PUBLICIDADE

Honda recria parceria da era Senna e fornecerá motores à McLaren

16 mai 2013 - 09h11
(atualizado às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Modelo McLaren Honda MP 4/4, de 1988, é exibido em evento nesta quinta na sede da montadora japonesa
Modelo McLaren Honda MP 4/4, de 1988, é exibido em evento nesta quinta na sede da montadora japonesa
Foto: AP

A companhia japonesa Honda voltará à Fórmula 1 em 2015 como fornecedora de motores da McLaren. O anúncio foi feito pelo presidente da montadora, Takanobu Ito, em uma entrevista concedida em Tóquio nesta quinta-feira. Assim, será recriada a mesma parceria que foi dominante na categoria nas décadas de 1980 e 1990, quando o brasileiro Ayrton Senna se sagrou tricampeão mundial.

A novidade reverte a decisão anunciada em 2008, quando a Honda abandonou sua equipe própria na F1 culpando os altos custos e os efeitos da crise financeira internacional. A partir do ano que vem, a categoria trocará os motores V8 pelos modelos V6 turbo de 1,6 l. A montadora informou que, com a mudança, será possível transferir a tecnologia implementada na pista a seus veículos de rua.

“A Honda tem uma longa história de avanços em nossa tecnologia e de apoiar o nosso pessoal participando das séries automobilísticas mais prestigiosas do mundo”, disse Ito. “As novas regras da F1, com seu foco significante no meio-ambiente, inspirará ainda mais o desenvolvimento das nossas próprias tecnologias. Isso é central para a nossa participação na F1”.

A Honda competiu na F1 como construtora ou fornecedora de motores entre 1964 e 2008. A rival japonesa Toyota também abandonou seu time próprio na categoria – em 2009.

"McLaren e Honda estão prestes a embarcar em uma nova e animadora aventura juntos, então em nome da McLaren e também de todo mundo que ama a Fórmula 1, estou encantado de dar as boas-vindas à Honda de volta ao esporte", disse o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh. A escuderia britânica atualmente conta com motores da Mercedes.

<p>Brasileiro Ayrton Senna correu pela McLaren com motores da Honda&nbsp;de 1988 a 1992</p>
Brasileiro Ayrton Senna correu pela McLaren com motores da Honda de 1988 a 1992
Foto: Getty Images

A Honda forneceu motores para a McLaren entre 1988 e 1992, quando a escuderia inglesa ganhou quatro títulos do Mundias de Construtores e também viu seus pilotos se sagrarem campeões igual número de vezes. Para os torcedores brasileiros, a principal lembrança é o tricampeonato de Ayrton Senna em 1988, 1990 e 1991.

Por conta do histórico vitorioso, Whitmarsh admitiu que a nova parceria já é iniciada com grande expectativa e pressão, mas crê na eficiência do projeto que será levado conjuntamente pela McLaren e a Honda.

"O peso do sucesso do passado está nos ombros de todo mundo que trabalha na empresa, é uma parceria que é sinônimo de sucesso. Em 1988, criamos o melhor carro de todos os tempos da Fórmula 1, a McLaren-Honda MP4/4, que foi levado à vitória 15 vezes em 16 corridas por Ayrton Senna e Alain Prost. Olhando para o futuro, Honda e McLaren estão comprometidas em manter esse legado e ter sucesso uma vez mais".

Com informações da Gazeta Esportiva

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade