Em discurso, Massa admite perseguir título na F1: "sonho maior"
23 nov2012 - 13h42
(atualizado às 18h21)
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Emanuel Colombari
Direto de São Paulo
Felipe Massa participou nesta sexta-feira de um evento de um de seus patrocinadores no Autódromo de Interlagos, em meio à programação de treinos livres para o Grande Prêmio do Brasil. E em um rápido discurso para a plateia, o piloto brasileiro da Ferrari admitiu que ainda persegue o título de campeão da categoria, que deixou escapar quando foi vice na temporada 2008.
"Continua sendo o sonho maior", disse Massa para os presentes, lembrando ainda seu início de carreira. "Eu era uma criança que tinha um sonho de me tornar piloto. Valeu muito o esforço, a luta, a garra para virar um piloto de Fórmula 1 - ainda mais da Ferrari", completou, citando ainda as vitórias conquistadas na categoria máxima do automobilismo mundial.
Com um pronunciamento com tons motivacionais para os presentes, majoritariamente jovens universitários, Massa procurou passar incentivo em suas palavras. "Eu passei por muitos dias difíceis, complicados, em que parecia que o dia seguinte não ia acontecer. E aconteceu, graças à vontade", filosofou o brasileiro, sétimo colocado no Mundial de 2012.
Mais tarde, Massa foi questionado a respeito da evolução aerodinâmica e tecnológica da Fórmula 1 desde estreou na categoria, em 2002. Mesmo com dez anos entre os principais pilotos do mundo, o brasileiro apontou o Kers e a asa móvel traseira como alguns dos mais impactantes de sua trajetória nas pistas.
"A Fórmula 1 é um esporte que é totalmente ligado à tecnologia. A cada ano, tem mudanças que a gente tem que aprender para fazer a coisa funcionar direito. Se a gente colocar os últimos dois anos, muita coisa mudou", disse Massa, explicando em seguida o funcionamento do Kers para a plateia, e lembrando ainda a asa móvel.
"(O carro de Fórmula 1) é um carro totalmente aerodinâmico. Hoje, temos o DRS, que é sistema de redução de arrasto, para usar quando estamos a menos de 1s do carro da frente. Aqui em Interlagos, é utilizado entre as curvas 3 e 4", exemplificou.
Utilizando um capacete no qual se exibia a bandeira do País local, Lewis Hamilton liderou o primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1
Foto: Reuters
O piloto britânico cravou 1min14s131 no 20º dos 90 minutos disponíveis na sessão e não perdeu mais a liderança
Foto: AFP
Líder do Mundial de Pilotos com 273 pontos, o alemão Sebastian Vettel foi o segundo colocado da sessão com a Red Bull
Foto: Reuters
O alemão rodou com os pneus de 2013, fornecidos pela Pirelli para testes, mas anotou 1min14s165, marca muito próxima à de Hamilton, com os pneus duros de 2012
Foto: Reuters
O melhor tempo de Hamilton foi obtido com os pneus que serão utilizados na F1 em 2013. Os protótipos foram oferecidos pela fornecedora Pirelli para que as equipes pudessem testar o material nos dois primeiros treinos livres no Brasil - depois disso, elas só voltarão a utilizar o equipamento nos trabalhos da pré-temporada do ano que vem
Foto: EFE
Vettel precisa de um quarto lugar para ser tricampeão mundial independentemente do resultado do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari
Foto: Reuters
Concorrente de Vettel ao título mundial, o espanhol Fernando Alonso figurou no quinto lugar do treino
Foto: Reuters
O piloto da Ferrari, que soma 260 pontos na classificação, teve o foco durante o treino voltado para a corrida, utilizando os pneus de 2013 somente nos minutos finais da sessão - foi com estes que obteve seu melhor tempo no dia
Foto: EFE
Alonso chegou a ter o bico do carro trocado durante a atividade
Foto: AFP
O piloto espanhol necessita subir ao pódio no Brasil, marcando pelo menos 15 pontos, para sonhar com o título mundial
Foto: Reuters
Assim como o companheiro de equipe, Felipe Massa atingiu a marca mais veloz da sessão com os compostos de teste. Ele terminou os 90 minutos das atividades na sexta colocação
Foto: EFE
Massa cometeu um erro no 81º minuto da sessão, perdendo o controle do carro na Curva 9 e rodando, porém sem muita gravidade
Foto: AFP
Alemão Michael Schumacher, que disputa a última corrida da carreira, foi o 11º colocado do primeiro treino livre em São Paulo