PUBLICIDADE

F1 terá nova escuderia americana em 2015 ou 2016

14 abr 2014 - 14h44
Compartilhar

Uma nova escuderia de Fórmula 1, a "Haas Formula" baseada nos Estados Unidos, integrará a categoria "em 2015 ou 2016", informaram nesta segunda-feira os futuros dirigentes da equipe em uma entrevista coletiva.

O dono será o bilionário americano Gene Haas, de 61, que já atua no Nascar, modalidade mais popular do automobilismo americano, como acionário da Stewart-Haas Racing.

Com a F1, ele pretende "dobrar" o faturamento da sua principal empresa, a Haas Automation, fábrica de máquinas industriais baseada na Califórnia.

Haas já contratou um diretor técnico, o italiano Gunther Steiner (ex-Red Bull), mais ainda não escolheu fornecedores de chassi ou de motor.

A Haas Formula, que respondeu a uma licitação aberta pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no fim do ano passado, deve ser a 12ª escuderia da F1. Outra candidatura, da "Forza Rossa", da Romênia, está sendo avaliada pela entidade.

O último projeto de equipe americana tinha sido lançado em 2010, quando o "US F1 Team" tinha recebido uma licença da FIA, mas os dirigentes desistiram por causa de problemas financeiros.

"Respeito o que eles tentaram fazer, mas isso acabou jogando uma sombra sobre a F1 nos Estados Unidos", lamentou Gene Haas durante a entrevista coletiva.

O manda-chuva da categoria, o britânico Bernie Ecclestone, aposta na entrada da equipe americana para melhorar as audiências de televisão no país.

O próximo Grande Prêmio dos Estados Unidos está marcado para o dia 2 de novembro em Austin, no Texas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade