Proprietário da Red Bull, Dietrich Mateschitz lançou um ataque furioso ao estado atual da Fórmula 1. Segundo o austríaco, a categoria “não tem mais nada a ver com corrida”. Em entrevista à revista britânica Autosport, ele disse ainda que “esta é uma competição de administração de pneus”.
Segundo a publicação, Mateschitz convocou uma reunião privada com o chefe comercial da F1, o britânico Bernie Ecclestone, para falar sobre a situação. O encontro teria durado 45 minutos e ocorrido na noite do último domingo, após o Grande Prêmio da Espanha.
Durante a etapa no Circuito de Montmeló, próximo a Barcelona, o alemão Sebastian Vettel, tricampeão mundial pela Red Bull, sofreu com a degradação dos pneus e terminou no quarto lugar.
Ele cruzou a linha de chegada 38 s atrás do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, após trabalhar com uma estratégia de três paradas nos boxes e abortá-la no fim da prova, optando por um pit stop a mais. O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, e o brasileiro Felipe Massa, também da Ferrari, completaram o pódio.
Na visão de Mateschitz, “sob determinadas circunstâncias nós não conseguimos nem tirar o melhor do nosso carro nem dos nossos pilotos”. Ele destacou também que para tirar o melhor do carro seria necessário fazer “oito ou dez” paradas nos boxes para trocar pneus. Outro problema, segundo o austríaco, é que “não há mais um treino classificatório real”, com “todo mundo apenas poupando pneus para a corrida”.
A Pirelli assumiu o posto de fornecedora oficial dos pneus da F1 em 2011. A marca teve a incumbência de fabricar compostos de maior desgaste para aumentar o número de pit stops e consequentemente deixar as corridas mais movimentadas. Mateschitz acredita que a companhia italiana tenha passado um pouco do ponto, tornando “a situação diferente da intenção original”.
Fernando Alonso conquistou neste domingo a vitória do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. O brasileiro Felipe Massa ficou em terceiro
Foto: AFP
Alonso e Massa contaram com o bom ritmo de prova da Ferrari e se recuperaram depois de saírem na quinta e na nona posições, respectivamente
Foto: AP
Alonso subiu ao pódio e deixou o finlandês Kimi Raikkonen em segundo
Foto: EFE
A vitória de Alonso não tirou Vettel da liderança do Mundial de Pilotos. Alemão tem 89 pontos, contra 85 de Raikkonen e 72 do espanhol da Ferrari. Massa chegou aos 45 e subiu para quinto
Foto: Reuters
Alonso conquistou a segunda vitória da carreira no GP espanhol
Foto: Getty Images
A única vitória de Alonso na Espanha antes deste domingo havia sido em 2006, quando ele ainda corria pela Renault
Foto: Getty Images
Alonso é cercado ao deixar o carro depois da corrida
Foto: AP
Piloto tremulou a bandeira da Espanha logo após cruzar a linha de chegada
Foto: Getty Images
Imagem mostra o desgaste dos pneus de Alonso ao final da corrida
Foto: EFE
Alonso assumiu a liderança da prova na volta 13 e de lá só saiu quando foi aos boxes
Foto: Getty Images
Trabalho de trocas de pneus funcionou bem na Ferrari e ajudou Alonso a vencer pela segunda vez na temporada
Foto: AP
Alonso saiu atrás de Vettel no grid, mas ultrapassou o alemão logo nas primeiras voltas
Foto: EFE
A Mercedes chegou a fazer a dobradinha no treino classificatório, mas foi prejudicada pelo ritmo ruim de corrida do carro
Foto: Getty Images
No final da prova, Rosberg foi apenas o sexto colocado; Hamilton, o décimo
Foto: Getty Images
Ferraris contaram com uma boa largada. Alonso saltou de quinto para terceiro, enquanto Massa foi do nono ao sexto posto na primeira volta
Foto: EFE
Vettel, quarto colocado, sustentou a primeira posição do Mundial de Pilotos, mesmo não indo ao pódio
Foto: Getty Images
Alonso ultrapassou Rosberg na volta 13 e assumiu a liderança do GP