Durante o tradicional evento de fim de ano da Ferrari, Luca di Montezemolo, presidente da escuderia, anunciou que o carro da temporada 2011 será oficialmente lançado no final de janeiro, pouco antes dos testes iniciais, que começam dia 1º de fevereiro.
Sobre a temporada que terminou, Montezemolo não escondeu a decepção, mas lembrou que em 2008, quando Felipe Massa perdeu o título para Lewis Hamilton, foi pior.
"Ficamos desapontados, não tem como negar. Mas, sendo realista, foi mais amargo em 2008, quando Massa cruzou a linha de chegada como campeão do mundo. Desde 1997, exceto 2005 e 2009, ganhamos ou perdemos na última corrida. Os oponentes sempre mudaram, só a Ferrari está lá", disse.
O dirigente comentou também sobre o extenso calendário da F1 e demonstrou preferência por uma temporada mais curta e com mais carros por equipe.
"Quero lutar pelo senso comum, por corridas em circuitos (e não rua) e não ter mais que 19 corridas, preferencialmente 18. Além disso, ter três carros. Melhor ter um terceiro carro com um time competitivo que uma equipe que não pode estar sequer na GP2", disparou.
Ferrari: Fernando Alonso e Felipe Massa já têm contrato por mais duas temporadas. A saída do brasileiro apareceu nos rumores da imprensa europeia em razão de um suposto interesse da escuderia italiana pelo polonês Robert Kubica, da Renault, mas Massa está confirmado na equipe de Maranello.
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Force India: a escuderia ainda não definiu nada para o próximo ano, mas uma das metas é tentar evitar o assédio ao alemão Adrian Sutil. Por sua vez, o italiano Vitantonio Liuzzi pode ser substituído pelo indiano Karun Chandhok. Em entrevista recente, o alemão Nico Hulkenberg admitiu que negocia com a escuderia. Até mesmo o brasileiro Bruno Senna surge como possibilidade para a equipe.
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Hispania: a principal meta da escuderia é se manter no grid em 2011. Sem a Toyota, a situação financeira da equipe ficou crítica. O brasileiro Bruno Senna tem grandes chances de não ser mantido, enquanto o japonês Sakon Yamamoto precisará desembolsar alguns milhões para ser um dos representantes do time.
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Lotus: enquanto disputa o nome "Lotus" com a Renault, a equipe já tem seus pilotos definidos: o finlandês Heikki Kovalainen e o italiano Jarno Trulli estão confirmados para a temporada 2011.
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McLaren: com a dupla dos sonhos da torcida britânica, a escuderia já tem sob contrato Lewis Hamilton (campeão em 2008) e Jenson Button (campeão em 2009) para o próximo ano. No entanto, o time já estaria negociando com o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, para 2012.
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Mercedes: os alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg estão contratados para 2011. No entanto, o heptacampeão estaria decepcionado com o desempenho desde que decidiu retornar à F1 e poderia se aposentar novamente. Caso isso se concretize, o favorito seria Adrian Sutil, da Force India.
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Red Bull: Sebastian Vettel e Mark Webber já assinaram para 2011. No entanto, a escuderia já corre para tentar renovar com o alemão. Por sua vez, Webber deve ficar apenas por mais uma temporada e depois analisar se permanece ou não na F1.
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Renault: Depois de certo mistério, a Renault confirmou seus dois pilotos para 2011. E será a mesma dupla da temporada passada, com o polonês Robert Kubica, que chegou a ser especulado na Ferrari, e Vitaly Petrov, que recebeu uma nova chance após um ano irregular
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Sauber: a escuderia suíça renovou com o japonês Kamui Kobayashi para 2011 e substituiu o alemão Nick Heidfeld pelo mexicano Sergio Perez, vice-campeão da GP2.
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Toro Rosso: a equipe B da Red Bull já anunciou as renovações do espanhol Jaime Arguersuari e do suíço Sebastien Buemi.
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Virgin: o alemão Timo Glock teve o contrato renovado, enquanto o brasileiro Lucas di Grassi perdeu sua vaga: o belga Jérôme D'Ambrosio é o novo piloto da equipe
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Williams: o brasileiro Rubens Barrichello acertou sua permanência pouco após o término da temporada. Ele terá como companheiro o venezuelano Pastor Maldonado, que substitui o alemão Nico Hulkenberg.