PUBLICIDADE

FIA acata pedido e deverá efetuar mudanças no cockpit já em 2017

26 jan 2016 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Internacional de Automobilismo irá atender aos pedidos dos pilotos da Fórmula 1 e deverá apresentar em reunião nesta sexta-feira um projeto para que uma maior proteção no cockpit seja implantada. Nos últimos anos ocorreram diversos acidentes com pilotos não só da F1, como também de outras categorias por conta da grande exposição que sofrem ao guiar o carro.

A Mercedes desenvolveu um protótipo para solucionar o problema, dando mais segurança ao piloto e protegendo o cockpit. O modelo ‘Halo’, por enquanto, é o que tem maior índice de aprovação por parte dos pilotos da Fórmula 1. Além dele, há também o “-2”, que não conseguiu atrair a preferência dos pilotos e de membros da FIA.

A intenção é que mudanças na estrutura dos carros, mais precisamente no cockpit, sejam implementadas já em 2017, à pedidos dos próprios pilotos da categoria. Ambos seguem cautelosos após acidentes que tiraram a vida de seus companheiros de trabalho como Jules Bianchi e Justin Wilson.

Apesar da possível escolha do modelo “Halo” como padrão para que a proteção do cockpit seja desenvolvida, membros da FIA analisaram o protótipo e sinalizaram que a estrutura oferecerá dificuldades de visualização em algumas curvas de circuitos do calendário, como Spa-Francorchamps e Austin. Outro fato é que o dispositivo teoricamente não evitaria mortes como as de Jules Bianchi e Dan Wheldon, obrigando aos designers e engenheiros efetuarem alterações no modelo original.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade