Hepta mundial, Schumacher tem carreira marcada por polêmicas
4 out2012 - 11h19
(atualizado em 5/10/2012 às 10h56)
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Na entrevista coletiva para o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, nesta quinta-feira, o alemão Michael Schumacher colocou fim as indefinições e anunciou sua aposentadoria definitiva da Fórmula 1 no final da temporada 2012. A decisão encerra uma carreira vitoriosa, mas cercada de polêmicas.
A primeira grande controvérsia que marcou seu histórico pela maior categoria do automobilismo foi em 1994, quando ainda defendia a Benetton. Com apenas um ponto de vantagem para Damon Hill no Mundial de Pilotos, Schumacher liderava a corrida, mas perdeu o controle do carro e bateu na barreira de proteção.
O incidente danificou seu carro, porém o alemão voltou às pistas. Hill aproveitou a oportunidade, mas quando foi ultrapassá-lo acabou colidindo com Schumacher. Os dois abandonaram a corrida e o piloto germânico ficou com o título. Foi o primeiro triunfo de Schumacher e sua primeira grande polêmica.
Em 1997, a vantagem de um ponto na liderança se repetiu, mas o adversário e a história do campeonato foram diferentes. Pela Ferrari, Schumacher brigava pelo título com o canadense Jacques Villeneuve, mas quando foi ultrapassado pelo rival na pista de Jerez de la Frontera, na Espanha, o alemão e o canadense se envolveram em uma batida. Desta vez, Villeneuve levou a melhor, pois conseguiu continuar na corrida, terminar em terceiro e vencer o Mundial.
Ao alemão restou o abandono e uma punição que jamais seria esquecida. Schumacher teve os resultados da temporada excluídos pela Federação Internacional de Automobilismo, uma decisão única na história da categoria, que considerou o incidente proposital. O próprio piloto reconheceria o erro depois.
O jogo de equipe sempre foi muito contestado na Fórmula 1, mas a atitude nunca foi tão polêmica quanto em 2002. Criticado por ser beneficiado pela equipe, o privilégio da Ferrari ao alemão ficou claro quando o brasileiro Rubens Barrichello diminuiu a velocidade nos metros finais, sob ordens do time, para deixar Michael Schumacher vencer. Era apenas a sexta etapa da temporada, o que aumentou ainda mais a revolta sobre a atitude anti-desportiva.
As polêmicas sempre vieram acompanhadas por uma carreira vitoriosa. Depois do primeiro título em 1994, Schumacher repetiu a façanha ao vencer novamente no ano seguinte e se colocar entre os grandes pilotos. Seu terceiro título no Mundial só foi conquistado no ano 2000, mas foi acompanhado de uma era de vitórias até 2004, quando se consagraria heptacampeão.
Durante toda sua carreira na Fórmula 1, iniciada em 1991, Schumacher venceu 91 corridas e somou 1540 pontos ao longo de muitos campeonatos mundiais. Quando não estava no lugar mais alto, o alemão marcava presença no pódio, com 155 no total.
De jovem de talento a maior campeão da história da Fórmula 1, Michael Schumacher foi protagonista da categoria nas duas últimas décadas, encerrando sua trajetória com o anúncio da aposentadoria para o fim desta temporada, conforme divulgou em 4 de outubro; relembre imagens, fatos e histórias da carreira do heptacampeão mundial da F1:
Foto: Getty Images
Bélgica, 1991Assume a Jordan do belga Bertrand Gachot, suspenso; larga em sétimo, mas abandona
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Itália, 1991Recrutado pela Benetton, assume a vaga do brasileiro Roberto Pupo Moreno e estreia com um quinto lugar em Monza
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Austrália, 1991Termina a primeira temporada na Fórmula 1, ao lado de Nelson Piquet
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Alemanha, 1992Em 1992, conquista os primeiros pódios da carreira: México, Brasil, Espanha, Canadá e Alemanha (foto)
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Bélgica, 1992Primeira vitória da carreira acontece onde estreou: Spa-Francorchamps
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Alemanha, 1993No GP da Alemanha, leva a torcida à loucura a conseguir um segundo lugar, atrás de Alain Prost
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Japão, 1994No Grande Prêmio do Pacífico, em Aida, conquista a vitória à frente de Gerhard Berger e Rubens Barrichello
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San Marino, 1994Vence em Ímola, na corrida em que a Fórmula 1 vitimou o último piloto de sua história: Ayrton Senna
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Mônaco, 1994Em Monte Carlo, conquista a quarta vitória seguida na temporada, feito que só repetiria em 2000, pela Ferrari
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Austrália, 1994No Grande Prêmio da Austrália, conquista o primeiro título mundial da carreira de forma polêmica: provocando uma batida com Damon Hill, seu rival na briga pelo primeiro lugar
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Austrália, 1994Apenas após deixar a pista de Adelaide é que Schumacher foi informado de seu título mundial
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Brasil, 1995No Autódromo de Interlagos, modelo posa com macacão e capacete de Michael Schumacher no box da Benetton
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Canadá, 1995Na única vitória da Ferrari na temporada, Jean Alesi pega carona na Benetton de Schumacher após a prova
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Japão, 1995No Grande Prêmio do Pacífico, Michael Schumacher conquista a vitória e o bicampeonato mundial
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Austrália, 1995Com um abandono no Grande Prêmio da Austrália, Schumacher se despede da Benetton rumo à Ferrari
Foto: Getty Images
Portugal, 1996No Circuito de Estoril, Schumacher é fotografado pela primeira vez testando pela Ferrari
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Austrália, 1996Na estreia pela Ferrari, abandona o GP da Austrália
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Brasil, 1996Na segunda corrida da temporada, em Interlagos, conquista o primeiro pódio com a nova equipe ao chegar em terceiro lugar
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Espanha, 1996Primeira vitória com a escuderia vermelha veio na quarta corrida do ano, na Espanha
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Bélgica, 1996Vencedor em Spa-Francorchamps, Schumacher cumprimenta o segundo colocado na corrida, Jacques Villeneuve
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Japão, 1996Com um segundo lugar no GP do Japão, Schumacher encerra a temporada com o terceiro lugar; Damon Hill fica com o título
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Mônaco, 1997Vitorioso em Monte Carlo, deixa para trás Rubens Barrichello (Stewart) e Eddie Irvine (Ferrari)
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Espanha, 1997Antes do GP da Espanha, encontra-se com Ronaldo, então astro do FC Barcelona
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Espanha, 1997Na disputa do GP da Europa, encerrando a temporada em Jerez de la Frontera, Schumacher tenta repetir a polêmica batida de três anos antes - agora em Jacques Villeneuve - e se dá mal; o canadense ficou com o título
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Inglaterra, 1997Em julgamento da FIA, Schumacher é desclassificado da temporada de 1997 e perde todos os pontos conquistados ao longo do ano
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Austrália, 1998Na temporada de 1998, busca mais uma vez o terceiro título da temporada
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Japão, 1998Com seis vitórias no ano, perde o título do ano para Mika Hakkinen, da McLaren
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Mônaco, 1999Antes do GP de Mônaco, Michael Schumacher participa de uma partida de futebol para caridade no Stade Louis II, em Monte Carlo
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Malásia, 1999Depois de um grave acidente em Silverstone e de passar seis corridas de fora, retorna às pistas no GP da Malásia e conquista o segundo lugar; o desempenho no fim do ano, porém, não evitou que Mika Hakkinen conquistasse o título de 1999 sobre Eddie Irvine
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Japão, 2000Com uma vitória no Japão, a oitava na temporada, conquista enfim o terceiro título mundial da carreira
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Malásia, 2000Antes da última etapa do ano, na Malásia, faz pose pilotando kart; em Sepang, vence pela nona vez na temporada
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Itália, 2001Ao lado de Luca Badoer e Rubens Barrichello, lança a Ferrari F2001 para a temporada
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Áustria, 2001Após andar atrás de Rubens Barrichello, Schumacher ganha o segundo lugar mediante ordens de equipe - o brasileiro, que deixou passar, é terceiro
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Hungria, 2001Com a sétima vitória na temporada, em Hungaroring, Schumacher conquista o quarto título mundial de sua carreira na F1
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Itália, 2001No GP da Itália, o primeiro após os atentados a Nova York em 11 de setembro, a Ferrari corre sem patrocinadores e com o bico do carro pintado de preto
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Áustria, 2002Mais uma vez na Áustria, Schumacher se vale de ordens de equipe da Ferrari para ganhar posições - desta vez, Rubens Barrichello era o líder da corrida, terminando em segundo lugar
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França, 2002Vencedor do GP da França, conquista o título do ano com seis rodadas de antecedência; alemão subiu ao pódio em todas as etapas da temporada
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Japão, 2003Mais uma vez campeão, Schumacher assegura o hexacampeonato com um oitavo lugar no Japão
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Bélgica, 2004Palco de alguns dos principais momentos de Schumacher na Fórmula 1, Bélgica também foi onde o alemão conquistou o sétimo título mundial, graças a um segundo lugar em Spa-Francorchamps
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Estados Unidos, 2005Única vitória da temporada veio em Indianápolis, em prova polêmica: após boicote das equipes que corriam com pneus Michelin, apenas seis carros (de Bridgestone) disputaram a prova
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China, 2006Em Xangai, conquista a última vitória da carreira
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Brasil, 2006Em Interlagos, despede-se pela primeira vez da Fórmula 1, levando sua Ferrari ao quarto lugar na corrida
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Espanha, 2007Aposentados das pistas, Schumacher é presença constante em eventos esportivos; na cidade de Málaga, participou em 2007 de um jogo de futebol beneficente da Organização das Nações Unidas
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Alemanha, 2009Sem conseguir se manter longe dos motores, Schumacher disputa eventos como a Corrida dos Campeões e se diverte pilotando motos; um acidente sobre as duas rodas, porém, evitou seu retorno à Ferrari no lugar do contundido Felipe Massa
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Inglaterra, 2009Após especulações, Michael Schumacher acerta seu retorno à Fórmula 1 em dezembro, mas pela Mercedes
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Espanha, 2010Confirmado o retorno à F1, Schumacher apresenta o carro da Mercedes ao lado de Nico Rosberg em Valência
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Emirados Árabes, 2010Ao fim da primeira temporada, Schumacher conversa com o campeão do ano, Sebastian Vettel (Red Bull)
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Brasil, 2011Em Interlagos, Schumacher faz pose com Felipe Massa, Fernando Alonso (Ferrari) e Rubens Barrichello (Williams)
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Espanha, 2012No primeiro pódio após a volta à Fórmula 1, Schumacher conquista o terceiro lugar no GP da Europa