Galvão Bueno recebe SMS e adianta renovação de Massa com Ferrari
16 out2012 - 10h57
(atualizado às 11h30)
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O narrador Galvão Bueno, da TV Globo, adiantou a renovação de contrato de Felipe Massa com a Ferrari. Galvão divulgou a informação ao vivo às 10h55 (de Brasília) desta terça-feira, durante a transmissão do amistoso entre o Japão e a Seleção Brasileira de futebol, ocorrido em Wroclaw, na Polônia.
"Eu falava da história dos amigos do Kaká e do Felipe Massa e recebo aqui um torpedo (mensagem de texto de celular) do Massa, que acaba de assinar contrato com a Ferrari para ano que vem", disse Galvão Bueno, já na parte final do jogo, vencido pelo Brasil por 4 a 0. "Um incentivou muito o outro. Um grande piloto que voltou a correr muito bem, o segundo maior número de pontos desde que a Fórmula 1 voltou de férias", completou o narrador, citando a amizade entre o meia e o piloto.
Nesta segunda-feira, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, havia confirmado que faria nesta terça uma reunião com o piloto paulista em Maranello, sede da montadora italiana. "Teremos a chance de conversar sobre seu futuro e então eu tomarei uma decisão", disse na ocasião o dirigente, que também se definiu "feliz por ver Massa de volta ao alto nível".
Massa, 31 anos, é titular da Ferrari desde 2006 e tinha contrato para se encerrar ao final desta temporada. O brasileiro viveu um início ruim de temporada, marcando 25 pontos nas 11 primeiras corridas de 2012. Ele reagiu a partir do GP da Bélgica e é o segundo piloto da F1 que mais pontuou depois das férias de agosto: soma 56 pontos nas últimas cinco corridas, contra 93 do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, 55 do britânico Jenson Button, da McLaren, e 45 de seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso.
O site oficial da Ferrari confirmou a renovação de contrato até o fim da temporada de 2013 logo depois da informação dada por Galvão Bueno, às 11h05 (de Brasília) desta terça. O piloto é o nono colocado do Mundial com 81 pontos, contra 209 de Alonso, o vice-líder. Faltam quatro etapas para o fim da temporada: os GPs de Índia, Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil.
Após uma longa novela, a Ferrari anunciou a renovação do contrato de Felipe Massa para o ano que vem. Assim, o brasileiro vai completar um período de oito anos na equipe de Maranello. Em 2006, seu primeiro ano, era considerado um "irmão" por Michael Schumacher. Foi vice-campeão em 2008, sofreu um sério acidente no ano seguinte e desde então se tornou coadjuvante de Fernando Alonso. Relembre a carreira de Massa na equipe italiana:
Foto: Getty Images
EstreiaApós três temporadas na Sauber, Felipe Massa foi escolhido para substituir Rubens Barrichello na Ferrari. Com apenas 24 anos, conseguiu o segundo lugar no grid do GP do Bahrein de 2006, mas terminou em apenas nono lugar e não marcou pontos
Foto: Getty Images
Primeiro pódioQuatro corridas depois, Massa subiu ao pódio pela primeira vez na carreira e na Ferrari. Em Nurburgring, no GP da Europa de 2006, ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Fernando Alonso, campeão daquela temporada, e Michael Schumacher
Foto: Getty Images
Fim de jejumMassa conseguiu a primeira vitória de um brasileiro em Interlagos após um jejum de 12 anos. Ele fez a pole position e terminou a corrida com 18s de vantagem para o campeão Fernando Alonso. Este GP do Brasil de 2006 também marcou a primeira aposentadoria de Michael Schumacher, que voltou a correr em 2010
Foto: Getty Images
AjudaAgora, Massa tinha um novo parceiro: Kimi Raikkonen, o rápido finlandês que venceu sete corridas em 2005 e foi vice-campeão duas vezes. Em 2007, o brasileiro conseguiu dez pódios, mas chegou na última etapa, em Interlagos, sem chances de título. Poderia ter vencido, mas cedeu a primeira colocação a Raikkonen, que acabou campeão da temporada
Foto: Getty Images
RodouMassa brigou seriamente pelo título em 2008. Chegou à nona etapa, em Silverstone, com três vitórias, um segundo e um terceiro lugar. Largando em nono, o brasileiro não conseguiu lidar direito com a pista molhada e rodou. Terminou em 13º e perdeu pontos importantes
Foto: Getty Images
MangueiraMassa também foi atrapalhado pela Ferrari em 2008. Em Cingapura, a equipe liberou o brasileiro dos boxes com a mangueira de combustível presa ao carro. O piloto liderava a corrida com tranquilidade, mas precisou parar por alguns segundos para os mecânicos retirarem o equipamento. Antes, no GP da Hungria, ele havia abandonado com problemas no motor
Foto: Getty Images
Na última voltaApesar dos problemas, Massa cruzou a linha de chegada da última corrida do ano de 2008 como campeão. Ele venceu o chuvoso GP do Brasil e estava empatando em pontos com Lewis Hamilton. Levaria vantagem no número de vitórias: 6 a 5. No entanto, os pneus para pista seca de Timo Glock não resistiram à McLaren, e Hamilton conseguiu a ultrapassagem na Subida dos Boxes. Com o quinto lugar, garantiu o título por um ponto de vantagem
Foto: Getty Images
A molaNa maluca temporada 2009 da Fórmula 1, Massa não tinha conseguido grandes resultados até o GP da Hungria. No treino classificatório em Hungaroring, uma mola se desprendeu do carro de Rubens Barrichello e acertou o rosto do brasileiro da Ferrari. Ele sofreu um corte de oito centímetros, passou por cirurgia e perdeu o restante da temporada
Foto: Getty Images
Volta com pódioMassa voltou a correr em 2010 em uma nova Ferrari, agora liderada pelo bicampeão mundial Fernando Alonso. O espanhol venceu a primeira corrida na nova equipe, no Bahrein, seguido pelo brasileiro, segundo colocado
Foto: Getty Images
"Faster than you"Exatamente um ano depois do acidente na Hungria, Massa liderou o GP da Alemanha por 49 voltas antes de ceder, por ordem da Ferrari, a primeira colocação para Fernando Alonso. O jogo de equipe escancarado causou constrangimento à equipe italiana, multa de R$ 172 mil, um julgamento no Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA e o fim da última chance em muito tempo de vitória do brasileiro na Fórmula 1
Foto: Getty Images
Último pódioO 33º pódio de Felipe Massa foi na Coreia do Sul, antepenúltima etapa de 2010. Largou em sexto lugar na estreia do circuito de Yeongam e chegou na terceira posição. Ele só voltaria a terminar entre os três primeiros dois anos depois
Foto: Getty Images
CoadjuvanteMassa foi coadjuvante da temporada 2011, que consagrou o bicampeonato de Sebastian Vettel. Se foi constante e pontuou em 15 das 19 etapas, não conseguiu passar do quinto lugar em nenhuma delas e terminou o Mundial de Pilotos em sexto
Foto: Getty Images
DesanimadoA temporada 2012 começou com o futuro de Massa em xeque. O campeonato anterior não animava a Ferrari a renovar o seu contrato, que terminaria ao fim do ano. As primeiras corridas de seu sétimo ano em Maranello não ajudaram. Em cinco provas, conseguiu apenas dois pontos com o nono lugar no Bahrein
Foto: Getty Images
Escudeiro dócilMassa mostrou poder de recuperação após as férias da categoria. Foi quinto lugar na Bélgica, quarto na Itália e oitavo em Cingapura, após cair para a última colocação nas primeiras voltas. Ganhou apoio de Alonso e foi chamado de "escudeiro dócil" pela imprensa espanhola
Foto: Getty Images
A voltaDois anos e 35 corridas depois, Massa voltou ao pódio. No GP do Japão, em Suzuka, ele largou em décimo, aproveitou duas batidas na largada e o bom trabalho de pit stops da Ferrari para terminar a corrida em segundo
Foto: Reuters
GarantidoA Ferrari queria ter certeza que a recuperação de Massa era duradora. A confirmação veio na Coreia do Sul. O brasileiro poderia mais uma vez subir ao pódio. Estava em quarto, era mais rápido que Alonso, mas obedeceu às ordens da equipe e "tirou o pé" para não ameaçar o espanhol. Com os 12 pontos, chegou a 58 nas cinco etapas depois das férias de verão. Apenas Vettel marcou mais nesse período. Foi o suficiente para a renovação