PUBLICIDADE

Ferrari festeja fim de "regra hipócrita" e quer 3 carros no grid

15 dez 2010 - 11h05
(atualizado às 11h31)
Compartilhar

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, engrossou o coro de membros da escuderia e comemorou a decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de cancelar a proibição das ordens de equipe na Fórmula 1.

"Felizmente, foi abolida esta regra, que verdadeiramente se tornou uma regra hipócrita. Isto (jogo de equipe) sempre foi parte do esporte e aqueles que correm pela Ferrari têm total consciência deste assunto", disse o italiano.

"A FIA está funcionando bem sob o comando de Jean Todt (atual presidente da entidade, ex-chefe de equipe da Ferrari) e essa decisão comprova isso", completou.

O artigo que proibia as ordens dos boxes foi criado após a ultrapassagem de Michael Schumacher em Rubens Barrichello no GP da Áustria, em 2002, por ordens da Ferrari. Neste ano, o assunto veio à tona, mais uma vez com a escuderia como protagonista, com Fernando Alonso e Felipe Massa no GP da Alemanha.

Se comemorou o fim da proibição das ordens de equipe, Montezemolo defende outras mudanças na Fórmula 1. Ele quer que as grandes escuderias possam ter três carros no grid e crê que isto seria melhor do que a presença de times pouco competitivos, como as novatas de 2010 (Hispania, Virgin e Lotus).

"As equipes pequenas? Honestamente, sinto que seria melhor ter a oportunidade de um terceiro carro do que ver carros que ainda teriam dificuldade na GP2. É uma ideia que vamos colocar para frente de novo para o futuro", afirmou.

Além disso, Montezemolo criticou a proibição dos testes durante a temporada, fazendo uma comparação com o futebol. "Temos que desbloquear essa limitação absurda nos testes. A Fórmula 1 é o único esporte em que não há chances para treino. É como pedir ao Real Madrid, Milan ou Inter para jogar com chuteiras lisas na chuva ou não aquecer antes de um jogo da Liga dos Campeões", concluiu.

Com informações da agência Lancepress

Montezemolo (no volante) comemora fim da proibição das ordens de equipe, mas quer mais mudanças
Montezemolo (no volante) comemora fim da proibição das ordens de equipe, mas quer mais mudanças
Foto: Reuters
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade