Fora da Lotus, Bruno Senna negocia com quatro equipes da F1
9 dez2011 - 15h58
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
A contratação do francês Romain Grosjean pela Lotus não tirou as esperanças de Bruno Senna de continuar na Fórmula 1. Segundo informou ao Terra nesta sexta-feira o assessor de imprensa do brasileiro, Márcio Fonseca, o piloto negocia ainda com quatro equipes para a temporada de 2012: Force India, Williams, Toro Rosso e Caterham.
Bruno Senna, 28 anos, iniciou a última temporada como reserva da Lotus Renault (que se chamará apenas Lotus a partir de 2012) e herdou a vaga do demitido alemão Nick Heidfeld a partir do Grande Prêmio da Bélgica. Após oito corridas disputadas e dois pontos marcados na etapa da Itália, sua preferência era seguir na equipe, conforme admitiu Fonseca, mas isso não acontecerá visto que Grosjean foi anunciado como parceiro do finlandês Kimi Raikkonen.
De acordo com sua assessoria, o sobrinho de Ayrton Senna ainda conversa com todas as outras escuderias que ainda têm vagas disponíveis, à exceção de uma: a Hispania, pela qual ele estreou na categoria em 2010 tendo como melhor resultado o 14º lugar no GP da Coreia do Sul.
Das equipes citadas, a Caterham (ex-Team Lotus) já citou o finlandês Heikki Kovalainen e o italiano Jarno Trulli como seus pilotos em uma lista de inscritos para 2012 divulgada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Segundo Fonseca, no entanto, isso ainda não está totalmente definido.
Entre as outras, apenas a Williams confirmou um de seus representantes, que será o venezuelano Pastor Maldonado. Toro Rosso e Force India ainda têm teoricamente dois assentos em aberto. Estão na disputa com Bruno, entre outros pilotos, o brasileiro Rubens Barrichello, o suíço Sebastien Buemi, o espanhol Jaime Alguersuari, o alemão Adrian Sutil, o escocês Paul di Resta, o alemão Nico Hulkenberg e o russo Vitaly Petrov.
Fonseca ainda disse que Bruno Senna só pretende se manifestar sobre o futuro de sua carreira quando "se esgotarem todas as possibilidades" de permanência na F1. Segundo o site italiano de automobilismo ItaliaRacing, que havia adiantado na última quinta a contratação de Grosjean pela Lotus, o brasileiro tem interesse na vaga de reserva da mesma escuderia.
A assessoria do piloto não confirma a notícia, apontando que ele só pensará nessa possibilidade e em uma eventual transferência à outra categoria se as negociações para seguir como titular na F1 não se concretizarem.
Narain KARTHIKEYAN (Índia)Com o forte patrocínio de uma montadora indiana, é sempre um nome atraente para equipes que buscam um titular endinheirado; o acerto com a HRT foi anunciado em 3 de fevereiro, fechando o grid do ano
Foto: Getty Images
Pedro DE LA ROSA (Espanha)Tudo indicava que sua participação como titular da Fórmula 1 havia acabado em 2010, quando foi substituído por Nick Heidfeld na Sauber; porém, com uma prova pelo time suíço em 2011, surpreendeu e foi anunciado pela HRT como titular da equipe para a temporada 2012 aos 40 anos
Foto: Getty Images
Karun CHANDHOK (Índia)Tinha remotas chances de conseguir uma vaga de titular em 2012 na HRT, já que vagas na Caterham (ex-Team Lotus) e na Force India foram descartadas; mesmo assim, o time espanhol contratou seu compatriota Narain Khartikeyan e fechou-lhe as portas por enquanto
Foto: Getty Images
Dani CLOS (Espanha)O desempenho na GP2 não inspira muita confiança de que o espanhol estará na Fórmula 1 em um futuro próximo, mas o próprio Clos já afirmou que dependei apenas de um patrocínio forte para estrear na categoria - neste caso, as portas da HRT (foto) estariam abertas para ele
Foto: Getty Images
Vitantonio LIUZZI (Itália)Tem algum talento, mas não conta com o apoio de grandes patrocinadores; sem vaga, deve deixar a Fórmula 1
Foto: Getty Images
Charles PIC (França)O jovem piloto francês já foi anunciado como piloto da Marussia (ex-Virgin) para a próxima temporada; Pic disputou as últimas duas temporadas da GP2 e terminou 2011 na quarta colocação, correndo pela Addax
Foto: Getty Images
Timo GLOCK (Alemanha)Dono de bons resultados em sua passagem pela Toyota, o alemão está assegurado na Marussia (ex-Virgin) até 2014; a meta é levar o time aos primeiros pontos
Foto: Getty Images
Luiz RAZIA (Brasil)Reserva da Virgin em 2010 e da Team Lotus (agora Caterham) em 2011, diz estar pronto para brigar por uma vaga de titular; a questão dos patrocinadores atrapalha a busca, e a própria Caterham diz que o baiano ainda precisa amadurecer
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Vitaly PETROV (Rússia) Tinha contrato assinado com a Lotus (ex-Lotus Renault) para 2012, mas acabou frustrado; esteve cotado para assumir o posto de Timo Glock na Marussia, e para roubar a vaga de Jarno Trulli na Caterham. Poderia também assinar como terceiro piloto do time de Tony Fernandes, de olho em assumir a função do italiano em 2013
Foto: Getty Images
Heikki KOVALAINEN (Finlândia)Já é oficial: Kovalainen irá permanecer na Caterham (ex-Team Lotus) na temporada 2012; o finlandês superou Trulli na disputa interna em treinos classificatórios deste ano e tentará auxiliar o time a evoluir
Foto: Getty Images
Jarno TRULLI (Itália)Já foi anunciado na Caterham, ex-Team Lotus, que espera contar com a experiência do italiano para chegar ao pelotão intermediário. Segundo a rede britânica BBC, contudo, corre o risco de perder a vaga para o russo Vitaly Petrov
Foto: Getty Images
Valtteri BOTTAS (Finlândia)O finlandês é o atual piloto reserva da Williams e chegou a sonhar com uma vaga de titular, mas foi confirmado como terceiro piloto da mesma equipe para 2012
Foto: Getty Images
Bruno SENNA (Brasil)O brasileiro teve desempenhos irregulares em 2011, e com a contratação de Raikkonen e Gorsjean pela Lotus, sua permanência na F1 virou uma incógnita; em 17 de janeiro, porém, foi confirmado como companheiro de equipe do venezuelano Pastor Maldonado na Williams
Foto: Divulgação
Pastor MALDONADO (Venezuela)O desempenho não foi dos melhores em 2011, com um único ponto somado (foi décimo no GP da Bélgica); mesmo assim, o patrocínio da estatal petrolífera de seu país assegurou um emprego de titular na Williams para Maldonado em 2012
Foto: Getty Images
Adrian SUTIL (Alemanha)As vagas na Force India estão fechadas para 2012; embora tenha cumprido a melhor temporada da carreira, o alemão foi substituído pelo compatriota Nico Hulkenberg; Sutil virou um forte candidato na Williams, mas ficou sem a vaga. Foi especulado como opção da Ferrari para 2013, mas pode até acabar preso: está sendo acusado de agressão corporal que teria ocorrido em uma boate após o GP da China, em abril de 2011
Foto: Getty Images
Rubens BARRICHELLO (Brasil)Perdeu a disputa pela vaga na Williams para Bruno Senna e ficou fora do grid pela primeira vez desde 1993; seu destino pode ser a Fórmula Indy, onde realizou testes pela KV Racing a convite de Tony Kanaan
Foto: MPTeam / Divulgação
Jean-Éric VERGNE (França)A Toro Rosso surpreendeu e anunciou o francês, 21 anos, como titular da escuderia em 2012; o jovem, campeão da Fórmula 3 Britânica em 2010 e vice da Formula Renault 3.5 Series em 2011, brilhou nos testes dos novatos da F1 a bordo da Red Bull e estreará na elite do automobilismo
Foto: Getty Images
Daniel RICCIARDO (Austrália)Campeão da Fórmula 3 Britânica em 2009, o australiano, 22 anos, é um nome cotado para assumir postos importantes no futuro (em especial na Red Bull, no lugar de Mark Webber, em 2013); por enquanto, já terá a chance de ser titular na Toro Rosso em 2012 após disputar, sem marcar pontos, as 11 últimas etapas de 2011 a bordo da Hispania
Foto: Getty Images
Jaime ALGUERSUARI (Espanha)Mesmo ainda jovem, o espanhol, 21 anos, já é experiente na F1; depois de duas temporadas e meia na Toro Rosso, ele acabou de fora da escuderia e, devido a sua nacionalidade, foi especulado na Hispania, mas segue com o futuro indefinido
Foto: Getty Images
Sérgio PÉREZ (México)Outro que permanecerá na Sauber em 2012, o mexicano assegurou sua vaga com apresentações sólidas em 2011, em especial nas primeiras corridas; a aposta de Peter Sauber é na manutenção da dupla para brigar por um eventual pódio no próximo ano
Foto: Getty Images
Kamui KOBAYASHI (Japão)O japonês foi anunciado em julho como um dos titulares da Sauber para a temporada 2012 - ao que tudo indica, os 30 pontos conquistados no último Mundial agradaram em cheio a Peter Sauber
Foto: Getty Images
Nico HULKENBERG (FIN)Pole position do Grande Prêmio do Brasil de 2010 a bordo da Williams, o alemão ficou sem vaga no time e virou reserva da Force India; para 2012, aos 24 anos, obteve a vaga de titular da equipe indiana, desbancando Sutil
Foto: Getty Images
Paul DI RESTA (Grã-Bretanha)Depois de algum drama, o britânico foi mantido entre os titulares da equipe de Vijay Mallia por mais um ano - pior para seu companheiro Adrian Sutil, que perdeu uma vaga
Foto: Getty Images
Maria DE VILLOTA (Espanha)A espanhola, 31 anos, já testou pela Lotus Renault, e garante: está próxima de entrar na Fórmula 1 - no entanto, a idade avançada não deve ajudá-la, a médio prazo, na briga pelo posto da equipe preta e dourada
Foto: Getty Images
Nick HEIDFELD (Alemanha)Ficará de fora da Lotus (ex-Lotus Renault) em 2012; diante dos resultados discretos em 2011 e com a contratação de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean pela equipe, Heidfeld deverá passar o ano disputando categorias de carros de turismo
Foto: Getty Images
Robert KUBICA (Polônia)A Renault (que será Lotus) disse que Kubica não terá condições físicas de iniciar a próxima temporada e já anunciou Raikkonen e Grosjean como titulares; em recuperação de um acidente sofrido em fevereiro, o polonês tem o futuro indefinido e é especulado na Ferrari para 2013
Foto: Getty Images
Jérôme D'AMBROSIO (Bélgica)Foi titular da Virgin ao longo de toda a temporada 2011 e pretendia seguir na agora Marussia em 2012 - graças ao apoio de patrocinadores fortes; porém foi substituído por Charles Pic e acabou virando reserva da Lotus
Foto: Getty Images
Romain GROSJEAN (França)O francês foi confirmado como titular da Lotus para a temporada de 2012 e tentará apagar a má impressão deixada em 2009, quando substituiu Nelsinho Piquet na Renault e não marcou pontos em sete corridas disputadas
Foto: Getty Images
Kimi RAIKKONEN (Finlândia)Após muitas especulações, o finlandês foi anunciado pela Lotus/Renault (que será só Lotus em 2012) como piloto da equipe para a próxima temporada; após três anos longes das pistas da F1, o campeão da categoria em 2007 terá um novo desafio na carreira: conduzir a modesta equipe a um bom desempenho
Foto: Twitter / Reprodução
Nico ROSBERG (Alemanha)Em novembro, a Mercedes anunciou que irá manter Nico Rosberg até 2013, em busca de sua primeira vitória no retorno à Fórmula 1 como equipe independente; assim, mais uma vaga deixou de ocupar a lista de rumores
Foto: Getty Images
Michael SCHUMACHER (Alemanha)O heptacampeão chegou a ter sua permanência na Fórmula 1 ameaçada para 2012, mas a Mercedes assegura que manterá o alemão - de quebra, a imprensa germânica afirma que existe até mesmo para a renovação de contrato por mais uma temporada
Foto: Getty Images
Felipe MASSA (Brasil)O brasileiro começará a última temporada de seu contrato com a Ferrari, e terá a missão de justificar uma eventual renovação - caso contrário, deixará o assento vago para uma briga repleta de candidatos
Foto: Getty Images
Fernando ALONSO (Espanha)O espanhol tinha contrato com a Ferrari até o fim de 2012, mas renovou até 2016; sua permanência deve ser vital para que a escuderia tente brigar por títulos no ano
Foto: Getty Images
Lewis HAMILTON (Grã-Bretanha)Outro nome que está assegurado em 2012: permanecerá na McLaren, no último de seus cinco anos de contrato com a escuderia britânica
Foto: Getty Images
Jenson BUTTON (Grã-Bretanha)O britânico chegou a ter sua vaga colocada em xeque na temporada 2011, mas assegurou sua permanência na McLaren em 2012; mesmo assim, inicialmente, o novo compromisso do campeão mundial de 2009 não teve detalhes apresentados
Foto: Getty Images
Sebastien BUEMI (Suíça)Que a Toro Rosso não estava exultante com o desempenho de sua dupla titular, não era segredo para quase ninguém; mesmo assim houve uma surpresa quando foi anunciada a demissão do suíço, que deixou a equipe e só se garantiu porque conseguiu a vaga de terceiro piloto da Red Bull
Foto: Getty Images
Mark WEBBER (Austrália)Webber esteve especulado para deixar a Red Bull em 2012, e até mesmo sua aposentadoria esteve em jogo - a equipe, porém, deu fim aos rumores e anunciou a manutenção do veterano em 27 de agosto
Foto: Getty Images
Sebastian VETTEL (Alemanha)Atual bicampeão, o alemão tinha contrato até o fim de 2012, mas seu compromisso foi prorrogado até a temporada 2014 - até porque a Red Bull não iria perder seu piloto para a concorrência, não é?