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Hepta mundial, Schumacher tem carreira marcada por polêmicas

4 out 2012 - 11h19
(atualizado em 5/10/2012 às 10h56)
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Na entrevista coletiva para o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, nesta quinta-feira, o alemão Michael Schumacher colocou fim as indefinições e anunciou sua aposentadoria definitiva da Fórmula 1 no final da temporada 2012. A decisão encerra uma carreira vitoriosa, mas cercada de polêmicas.

Maior vencedor da história da F1, Schumacher se envolveu em episódios polêmicos na carreira
Maior vencedor da história da F1, Schumacher se envolveu em episódios polêmicos na carreira
Foto: Reuters

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A primeira grande controvérsia que marcou seu histórico pela maior categoria do automobilismo foi em 1994, quando ainda defendia a Benetton. Com apenas um ponto de vantagem para Damon Hill no Mundial de Pilotos, Schumacher liderava a corrida, mas perdeu o controle do carro e bateu na barreira de proteção.

O incidente danificou seu carro, porém o alemão voltou às pistas. Hill aproveitou a oportunidade, mas quando foi ultrapassá-lo acabou colidindo com Schumacher. Os dois abandonaram a corrida e o piloto germânico ficou com o título. Foi o primeiro triunfo de Schumacher e sua primeira grande polêmica.

Em 1997, a vantagem de um ponto na liderança se repetiu, mas o adversário e a história do campeonato foram diferentes. Pela Ferrari, Schumacher brigava pelo título com o canadense Jacques Villeneuve, mas quando foi ultrapassado pelo rival na pista de Jerez de la Frontera, na Espanha, o alemão e o canadense se envolveram em uma batida. Desta vez, Villeneuve levou a melhor, pois conseguiu continuar na corrida, terminar em terceiro e vencer o Mundial.

Ao alemão restou o abandono e uma punição que jamais seria esquecida. Schumacher teve os resultados da temporada excluídos pela Federação Internacional de Automobilismo, uma decisão única na história da categoria, que considerou o incidente proposital. O próprio piloto reconheceria o erro depois.

O jogo de equipe sempre foi muito contestado na Fórmula 1, mas a atitude nunca foi tão polêmica quanto em 2002. Criticado por ser beneficiado pela equipe, o privilégio da Ferrari ao alemão ficou claro quando o brasileiro Rubens Barrichello diminuiu a velocidade nos metros finais, sob ordens do time, para deixar Michael Schumacher vencer. Era apenas a sexta etapa da temporada, o que aumentou ainda mais a revolta sobre a atitude anti-desportiva.

As polêmicas sempre vieram acompanhadas por uma carreira vitoriosa. Depois do primeiro título em 1994, Schumacher repetiu a façanha ao vencer novamente no ano seguinte e se colocar entre os grandes pilotos. Seu terceiro título no Mundial só foi conquistado no ano 2000, mas foi acompanhado de uma era de vitórias até 2004, quando se consagraria heptacampeão.

Durante toda sua carreira na Fórmula 1, iniciada em 1991, Schumacher venceu 91 corridas e somou 1540 pontos ao longo de muitos campeonatos mundiais. Quando não estava no lugar mais alto, o alemão marcava presença no pódio, com 155 no total.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
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