Espanhóis veem "sono profundo de Massa": paciência da Ferrari acabou
17 mai2012 - 11h53
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Um dos jornais mais vendidos da Espanha, o generalista El Mundo publicou uma longa reportagem na noite desta quarta-feira sobre Felipe Massa. Após a Ferrari escrever em seu site oficial que espera "uma mudança de marcha" do piloto a partir do Grande Prêmio de Mônaco, sexta etapa da temporada 2012 da Fórmula 1, o periódico analisa que a paciência da equipe com o brasileiro "terminou".
"O sono profundo de Massa" é o título da matéria, a mais lida de todo o site do diário na manhã desta quinta. "Faz tempo que a paciência com Felipe tocou o fundo na Ferrari. Mais de uma pessoa crê que o único motivo de sua continuidade é o braço protetor do sobrenome Todt. O de seu representante Nicolas, filho do presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e velha cabeça pensante da escuderia, Jean", completa o periódico. Jean Todt trabalhou na equipe italiana entre 1993 e 2009, enquanto que seu o filho é empresário de longa data do brasileiro.
Prosseguindo em sua análise, o jornal aponta que "todos aguardam em Maranello um pequeno gesto" de Massa "que justifique sua presença" no time. "Porém, faz meses, inclusive anos, que isso não chega", diz o jornal, que ressalta que a Ferrari deu "um toque de atenção público" no paulista na última segunda-feira, em texto publicado no site oficial da escuderia.
"Em Montmeló não teve sorte, tanto na corrida quanto nos treinamentos, mas todos esperamos uma mudança em Mônaco", havia escrito a Ferrari. Punido por não respeitar uma bandeira amarela no GP da Espanha, no último fim de semana, o brasileiro terminou na 15ª colocação e seguiu com dois pontos no Mundial, contra 61 de seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso. A etapa de Mônaco está marcada para 27 de maio.
"Felipe já não é aquele impetuoso rapaz de 25 anos que irrompeu como perfeito escudeiro na última batalha de Michael Schumacher pelo Mundial de 2006", avalia o diário, em referência ao ano no qual o alemão se aposentou da F1 com o vice-campeonato, atrás da Renault de Alonso.
"Então, procedente da Sauber, cumpriu à perfeição a difícil missão de fazer esquecer o sempre confiável (Rubens) Barrichello. Não (havia) uma só reprovação a seu trabalho em Maranello", afirma o diário, citando que a perda do título de 2008 por um ponto para o inglês Lewis Hamilton e o acidente no treino classificatório do GP da Hungria de 2009 foram "dois golpes muito próximos dos quais" Massa "nunca se recuperou.
"Três caso se acrescente a contratação de Alonso, que esportivamente não lhe permitiu voltar a levantar a cabeça em suas quase duas temporadas e meia de convivência", continua o jornal. "Na Ferrari mandam as cifras. Os 570 pontos de Alonso frente aos 264 do brasileiro desde que vivem no mesmo teto. Os 22 pódios do espanhol frente às cinco sucintas presenças (de Massa). E, sobretudo, os dois pontos que apenas decoram seu placar que, salvo por milagre, voltarão a impedir que em Maranello se celebre o título de construtores o qual não festejam desde 2007".
Como conclusão, a publicação espanhola destaca que o australiano Mark Webber, da Red Bull, o mexicano Sergio Pérez, da Sauber, e "inclusive" o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, "já começaram a ressoar no paddock" para ocupar a vaga do brasileiro. "Parece difícil que sirva de algo esse puxão de orelhas público da Ferrari a Felipe Massa, que segue profundamente adormecido", encerra o texto, assinado pelo jornalista Carlos Guisasola.
Nesta terça-feira, logo após a Ferrari admitir a "queda" de Felipe Massa na temporada 2012 da Fórmula 1, a conceituada revista britânica Autosport informou que a escuderia está analisando nomes para substituir o brasileiro se o rendimento não melhorar rapidamente. Uma solução a curto prazo seria o belga Jerome d'Ambrosio, 26 anos, reserva da Lotus, que está disponível e, segundo o periódico, aceitaria vestir vermelho "por meio ano". Veja outros nomes que já foram especulados:
Foto: Getty Images
A revista informa ainda que, sempre no caso de Massa não mostrar evolução a partir do GP de Mônaco, marcado para 27 de maio, a Ferrari estuda também Paul di Resta, 26 anos. O escocês estreou na F1 em 2010 pela Force India e coleciona 15 pontos nesta temporada com o time. Curiosamente, em entrevista na semana passada à rede britânica BBC, o tricampeão mundial Jackie Stewart sugeriu o nome do compatriota como um bom companheiro para o espanhol Fernando Alonso
Foto: Getty Images
A outra opção do time italiano, também segundo a Autosport, é Nico Hulkenberg, 24 anos. O alemão iniciou sua carreira na categoria pela Williams, em 2010, e depois de um ano como reserva da Force India virou titular da equipe neste ano, no qual soma três pontos até aqui. O atual reserva da escuderia indiana é o francês Jules Bianchi, 22 anos, integrante da Academia de Pilotos da Ferrari, que já participou de dois treinos livres da categoria em 2012 (na China e na Espanha)
Foto: Getty Images
No último domingo, Adrian Sutil, 29 anos, abasteceu as especulações ao reaparecer no paddock no GP da Espanha. O alemão deixou a Force India em 2011 e está desempregado. Em dezembro, a revista alemã Auto Motor und Sport ligou o nome de Sutil à Ferrari, mas o boato foi negado. No último fim de semana, o piloto disse à rede RTL que talvez volte a um cockpit "muito rapidamente". Ele admitiu que passou a maior parte do tempo na Catalunha falando com pessoas da Force India
Foto: Getty Images
Por ser integrante da Academia de Pilotos da Ferrari, Sergio Perez, 22 anos, vem sendo especulado no time desde que começou a se destacar pela Sauber, em 2011. Neste ano, o boato ganhou força depois da segunda posição no GP da Malásia. De acordo com a Autosport, o mexicano "continua como uma possibilidade a longo prazo" para o time de Maranello, enquanto que D'Ambrosio "permitiria a Ferrari a gastar mais tempo pensando em suas opções para um novo parceiro para Alonso em 2013"
Foto: Getty Images
Também nesta terça, o site da ESPN americana destaca a pressão exercida pela Ferrari sobre Massa e aponta que, além de Pérez e Di Resta, "Mark Webber também foi vendido como um possível substituto para Massa em 2013". O australiano, 35 anos, tem contrato com a Red Bull até 2012 e escolheu a ironia quando questionado sobre o boato nos testes de Mugello: "um dia se fala em Jenson (Button) na Ferrari, depois em Sergio (Pérez), agora eu. Não assinei nada. Só penso no meu time"
Foto: Getty Images
Em abril, Jenson Button, 32 anos, causou frisson ao confessar, à Agência Estado, que recebeu sondagens para substituir Felipe Massa em 2011. "Fiquei feliz ao ver que meu trabalho era reconhecido. Escutei que algumas equipes queriam me fazer uma oferta", disse ele, que preferiu renovar por "múltiplos anos" com a McLaren - a duração do acordo não foi divulgada. Ao diário Daily Mail, também em 2012, o inglês afirmou ainda que gostaria de ter Fernando Alonso como parceiro
Foto: Getty Images
Segundo publicou em dezembro o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Robert Kubica, 27 anos, acertou um teste com o modelo de 2010 da Ferrari, o F10, para o circuito de Mugello entre março e junho de 2012. Amigo de Alonso, o polonês chegou a pilotar um carro de rali e um kart nesta temporada, mas seu retorno à F1 para a próxima temporada é incerto. Segundo o italiano Flavio Briatore, que visitou Kubica no hospital, seria mais prudente esperar até 2014
Foto: Getty Images
O diário alemão Bild apontou em novembro que Rosberg, 26 anos, tinha visitado a fábrica da Ferrari, em Maranello. O piloto negou a notícia na época e logo depois renovou com a Mercedes até 2013. Neste ano, porém, Nico admitiu que seu pai, Keke, o aconselhou a permanecer na Mercedes em vez de rumar para a escuderia italiana. Campeão da F1 em 1982, o finlandês ainda insinuou que Massa foi mantido pois a Ferrari já havia gastado muito na rescisão do contrato de Kimi Raikkonen