Franceses dizem que Grosjean pode recolocar país como protagonista
9 dez2011 - 09h38
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Após ficar sem representante na Fórmula 1 em 2010 e 2011, a França terá dois pilotos na categoria em 2012. Depois da contratação de Charles Pic pela Marussia (ex-Virgin), a imprensa francesa comemorou a confirmação de Romain Grosjean como titular da Lotus e apontou que o anúncio desta sexta-feira pode dar novamente protagonismo ao país, campeão mundial com Alain Prost em 1985, 1986, 1989 e 1993.
Grosjean, que desbancou o brasileiro Bruno Senna e o russo Vitaly Petrov para ser o companheiro do finlandês Kimi Raikkonen, ocupou as manchetes dos principais jornais da França nesta manhã. O diário esportivo L'Équipe, aponta que o corredor "voltou para casa", lembrando que ele defendeu a mesma equipe sediada em Enstone (quando ela se chamava Renault) "tendo uma passagem improdutiva" em 2009.
Na época, Grosjean substituiu o demitido Nelsinho Piquet e, ao lado do espanhol Fernando Alonso, disputou sete corridas e teve como melhor resultado o 13º lugar no Grande Prêmio do Brasil. Agora "renasceu", conforme cita o veículo, e recebeu uma recompensa pelo título ganho na GP2 em 2011.
Em 2012 a França terá dois pilotos na F1 pela primeira vez desde 2001, quando Olivier Panis somou cinco pontos pela BAR-Honda e Jean Alesi disputou provas pela Prost e pela Jordan, também colecionando cinco pontos.
Mas a situação é diferente. Conforme analisou o jornal Le Figaro, Grosjean "deve dispor de um carro potencialmente muito superior" ao de Alesi e Panis, que se retiraram da categoria respectivamente em 2001 e 2004. Isso "sem falar da Super Aguri de Franck Montagny (2006), da Toro Rosso de Sébastien Bourdais (2008-2009) e provavelmente da Marussia cujo volante será de Charles Pic", completou o diário, apostando suas fichas totalmente no equipamento do mais novo contratado da Lotus.
Mais contido, o jornal Le Monde ressaltou que Grosjean tem a carreira administrada pela Gravity Sport, braço de gerenciamento da Genii Capital, proprietária da Lotus, e também possui a nacionalidade suíça. O piloto, 25 anos, nasceu em Genebra, filho de pai suíço e mãe francesa, e, embora tenha passado a maior parte de sua vida na Suíça, corre representando as cores da França.
Um pouco mais crítico, o diário Le Parisien, lembrou que o francês tem a chance para "fazer esquecer" a impressão deixada em 2009 e projetou que o corredor "não pode se permitir" uma nova decepção. "Um segundo fracasso e as portas da F1 se fecharão definitivamente para ele", completou o veículo.
Nesta terça-feira, o finlandês Kimi Raikkonen, 32 anos, foi anunciado como novo piloto da Lotus Renault para a temporada de 2012 da Fórmula 1; campeão da categoria em 2007, o piloto acumula passagens pelo rally e pela Nascar. Relembre momentos marcantes da carreira do "Homem de gelo":
Foto: Getty Images
Raikkonen debutou na Fórmula 1, na temporada de 2001; o piloto, que foi contratado pela Sauber após bons resultados na Fórmula Renault, disputou seu primeira corrida na principal categoria do automobilismo no GP da Austrália e outros pilotos também estrearam na ocasião: o colombiano Juan Pablo Montoya, pela Williams, o espanhol bicampeão da F1 Fernando Alonso, com a Minardi, e o brasileiro Enrique Bernoldi, pela Arrows
Foto: Getty Images
Após uma boa temporada de estreia na principal categoria do automobilismo pela Sauber, o finlândes, no ano seguinte, foi contratado pela McLaren e terminou o Mundial na sexta posição, com 24 pontos; os melhores resultados em 2002 foram três vezes o terceiro lugar (Austrália, Europa e Japão)
Foto: Getty Images
Raikkonen permaneceu na escuderia inglesa por cinco temporadas e foi duas vezes vice-campeão da Fórmula 1: 2003 e 2005; com a aposentadoria do alemão Michael Schumacher, o finlandês foi contratado pela Ferrari em 2007
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Logo em seu primeiro ano pela escuderia italiana, Kimi chegou ao auge de sua carreira, com o título do Mundial de pilotos; a conquista veio de maneira dramática, com definição apenas na última corrida, no GP do Brasil
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Companheiro de Massa na Ferrari, Raikkonen, que consquistou o apelido de "Homem de Gelo", por não vibrar com suas conquistas, além da vitória em solo brasileiro, subiu cinco vezes ao lugar mais alto do pódio em 2007 (Austrália, França, Inglaterra, Bélgica e China)
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No ano seguinte, o piloto finlandês não conseguiu obter o mesmo desempenho de 2007 e terminou a temporada apenas na terceira colocação
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Em sua última temporada na Fórmula 1, em 2009, Raikkonen conquistou apenas uma vitória, no GP da Bélgica; esta foi a terceiro resultado positivo do finlandês no circuito de Spa-Framcorchamps (2004, 2007 e 2008), o que lhe rendeu um novo apelido: "Rei de Spa"
Foto: Getty Images
O último pódio de Kimi na Fórmula 1 foi no GP da Itália, em 2009, com a terceira posição; o brasileiro Rubens Barrichello e o inglês Jenson Button, então pilotos da Brawn GP, ficaram com o primeiro e segundo lugares, respectivamente
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Com a 12ª colocação no GP de Abu Dhabi, no dia 1 de novembro de 2009, Raikkonen fez sua última aparição nas pistas de Fórmula 1
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Após frustradas negociações com McLaren e Mercedes, Raikkonen anunciou que deixaria a Fórmula 1 e iria para outra categoria do automobilismo: o rally
Foto: Getty Images
Após correr pela equipe da Citroën em 2010, Kimi fundou sua própria equipe em 2011, a Ice 1 Racing; nas pistas do rally, o piloto não teve um bom desempenho e não conquistou nenhuma vitória
Foto: Getty Images
Ainda em 2011, o finlandês teve uma rápida aparição, também sem sucesso, em outra categoria; na Nascar, Kimi foi às pistas apenas uma vez e não conseguiu se aproximar dos líderes