homenageando os 150 anos da unificação da Itália no carro que será pilotado por Fernando Alonso e Felipe Massa
Foto: AP
Com poucas mudanças na parte dianteira, equipe aposta na traseira do modelo F150; o carro conta com algumas importantes novidades aerodinâmicas, como a união do difusor (mais baixo) à asa traseira ajustável, na qual uma bandeira italiana aparece pintada
Foto: AFP
Após o lançamento, o piloto espanhol Fernando Alonso testou o F150 na pista de Fiorano
Foto: AFP
Na parte dianteira, segundo o desenhista Nicolas Tombazzi, a suspensão dianteira foi alterada para melhorar o fluxo de ar. O sistema de recuperação de energia cinética (Kers, em inglês) foi instalado próximo ao tanque de gasolina. Conforme o regulamento, o Duto F foi afastado
Foto: AFP
O monoposto apresenta poucas mudanças estéticas em relação ao de 2010, e é inspirado no carro que deu a Alonso condições de brigar pelo título até o último GP do ano
Foto: AP
A Lotus apresentou seu novo carro para a temporada 2011 da Fórmula 1. Equipe optou por manter a pintura em verde e dourado, como fez em 2010
Foto: Getty Images
Em meio à polêmica da disputa com o nome com a Lotus Renault, escuderia de Tony Fernandes afastou o boato de que também adotaria uma pintura em preto e dourado
Foto: Getty Images
Ex-piloto de testes da Virgin, o brasileiro Luiz Razia foi anunciado como novo piloto de testes da Lotus para a temporada 2011 da Fórmula 1
Foto: Getty Images
O time optou por um evento online, exibindo fotos do modelo T128 - que terá motores Renault; os pilotos da escuderia para esta temporada são Jarno Trulli e Heikki Kovalainen
Foto: Divulgação
Modelo foi batizado de Lotus T128, mas também é conhecido como TL11; carro foi projetado por Mike Gascoyne
Foto: Divulgação
A Lotus Renault apresentou, na Espanha, seu novo carro para a temporada 2011 da Fórmula 1. Além da pintura em preto e dourado, já anunciada no fim de 2010, a escuderia surpreendeu e oficializou Bruno Senna como piloto reserva
Foto: Getty Images
O carro conta com motores Renault V8 RS27-2010 de 2400 cc, com cilindros dispostos em 90 graus e giros que atingem 18 mil RPM
Foto: Getty Images
O Renault R31 tem sua pintura inspirada nos carros que a Lotus utilizava na década de 80. No entanto, como o preto e dourado era originário do patrocínio de um empresa fabricante de cigarros, a equipe ainda corre o risco de ter sua nova pintura alterada para a disputa do GP do Canadá em junho, uma vez que o país conta com uma legislação antitabagista própria para eventos esportivos
Foto: Getty Images
Os pilotos da escuderia para esta temporada serão Robert Kubica e Vitaly Petrov
Foto: Getty Images
A equipe ainda está envolvida na polêmica do nome da equipe, disputada com a Team Lotus do malaio Tony Fernandes
Foto: Divulgação
Na cidade de Valência, na Espanha, a Sauber apresentou seu carro para a temporada 2011 da F1
Foto: Getty Images
Os pilotos Kamui Kobayashi, do Japão, e Sérgio Perez, do México, apresentam o modelo C30
Foto: Reuters
James Key, diretor técnico da Sauber, disse que o bom desempenho do modelo C29, usado em 2010, foi levado em conta no design do carro de 2011 - com o objetivo de manter os pontos fortes, mas eliminar os pontos fracos, como a confiabilidade
Foto: Divulgação
O modelo conta com motor Ferrari V8, com cilindros dispostos em 90 graus e com giros que chegam a 18 mil RPM. Os italianos também forneceram o sistema de recuperação de energia cinética (Kers, em inglês)
Foto: Getty Images
Como esperado, o carro apresenta uma série de patrocinadores mexicanos, atraídos pela participação de Perez na equipe. A pintura manteve o padrão de 2010, mas agora com mais marcas expostas