1 evento ao vivo

FIA confirma volta da Sauber à Fórmula 1

3 dez 2009
15h30
atualizado às 15h49

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou na tarde desta sexta-feira a inscrição da Sauber na temporada 2010 da Fórmula 1. O time suíço ficará com a vaga deixada pela Toyota, que decidiu interromper seus investimentos na categoria.

Após a desistência de a BMW em apoiar o time, em julho, a Sauber correu risco de ficar de fora do grid, mas acabou beneficiada pela decisão da montadora japonesa, anunciada em novembro. Inicialmente comprado pelo misterioso fundo de investimentos Qadbak, o time foi recentemente repassado para Peter Sauber, chefe da escuderia até 2005.

Com o controle do time na mão dos executivos alemães, Sauber passou a dar consultoria e fazer comentários para a TV. No próximo ano, seu time deve contar com motores Ferrari.

Foi justamente Sauber quem deu a primeira oportunidade a Felipe Massa na Fórmula 1, em 2002, temporada na qual somou quatro pontos e terminou em 13o lugar. Demitido, no ano seguinte o brasileiro foi piloto de testes da Ferrari, voltando a trabalhar com Peter nos campeonatos de 2004 e 2005, de onde saiu para a equipe de Maranello.

Com a confirmação da Sauber, o próximo campeonato volta a contar com 13 equipes: McLaren, Mercedes (ex-Brawn GP), Red Bull, Ferrari, Williams, Renault, Force India, Toro Rosso, Lotus, Campos, US F1, Virgin (Manor) e Sauber.

A FIA promete divulgar em breve uma nova lista de inscritos no próximo Mundial. Entretanto, há sérias dúvidas com relação à continuidade da Renault e a capacidade de Lotus e US F1 colocarem seus carros na pista, o que pode acarretar novas mudanças até a abertura do próximo campeonato, em 14 de março, no Bahrein.

A Sauber, equipe que leva o sobrenome de Peter Sauber, foi confirmada para a temporada 2010 da F1
A Sauber, equipe que leva o sobrenome de Peter Sauber, foi confirmada para a temporada 2010 da F1
Foto: Getty Images
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

publicidade
publicidade