Hispania deve utilizar chassi de 2010 em teste de Valência
30 dez2010 - 09h08
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Passando por uma fase difícil, a frágil Hispania deve ir para o primeiro teste da temporada 2011 da Fórmula 1 com o mesmo carro que utilizou durante 2010. A equipe, que ainda não tem uma dupla confirmada para o Mundial do ano que vem, está atrás de patrocinadores.
Após ter perdido o teste de inverno no início deste ano, que antecedeu a temporada 2010 da F1, a Hispania afirma que fará de tudo para participar das atividades em Valência, na Espanha, em fevereiro de 2011, mesmo que, para isto, tenha que correr com o carro de 2010.
"Estamos planejando utilizar o carro de 2010 para o primeiro teste. O chassi de 2010 terá algumas mudanças durante as atividades em Valência", afirmou um representante da equipe ao site GPUpdate.com.
Recentemente, o dono da Hispania, José Ramon Carabante, afirmou que a equipe está negociando com "uma das cinco mais importantes empresas da Espanha" e que "irá anunciar um grande patrocinador em breve". Logo após o final do Mundial de 2010, a permanência da escuderia no grid foi questionada por falta de recursos.
No GP de Mônaco de Fórmula 1 deste ano, Jarno Trulli (Lotus) acertou a Hispania do indiano Karun Chandhok a sete voltas do fim da prova. O italiano não conseguiu frear na curva Rascasse e acabou atingindo a traseira do indiano. Mais tarde, Trulli admitiu o erro e se desculpou com o piloto rival
Foto: AFP
O espanhol Dani Pedrosa, da Honda, sofreu forte queda durante treino livre para o GP do Japão, no dia 1 de outubro, fraturou a clavícula em três partes diferentes e teve que ser operado. O acidente "facilitou" o título do compatriota Jorge Lorenzo na Moto GP
Foto: Reuters
Pedrosa é retirado de maca após o acidente; piloto teve que colocar uma placa de titânio especial na clavícula por causa das fraturas, mas ainda assim conseguiu se recuperar a tempo de correr as últimas duas provas do ano
Foto: Reuters
Heptacampeão mundial da Moto GP, Valentino Rossi ficou longe da briga pelo título após protagonizar um acidente espetacular no dia 5 de junho. O piloto da casa teve uma fratura exposta após cair no treino livre para o GP da Itália e foi levado às pressas para o hospital
Foto: Reuters
Rossi, que literalmente saiu voando após perder o controle na pista, operou a tíbia e a fíbula e ficou pouco mais de 30 dias sem subir em sua moto
Foto: AP
Minutos antes do Grande Prêmio de San Marino da MotoGP, no dia 5 de setembro, o japonês Shoya Tomizawa sofreu um grave acidente durante a disputa da categoria Moto2. Ele entrou em coma e foi encaminhado a um hospital da localidade italiana de Riccione, próximo ao circuito de Misano, mas não resistiu e morreu
Foto: AFP
O piloto, que tinha apenas 19 anos, caiu em uma curva quando completava a 12ª volta, a 15 do fim, e foi atropelado por dois adversários, que vinham logo atrás em uma velocidade aproximada de 240 km/h
Foto: AFP
Lewis Hamilton, da McLaren, levou um grande susto no GP da Espanha de Fórmula 1, no dia 9 de maio. Na penúltima volta, quando o piloto ocupava a segunda colocação, o pneu dianteiro esquerdo de seu carro estourou. O inglês não evitou a colisão, mas saiu ileso.
Foto: AP
O japonês Takuma Sato iniciou um acidente que envolveu dezenas de carros na Indy 300, em São Paulo, no dia 14 de março. O mais prejudicado foi o americano Marco Andretti, que ficou com o carro do brasileiro Mário Moraes "sobre a cabeça". Nenhum piloto se machucou com gravidade
Foto: Reuters
Mario Moraes e Marco Andretti foram encaminhados ao centro médico por precaução após o acidente
Foto: EFE
O piloto japonês Sakon Yamamoto atropelou um mecânico da Hispania ao realizar uma parada nos boxes no Grande Prêmio da Itália, em Monza, no dia 14 de setembro. O funcionário da equipe espanhola, que foi multada em cerca de R$ 34 mil por conta do acidente, não se feriu com gravidade, mas ficou uma semana internado sob observação
Foto: AP
Na temporada em que retornou à Fórmula 1 após três anos afastado das pistas, Michael Schumacher não obteve bons resultados e ainda se envolveu em um grave acidente na primeira volta da última etapa da temporada, em Abu Dhabi. O alemão disputava posição com Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes, quando perdeu o controle do carro e foi atingido com força pela Force India de Vitantonio Liuzzi
Foto: AFP
"Foi mesmo assustador de dentro [do cockpit]. Felizmente, a segurança é grande e nada aconteceu", disse o heptacampeão após a corrida. "Saí da linha, rodei por conta da sujeira [da pista] e a traseira do carro simplesmente foi embora"
Foto: AFP
O espanhol Fernando Alonso não disputou um lugar no grid de largada do Grande Prêmio de Mônaco, realizado no dia 17 de maio, após bater forte com sua Ferrari no último treino livre para a corrida; mecânicos não conseguiram reparar os estragos a tempo
Foto: AP
Alonso era o dono da melhor marca do treino quando perdeu o controle de seu carro e bateu contra uma parede de proteção do circuito urbano de Monte Carlo. O impacto resultou na quebra das suspensões dianteira e traseira de sua Ferrari
Foto: AP
Oito pessoas morreram e 12 ficaram feridas depois que um veículo avançou sobre o público que assistia a uma popular corrida no deserto do sul da Califórnia ("California 200"), no dia 15 de agosto
Foto: AP
A 15 minutos do fim do primeiro treino livre para o GP da China, no dia 16 de abril, Sebastien Buemi perdeu o controle de sua Toro Rosso quando percorria a reta oposta do circuito de Xangai. Na freada para a curva 14, suas rodas dianteiras se soltaram do carro, que ficou desgovernado e foi parar na caixa de brita
Foto: Getty Images
Depois da sessão, a equipe admitiu que um problema na fabricação do braço superior da suspensão causou a falha no carro do piloto suíço. "Não há muito o que dizer. Travei as rodas e elas saíram, foi isso. Apesar de tudo, eu estou bem fisicamente. Mas preciso dizer que estou extremamente decepcionado. Mais uma vez, não por culpa minha, não consegui trabalhar", desabafou Buemi
Foto: Getty Images
A Williams viu seus dois pilotos não completarem o GP de Mônaco, no dia 16 de maio. O alemão Nico Hulkenberg (foto) bateu ainda na primeira volta, após problema com o botão de embreagem, enquanto o brasileiro Rubens Barrichello deixou a corrida ao se chocar no muro pouco depois de sair dos boxes - o carro tinha defeitos na traseira
Foto: Reuters
A etapa da Alemanha da MotoGP deixou más recordações para Randy de Puniet. O piloto da equipe LCR Honda caiu sozinho na prova, e acabou atingido pelos espanhóis Aleix Espargaro, da Pramac Ducati, e Álvaro Bautista, da Suzuki. De Puniet acabou deixando a pista de maca, graças a uma fratura na perna
Foto: Getty Images
Peter Lenz, 13 anos, sofreu um grave acidente no dia 29 de agosto, durante um dos eventos da etapa dos EUA do mundial de motovelocidade. Sua moto foi atingida pela de Xavier Zayat e caiu ferido na pista, sendo imediatamente socorrido. O piloto, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu
Foto: AP
Peter Lenz foi o piloto mais jovem a morrer no Autódromo de Indianápolis, e o primeiro a ser vítima de um acidente fatal no local desde 2003. "Ele morreu fazendo o que amava", escreveu o pai de Lenz no seu pefil do Facebook
Foto: AP
Na etapa dos EUA do Mundial de motovelocidade, prova da categoria Moto2 foi marcada por diversos acidentes. Em um deles, nada menos que oito pilotos foram ao chão de uma só vez - entre eles, o americano Roger Lee Hayden, irmão do campeão Nicky Hayden, e o japonês Shoya Tomizawa. Toni Elías venceu a corrida
Foto: AFP
Mais uma em Indianápolis. Durante a realização das 500 Milhas de 2010, em 30 de maio, a Dreyer/Reinbold do britânico Mike Conway tocou o pneu traseiro do carro de Ryan Hunter-Reay - que vinha em baixa velocidade - e voou, atingindo com violência a grade de proteção. Conway viu seu carro se partir ao meio antes de voltar ao solo
Foto: AP
Com uma fratura na perna, Mike Conway foi levado ao hospital, onde ainda teve diagnosticada uma lesão nas costas. O piloto foi operado no mesmo dia, e tinha a previsão de ficar fora de sete provas da temporada. Hunter-Reay, pouco machucado, precisou apenas reparar uma lesão no polegar
Foto: AP
Alexandre Prémat, piloto francês da DTM, sofreu um espetacular acidente na etapa de Adria, Itália, da categoria. Prémat perdeu o controle de seu Audi logo na largada, saiu da pista bateu, girando no ar. Apesar do forte acidente, o francês saiu ileso - e ainda viu seu companheiro, Timo Scheider, vencer a corrida
Foto: EFE
Kamui Kobayashi, da Sauber, bateu forte na primeira volta do GP da Austrália de Fórmula 1. O piloto perdeu o controle de sua Sauber, bateu no muro e em seguida atravessou a pista, batendo na proteção de pneus. No acidente, Kobayashi atingiu também o alemão Nico Hulkenberg, da Williams, e o suíço Sebastian Buemi, da Toro Rosso. Com os carros danificados, os três tiveram de abandonar a corrida
Foto: Reuters
No fim de junho, durante o GP da Europa da Fórmula 1, Mark Webber tentou ultrapassar a Lotus de Heikki Kovalainen, que vinha em baixa velocidade; o australiano, porém, não conseguiu desviar sua Red Bull da traseira do carro do finlandês e provocou um violento acidente