PUBLICIDADE

F-1: Pirelli promete pneus com maior durabilidade a partir do GP do Canadá

14 mai 2013 - 17h43
(atualizado às 19h32)
Compartilhar

A Pirelli, fornecedora de pneus da Fórmula 1, anunciou nesta terça-feira que vai promover alterações nos compostos a partir do GP do Canadá, dia 9 de junho. A intenção é aumentar a durabilidade dos pneus e evitar um grande número de paradas no box, como aconteceu na corrida da Catalunha, no último fim de semana.

Na ocasião, a maioria dos pilotos precisou fazer quatro pit stops, o que foi considerado exagerado e gerou a reclamação de muitos times. Agora, a ideia é que sejam duas ou três paradas em cada prova.

- Nosso objetivo é dar para as equipes um novo material que misture a estabilidade dos pneus da temporada de 2012 com a performance dos atuais. A gente sempre se mexeu rapidamente para fazer melhoras sempre quando foi necessário. Depois de avaliarmos os resultados das primeiras corridas do ano, a gente decidiu fazer algumas mudanças e isso se tornou claro no GP da Espanha, quando o número de pit stops foi muito grande - afirmou o diretor da Pirelli Paul Hembery.

Uma das justificativas encontradas pela empresa para a falta de durabilidade dos compostos é a impossibilidade de testá-los nos novos carros. Com as regras atuais da Fórmula 1, a maioria dos testes acontecem no inverno em condições diferentes das encontradas durante as provas, que acontecem em sua maioria no verão.

Inicialmente, os novos pneus só seriam disponibilizados a partir do GP da Inglaterra, dia 30 de junho. Mas a novidade foi antecipada por conta das diversas reclamações de alguns times, como a Red Bull.

Com a mudança, a Pirelli também espera que os pilotos sofram menos durante as provas. Nas últimas corridas, a borracha dos compostos ficava pela pista, sobrando apenas a estrutura dos pneus.

- Isso acontecia por causa dos detritos que ficavam na pista. Mas isso não comprometia a segurança, já que a estrutura dos compostos não era afetada de maneira alguma - disse Hembery.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade