Ferrari abre portas para "talento" e nega descarte a Vettel
16 out2012 - 10h42
Compartilhar
As fortes declarações dadas por Luca di Montezemolo na segunda-feira não rejeitam a possibilidade da contratação de Sebastian Vettel pela Ferrari. Em texto publicado nesta segunda-feira em seu site oficial com tom crítico à imprensa, a escuderia explica as palavras do dirigente, que no mesmo dia, pela manhã, havia afirmado: "não quero ter dois galos no mesmo galinheiro e sim dois pilotos que correm pela Ferrari e não por eles mesmos".
A declaração de Di Montezemolo foi encarada pela mídia internacional como um descarte definitivo a Vettel, já que foi dada em meio à repercussão de uma notícia da rede britânica BBC. Na manhã de segunda-feira, o site da emissora citou "fontes de dentro da Ferrari" para informar que a equipe italiana "já tem um acordo" com o representante da Red Bull, "com uma opção para o alemão se juntar ao time em 2014".
Vettel, 25 anos, tem contrato com a Red Bull até 2014 e negou recentemente que tenha qualquer tipo de acordo firmado com a Ferrari. A rede informava ainda que, enquanto não pudesse contar com o bicampeão mundial, a escuderia italiana renovaria por uma temporada o contrato de Felipe Massa. O brasileiro tem uma reunião marcada para Maranello nesta terça-feira e pode assinar a prolongação de seu vínculo atual, o qual se encerra em 2012.
Em tom de ironia com relação à imprensa, a Ferrari escreve em seu site que "bastou que um site inglês disparasse a notícia de um presunto acordo entre Vettel e a escuderia para entusiasmar a fantasia dos torcedores". A equipe aponta que "contemporaneamente" à divulgação da notícia Di Montezemolo concedia entrevista a "uma popular transmissão radiofônica" italiana (Radio anch'io Sport) na qual disse a polêmica frase: "não quero ter dois galos no mesmo galinheiro".
"O presidente primeiro adiou a data para se destinar qualquer discurso sobre o possível parceiro de Fernando Alonso em 2014; ainda não se conhece o de 2013, então não faz muito sentido falar do futuro a longo prazo", explica a escuderia de Maranello. "Depois, respondendo a uma outra pergunta, repetiu a filosofia da Ferrari: 'nunca dois galos no mesmo galinheiro', mas somente pilotos que anteponham sempre o interesse da equipe ao próprio, citando os exemplos das duplas que militaram em vermelho nos últimos 15 anos e foram sempre formados segundo essa impostação".
Di Montezemolo, que está na presidência da Ferrari desde 1991, disse que não quer problemas de rivalidade e citou como exemplo as parcerias entre Michael Schumacher e Eddie Irvine, entre Schumacher e Rubens Barrichello, entre Schumacher e Massa, entre Alonso e Massa e entre Massa e Kimi Raikkonen.
Concluindo o texto e criticando o suposto fato de a mídia ir sempre "de um extremo ao outro", a Ferrari destaca que o dirigente "apenas enunciou um princípio, nada de mais, nada de menos".
A escuderia informa também que "haverá espaço para qualquer um que mostre ter talento para dirigir o carro vermelho e saber trabalhar em harmonia, com e para a equipe. É isso que faz um homem de personalidade como Alonso dizer que a equipe de Maranello é a melhor... e ele frequentou vários times de ponta.". Por fim, lê-se uma conclusão que termina com reticências: "(vocês) veem como basta um nada para passar de um estremo ao outro? Reflitam gente, reflitam...".
Faltando cinco Grandes Prêmios para o fim da temporada 2012 da Fórmula 1, Felipe Massa ainda não sabe onde correrá em 2013. O contrato do brasileiro com a Ferrari se encerra ao fim do campeonato atual e, enquanto ele trabalha nas pistas buscando a ampliação do vínculo, o Terra detalha oito motivos para a equipe italiana renová-lo. Confira a lista:
Foto: Getty Images
É o terceiro colocado pós-fériasApós um início ruim de temporada, marcando 25 pontos nas 11 primeiras corridas do ano, Massa reagiu e é o terceiro piloto que mais somou pontos depois das férias de agosto. Nos quatro GPs desde então, o brasileiro somou 44 pontos: foi quinto colocado na Bélgica, quarto na Itália, oitavo em Cingapura e segundo no Japão. No mesmo período, Sebastian Vettel teve 68 pontos, contra 55 de Jenson Button e 30 de Fernando Alonso
Foto: Getty Images
É querido na FerrariEmpresariado por Nicolas Todt, filho do ex-chefe da Ferrari, Jean Todt, Massa é titular da equipe desde 2006. Ele é querido dentro do time e está bem integrado, mesmo porque tem origem italiana e fala a língua do país. Com 115 Grandes Prêmios disputados, o brasileiro é o segundo piloto que mais guiou pela escuderia, só atrás do alemão Michael Schumacher, que tem 180
Foto: Getty Images
Conhece o modo de trabalho da FerrariA Ferrari não tem tradição em liberar a disputa interna entre seus pilotos, e Massa sabe bem disso. Em 2006 ele passou a trabalhar no meio da temporada para o alemão Michael Schumacher ser campeão mundial - o título acabaria com o espanhol Fernando Alonso, da Renault -, em 2007 trabalhou para o finlandês Kimi Raikkonen - que ganharia o troféu - e em 2010 trabalhou para o próprio Alonso - o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, triunfaria
Foto: Getty Images
Não representaria um "problema" para AlonsoChefe da Ferrari, Stefano Domenicali já admitiu que Alonso tem peso na escolha do companheiro para a temporada 2013. Recentemente, o espanhol, cujo contrato com o time vai até 2016, elogiou o atual parceiro e deu mostras de querer a permanência do colega. "Massa é previsível e Alonso gosta dele, então eu digo que uma mudança não vai acontecer", afirmou em setembro o austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial, sobre o assunto
Foto: Getty Images
Não há nomes experientes disponíveis no mercadoMembro da Academia de Pilotos da Ferrari, Sergio Pérez assinou com a McLaren após o presidente da montadora italiana, Luca di Montezemolo, defini-lo como "inexperiente demais" para o carro vermelho. Com a ida de Lewis Hamilton para a Mercedes, não há grandes opções com experiência para acompanhar Alonso. Massa, 31 anos, estreou na F1 em 2002. Os pilotos especulados na Ferrari são Paul di Resta, 26, e Nico Hulkenberg, 25
Foto: Getty Images
Sabe lidar com pressão da imprensa italianaA imprensa italiana acompanha a Ferrari como se fosse uma seleção nacional de futebol e cobra muito da equipe e de seus pilotos. No início do ano, Massa foi chamado de "inútil" pela revista Autosprint, enquanto que o jornal La Stampa apontou que o brasileiro só "desperdiçava gasolina" no carro. Apesar de massacrado, Massa não se abalou, deu mostras de reação e agora acumula cinco corridas seguidas na zona de pontos
Foto: Getty Images
Tem alguns dos melhores números da F1Seis campeões mundiais competem na F1 atualmente e em algumas estatísticas são superados por Massa, que foi no máximo o segundo colocado da categoria em 2008. Entre os pilotos em atividade, o brasileiro é o sétimo que mais venceu corridas (11), o sétimo com mais pódios (34), o quinto com mais pole positions (15, à frente das oito de Button) e o quarto com mais voltas mais rápidas (14, contra 13 de Vettel, 11 de Hamilton e sete de Button)
Foto: Getty Images
Seria apropriado para "guardar lugar" de VettelDi Montezemolo e Domenicali já elogiaram abertamente o bicampeão mundial Sebastian Vettel. Ele seria o sonho de consumo como parceiro de Alonso para 2015 ou até mesmo para 2014 (uma cláusula permitiria a saída antecipada da Red Bull embora o contrato do alemão só se encerre em 2014). Parece mais fácil manter um piloto já conhecido como Massa por um ou dois anos do que contratar um outro nome que permaneceria pouco tempo na Ferrari