PUBLICIDADE

Honda deve anunciar volta à F1 em breve, diz jornal

15 mai 2013 - 10h05
(atualizado às 10h16)
Compartilhar

Depois de deixar a Fórmula 1 há quase cinco anos, a Honda pode estar voltando à principal categoria do automobilismo mundial. Segundo o jornal japonês Nikkei, Takanobu Ito, presidente da montadora, fará o anúncio do retorno em poucos dias. Enquanto isso, o portal Sankei crava que a voltá será confirma nesta quinta-feira.

De acordo com a publicação, a empresa, primeiramente, voltará à F1 como fornecedora de motores à McLaren, já que o contrato da equipe de Woking com a Mercedes, atual fornecedora, acabar no final de 2014.

A parceria entre as duas montadores já teve grande sucesso no passado, rendendo quatro títulos Mundiais de Pilotos e Construtores, em 1988, 1989, 1990 e 1991, três deles vencidos por Ayrton Senna. No entanto, no último final de semana, durante o GP da Espanha, Martin Whitmarsh, diretor executivo da equipe britânica, não confirmou a negociação. "As definições sobre 2015 acontecerão entre a Mercedes e eu, e não para os jornais".

Além da parceria, a Honda já competiu como um time próprio, nos anos 60 e 2000, tendo, inclusive, Rubens Barrichello em seu cockpit durante três anos. O abandono da categoria foi confirmado no final de 2008, por conta da crise financeira mundial.

Ainda de acordo com as publicações japonesas, um dos principais fatores que motivaram a montadora a voltar à Fórmula 1 é o novo regulamento imposto para 2014, em que os carros passarão a usar motores V6 de 1,6 L.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade