PUBLICIDADE

F1 2013: Vettel e Red Bull contra todos

9 mar 2013 - 18h04
(atualizado às 18h14)
Compartilhar

A temporada 2013 da Fórmula 1, que começa no dia 17 de março em Melbourne com o Grande Prêmio da Austrália, tem tudo para ser tão eletrizante quanto a do ano passada, mas o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que busca o tetracampeonato, é novamente o grande favorito.

Mesmo com a aposentadoria de Michael Schumacher, o grid terá nomes de peso, com nada menos que cinco campeões mundiais (Vettel, Alonso, Hamilton, Räikkönen e Button).

Também haverá cinco estreantes, o finlandês Valtteri Bottas (Williams), o mexicano Esteban Gutierrez (Sauber), o holandês Giedo van der Garde (Caterham), o britânico Max Chilton e o francês Jules Bianchi (Marussia), que entrou de última hora no lugar do brasileiro Luiz Razia, que ficou de fora por causa de um problema com um patrocinador.

O Brasil terá apenas um representante, Felipe Massa, que espera confirmar os bons resultados que conseguiu no fim da temporada com a Ferrari e voltar ao seu melhor nível depois de três ano difíceis.

Na temporada passada, a Red Bull não teve a mesma hegemonia do que nos anos anteriores, vencendo 'apenas' sete corridas (foram 12 em 2011 e 9 em 2010).

Vettel garantiu seu terceiro título apenas na última corrida, com três pontos de vantagem sobre o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), em um Grande Prêmio antológico disputado no Brasil, no circuito de Interlagos.

Durante o inverno europeu, os pilotos saíram de cena para deixar com os engenheiros de melhorar os carros, principalmente em termos de aerodinâmica.

Além das sempre favoritas Ferrari e da McLaren, a Red Bull deve também contar com forte concorrência da Mercedes, que contratou o britânico Lewis Hamilton, campeão mundial em 2008 e da Lotus, que surpreendeu no ano passado com o ótimo terceiro lugar do finlandês Kimi Räikkönen.

A Red Bull escondeu o jogo durante os testes de pré-temporada, ao colocar muita gasolina na nova RB9, por isso não conseguiu tempos muito expressivos.

A expectativa é que a escuderia austríaca mostre toda sua força no primeiro treino classificatório, marcado para o próximo sábado em Melbourne.

Com a crise econômica, a temporada terá apenas 19 GPs, um a menos do que no ano passado, já que não foi encontrado um local que apresentasse as garantias necessárias para a data do 21 de julho, apesar de França, Áustria e Turquia terem sido cotadas.

No ano passado, o início de temporada foi muito equilibrado, com oito vencedores diferentes nas oito primeiras corridas, o que dificilmente se repetirá em 2013.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade