PUBLICIDADE

Hamilton retoma caminho de sucesso na F-1 e iguala bi de Graham Hill

23 nov 2014 - 13h20
Compartilhar

O inglês Lewis Hamilton conquistou o Mundial de Fórmula 1 na manhã deste domingo. Vencedor do Grande Prêmio de Abu Dhabi, o piloto da Mercedes, campeão pela primeira vez em 2008, iguala o feito de Graham Hill, até então o único bi nascido na Inglaterra.

Hamilton iniciou a última corrida da temporada com 17 pontos de vantagem em relação ao alemão Nico Rosberg, seu companheiro de equipe. Os pontos dobrados na última corrida, novidade no regulamento desta temporada, aumentaram o risco, mas não impediram o inglês de festejar o bicampeonato.

Com o título, Lewis Hamilton retoma o caminho de sucesso na Fórmula 1. Criado na McLaren, ele estreou na categoria com status de prodígio e quase ganhou o título logo em sua primeira temporada, algo inédito, em 2007. A conquista veio em 2008, com um ponto de vantagem em relação ao brasileiro Felipe Massa, à época na Ferrari.

Ele chegou a disputar o título mundial em 2010, mas desde então não conseguiu voltar a fazê-lo, situação que o levou a acertar com a Mercedes em 2013. A mudança para a equipe alemã, questionada na época, surtiu efeito em apenas duas temporadas.

A Inglaterra é o país com mais campeões mundiais na história da Fórmula 1, mas contava com apenas um bi, Graham Hill, que triunfou em 1962 e 1968. Mike Hawthorn, John Surtees, James Hunt, Nigel Mansell, Damon Hill e Jenson Button também ganharam, além de Lewis Hamilton.

Aos 29 anos, o piloto tem a oportunidade de melhorar ainda mais suas já expressivas marcas na principal categoria do automobilismo mundial. Lewis Hamilton já é o quinto da história em número de vitórias (33) e o quarto em quantidade de poles (39).A temporada de 2014 foi marcada pela disputa acirrada entre Rosberg e Hamilton, pilotos que nasceram no mesmo ano de 1985 e começaram a duelar ainda no kart. Ambos tiveram alguns atritos durante o campeonato, principalmente no Grande Prêmio da Bélgica, quando o alemão provocou o abandono do companheiro.

Após a prova em Spa-Francorchamps, Hamilton conquistou cinco vitórias consecutivas e tomou a liderança de Rosberg, encaminhando o título. O alemão dominou os treinos classificatórios durante a temporada ao fazer 11 poles, mas conseguiu transformá-las em vitórias apenas três vezes.

Um dos responsáveis por administrar a situação na equipe foi o tricampeão austríaco Niki Lauda, atual consultor da Mercedes. Com ampla superioridade, o título de Construtores veio a três etapas do fim. O time alemão já contava com dois campeonatos de pilotos, conquistados pelo argentino Juan Manuel Fangio (1954 e 1955).

Com o título, Lewis Hamilton diminui a vantagem da Alemanha como recordista de conquistas na Fórmula 1. A Inglaterra passa a contar com 10 troféus, apenas um a menos que os germânicos, campeões 11 vezes com Michael Schumacher (7) e Sebastian Vettel (4).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade