PUBLICIDADE

F1: Ricciardo vence; Rosberg fura pneu de Hamilton e é 2º

24 ago 2014 - 10h33
(atualizado às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Líder do campeonato, a dupla da Mercedes Lewis Hamilton e Nico Rosberg se prejudicou neste domingo, no Grande Prêmio de Fórmula 1 disputado na Bélgica. Os dois companheiros se tocaram no início da corrida e acabaram prejudicados – o inglês, que sequer pontuou, mais do que o alemão. Fora da briga entre os dois, o piloto da Red Bull Daniel Ricciardo aproveitou para vencer a prova, a terceira vitória do australiano na temporada, com Rosberg em segundo – Bottas completou o pódio.

Assim como Hamilton, o piloto brasileiro Felipe Massa teve desempenho ruim – foi prejudicado por um pedaço do pneu do carro do inglês da Mercedes – e também não pontuou, terminando apenas na 13ª colocação. A classificação final da prova deixa Rosberg mais isolado ainda na liderança da temporada: a vantagem para o companheiro da Mercedes, que era de 11 pontos, foi ampliada para 29 pontos.

<p>Hamilton e Rosberg se envolveram em acidente logo na segunda volta e se prejudicaram</p>
Hamilton e Rosberg se envolveram em acidente logo na segunda volta e se prejudicaram
Foto: Yves Logghe / AP

O GP da Bélgica começou com uma polêmica logo na segunda volta: após ganhar a dianteira na largada, Hamilton sofreu uma tentativa de ultrapassagem de Rosberg e, na disputa entre os dois, terminou com o pneu traseiro esquerdo furado pelo bico do carro do companheiro de equipe. O ato foi mais um ingrediente para acirrar o clima entre os dois.

A leve batida entre os dois pilotos afetou mais Hamilton, que teve que passar pelos boxes para trocar o pneu e caiu apenas para a 19ª colocação – Rosberg também foi obrigado a trocar a asa. Enquanto isso, o brasileiro Felipe Massa enfrentava problemas e não fazia boa corrida – o brasileiro também parou logo no início e chegou a cair para a 17ª posição. Com os atritos entre as Mercedes, Ricciardo assumiu a dianteira com folga, seguido por Raikkonen, Vettel e Bottas.  

Felipe Massa sofria com tempos lentos até que a equipe descobriu um pedaço de pneu que se soltou do carro de Hamilton após choque com Rosberg preso no assolho do carro do brasileiro, atrapalhando o piloto da Williams. Após a retirada do objeto, Massa passou a render melhor.

As paradas para o pit-stop deixaram a briga entre Ricciardo e Rosberg pela liderança e entre Bottas e Raikkonen pelo terceiro lugar no pódio. O australiano da Red Bull, no entanto, construiu grande vantagem para garantir o primeiro lugar do pódio sem ser ameaçado pelo alemão da Mercedes, líder do campeonato – a diferença chegou a ser de 22s, mas foi bastante reduzida.

Já Bottas, companheiro de Massa, superou o adversário da Ferrari para subir ao pódio. O brasileiro, por sua vez, não conseguiu se recuperar na prova após sofrer com problemas no carro e ficou fora até mesmo dos dez primeiros, sequer pontuando no GP da Bélgica. Após a prova, Magnussen foi punido por manobra em Alonso e caiu seis posiições, do 6º para o 12º lugar, ainda assim na frente de Felipe Massa. 

Confira os resultados do Grande Prêmio da Bélgica:

1: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 44 voltas em 1h24min36s556

2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 3s3

3: Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 28s0 

4: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 36s8 

5: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 52s1 

6: Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - a 54s2* 

7: Jenson Button (ING/McLaren) - a 54s5 

8: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 61s1 

9: Sergio Perez (MEX/Force India) - a 64s2 

10: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - a 65s3 

11: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 65s6 

12: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 71s9 

13: Felipe Massa (BRA/Williams) - a 75s9 

14: Adrian Sutil (ALE/Sauber) - a 82s4 

15: Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 90s8 

16: Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta

17: Marcus Ericsson (SUE/Caterham) - a 1 volta

18: Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 5 voltas

Não Completaram

Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 

Romain Grosjean (FRA/Lotus) 

Pastor Maldonado (VEM/Lotus) 

Andre Lotterer (ALE/Caterham)

*Foi punido e caiu para a décima segunda colocação

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade