PUBLICIDADE

Ferrari agradece Massa por aceitar punição para beneficiar Alonso

18 nov 2012 - 20h02
Compartilhar

Para colocar Fernando Alonso no lado limpo do grid de largada, a Ferrari decidiu romper o lacre da caixa de câmbio do carro de Felipe Massa em Austin. Punido com a perda de cinco posições, brasileiro saiu em 11º e o espanhol, ao ganhar um posto, partiu em sétimo. Ao agradecer ao brasileiro, a escuderia tratou de esclarecer a medida foi aceita pelo piloto.

Massa saiu em 11º do grid e terminou em quarto lugar em Austin
Massa saiu em 11º do grid e terminou em quarto lugar em Austin
Foto: Reuters

"O Felipe compreendeu totalmente as razões por trás dessa decisão. Portanto, está mais uma vez provando sua total dedicação à equipe, algo pelo que gostaríamos de manifestar publicamente a nossa gratidão", informou a Ferrari em comunicado emitido antes mesmo do final da prova.

A Ferrari decidiu priorizar Fernando Alonso, uma vez que o espanhol ainda tem chances de desbancar o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) na disputa pelo título mundial. Do lado limpo do grid, o espanhol ganhou três posições na largada e saltou para o quarto posto.

"Foi uma questão estratégica, com o objetivo de maximizar o potencial de início do Alonso levando em conta que ele ainda tem chance de ganhar o campeonato. Percebemos ontem que começar do lado sujo da pista seria prejudicial: haveria um risco significativo de ficar muito longe dos líderes no final da primeira volta", informou a Ferrari.

Apesar de ser preterido novamente, desta vez antes mesmo do início da corrida, Felipe Massa fez uma de suas melhores provas na temporada e cruzou a linha de chegada no quarto lugar, logo atrás do companheiro de equipe.

Em seu comunicado, a Ferrari assegurou que Massa e Alonso aceitaram a medida estratégia. "Os dois pilotos concordaram com a decisão. Sempre mantivemos os interesses da equipe acima dos individuais e essa sempre foi a nossa transparente política", diz a nota.

O Grande Prêmio dos Estados Unidos foi vencido pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren), seguido por Vettel e Alonso. Como o alemão ampliou em apenas três pontos sua vantagem na liderança (273 a 260), a decisão ficou para a etapa do Brasil, marcada para domingo, em Interlagos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade