Ecclestone faz elogios pela contratação de Susie Wolff
11 abr2012 - 11h39
(atualizado às 12h31)
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Em meio as notícias envolvendo o futuro do GP do Bahrein, o detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone se mostrou satisfeito com o anúncio da Williams, que contratou Susie Wolff para ser a nova piloto de desenvolvimento da equipe.
"Se Susie for rápida em um carro como é bonita fora dele, então ela será muito valiosa. Acima de tudo, ela é muito inteligente. Estou ansioso em tê-la na F1", elogiou o dirigente.
A competidora, que disputa a categoria alemã DTM, irá trabalhar em simuladores antes de ir às pistas. Susie Wolff será a segunda piloto na Fórmula 1 em 2012, que conta também com a espanhola Maria de Villota, piloto de testes da Marussia.
O novo regulamento da Fórmula 1, que limitou o bico dos carros à altura de 55 cm, criou a tendência do degrau na parte frontal. A novidade foi rapidamente batizada como "bico de ornitorrinco", algo que apenas McLaren e Marussia, entre as 12 equipes da categoria, evitaram para 2012. Compare nas próximas páginas os bicos de todos os carros deste ano:
Foto: AP / AFP
Nem o RB8 do renomado Adrian Newey fugiu ao padrão, mas o veículo tem uma pequena abertura no nariz - apenas para resfriamento, segundo o projetista, mas será apenas isso? "A Red Bull pode ter descoberto algum segredo e obviamente não revelará assim tão rápido, pois, se der certo, será amplamente copiado", analisa Luiz Razia, ex-piloto reserva da Team Lotus e atualmente na GP2
Foto: AP
A Ferrari tem uma linha mais radical de "bico de ornitorrinco" com o F2012, em formato mais quadrado. Segundo o brasileiro Razia, reserva da Team Lotus em 2011, a equipe "aproveitou o formato do chassi e do bico para usar um tipo de suspensão dianteira que já não era usado na Fórmula 1 desde 2001". O modelo italiano não é considerado uma evolução dos mais recentes e sim uma transformação, tendo um design agressivo
Foto: AP
A saliência na parte dianteira do modelo E20, da Lotus, é mais suave que a de alguns concorrentes, porém o degrau existe. Segundo explicou na data do lançamento do carro James Allison, diretor-técnico da escuderia, a melhor maneira de manter o downforce era deixar o restante do veículo elevado, respeitando o regulamento na altura do bico
Foto: Getty Images
Equipada com motores Ferrari, a Sauber conta com um bico muito semelhante ao da equipe italiana. O nariz é formado por linhas retas e a ligação ao cockpit é pouco suave. "Tudo depende do desenho do carro, estudado incessantemente no computador. O desenho final é estabelecido após muitos cálculos e projeções antes de ir para a 'fôrma'. Existem linhas mais suaves (Lotus e Mercedes) e mais radicais (Ferrari e Sauber), mas, no fim, todas devem ter um resultado parecido", diz Razia
Foto: Getty Images
O bico do modelo W03 da Mercedes também é de "ornitorrinco", mas difere dos rivais por ter um formado ligeiramente cônico. O nariz tem também um pequeno furo. A nova asa dianteira da escuderia ainda recebeu o nome de "duto W" do canal finlandês MTV3 e interfere no fluxo de ar, melhorando assim a condução do caro e seu equilíbrio
Foto: AP
Escuderia parceira da Red Bull, a Toro Rosso apresentou uma solução aerodinâmica diferente da de Newey, sem a abertura no bico do STR7, cujo degrau é sutil. A equipe com sede em Faenza tem o cockpit um pouco mais rebaixado e o nariz chato. O diretor técnico Giorgio Ascanelli, porém, já admitiu que deve trabalhar em outro bico no decorrer da temporada, visto que este ficou "pouco agressivo" - isso se explica devido à falta de tempo para desenvolvimento do projeto
Foto: Getty Images
A saliência no degrau do FW34, novo carro da Williams, é bastante destacada. A escuderia tem um "bico de ornitorrinco" em formato quadrado. "Regras são regras", comenta Razia, sobre as novas frentes. "Os bicos estavam cada vez mais altos e já ultrapassavam os limites do cockpit. Era uma tendência da maioria dos carros, que sempre seguem o vencedor. Ficaram feios, pois algumas equipes não quiseram alterar seriamente a frente do carro, pois seguem a linha dos anos anteriores"
Foto: Getty Images
O rebaixamento do bico também é bem acentuado no VJM05, novo carro da Force India. "Acredito que, a partir do próximo ano, teremos linhas bem mais suavizadas, pois as equipes terão dados suficientes sobre os resultados da passagem do ar sobre esses degraus e o quanto isso afeta no desempenho e estabilidade do carro", projeta Razia
Foto: Getty Images
O F112, novo equipamento da HRT, também tem um degrau no bico, porém bem sutil. "Tudo o que for em prol da segurança tem o meu apoio - mesmo que os carros fiquem feios", aponta Razia. "Antes um carro feio que um colega seriamente ferido. Tudo, na verdade, é questão de costume. Em 2009, achávamos as asas dianteiras largas e traseira fina horríveis, mas nos acostumamos e até achamos bonito. A Indy também mudou radicalmente o carro para 2012 e no começo todos estranharam; agora adoram"
Foto: HRT / Divulgação
Em 25 de janeiro de 2012, a Caterham se tornou o primeiro time a exibir seu novo carro para o campeonato e antecipou a tendência que seria confirmada a seguir. O CT01 também conta com um degrau destacado, contudo mais arredondado na comparação com Sauber e Ferrari, por exemplo
Foto: Getty Images
"Estou muito feliz por termos um carro de aparência normal, enquanto todo mundo tem um estranho", comemorou Lewis Hamilton, em entrevista publicada no site oficial da Fórmula 1. A McLaren inovou no entendimento do regulamento e não adotou o degrau na parte frontal do MP-27. "Pelo desenho do carro, que é uma evolução dos anos anteriores, a McLaren pode ter conseguido evitar o degrau. Se der certo, veremos muitas equipes seguindo a linha dela", diz Razia
Foto: Getty Images
Não por coincidência, a Marussia também evitou o degrau no bico. A equipe desde 2011 mantém uma parceria com a McLaren segundo a qual pode utilizar consultoria e o túnel de vento da escuderia inglesa. O MR01, porém, não tem linhas tão suaves quanto as do MP-27 - a descida para respeitar a nova regra pode ser observada claramente