0

Ingleses veem B. Senna fora da Williams e Caterham como opção

16 out 2012
10h04

Dando como certa a permanência de Felipe Massa na Ferrari e a transferência de Nico Hulkenberg da Force India à Sauber, o site da revista britânica Autosport publica nesta terça-feira que os pilotos nas melhores equipes da Fórmula 1 para 2013 já estão todas definidos. Nas escuderias menores, o veículo ressalta as "dificuldades" de Bruno Senna com a Williams e prevê a saída do brasileiro - ele poderia seguir para a Caterham.

» Vettel lidera; confira classificação atualizada do Mundial
» Massa é 4º; veja resultado do GP da Coreia do Sul
» Com grid girls e famosas, veja 100 fotos de mulheres na F1

Embora não haja confirmações oficiais, a "Williams manterá Pastor Maldonado para 2013", segundo informa a revista, "enquanto que os desempenhos admiráveis de Valtteri Bottas pelo time nas sextas-feiras neste ano - somados às dificuldades que Bruno Senna enfrentou - fazem com que seja provável que o finlandês tenha uma chance de correr" no próximo ano.

Bottas, 23 anos, foi campeão da GP3 em 2011 e, como piloto reserva da Williams em 2012, tinha por contrato o direito de participar de 15 treinos livres da temporada, sempre no lugar de Bruno Senna na primeira sessão das etapas da categoria. O jovem finlandês, cujos dois patrocinadores assinaram acordo com a equipe inglesa durante o ano, é empresariado pelo compatriota Mika Hakkinen, campeão mundial pela McLaren em 1998 e 1999.

Nesse contexto, a revista informa que "as melhores esperanças para Bruno Senna permanecer no grid em 2013 poderiam depender de uma mudança para a Caterham, onde o futuro de Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov não é claro". Tanto o finlandês quanto o russo não foram confirmados para a próxima temporada pela equipe malaia, que estreou na F1 em 2010 sob o nome de Lotus Racing.

"Kovalainen esteve em conversas com o time, enquanto que Petrov ainda tem o valioso apoio de patrocinadores russos apesar das sugestões de que isso pode não ser suficiente para assegurar-lhe uma vaga em 2013", prossegue o veículo.

Revista: Hulkenberg assina com Sauber, Lotus mantém Grosjean e Pic busca vaga na Caterham

Sobre as outras equipes, a Autosport entende que Nico Hulkenberg, da Force India, já tenha assinado um acordo com a Sauber após o GP da Coreia - não houve um anúncio oficial - e poderia ter a seu lado o mexicano Esteban Gutiérrez, atualmente reserva dos suíços e competidor da GP2. Haveria uma pressão para que isso aconteça por parte da empresa mexicana Telmex, patrocinadora da equipe.

Inexperiente, porém, Gutiérrez poderia seguir como terceiro piloto e receber oportunidades nos treinos livres das corridas de 2013; nessa hipótese, o japonês Kamui Kobayashi, o espanhol Jaime Alguersuari e o alemão Adrian Sutil disputariam o posto de parceiro de Hulkenberg na Sauber.

Na Force India, o britânico Paul di Resta "está pronto para permanecer por outro ano", segundo a revista, que vê Kobayashi, Alguersuari, o suíço Sebastian Buemi e o francês Jules Bianchi, atual terceiro piloto da escuderia indiana, brigando pelo outro cockpit.

"A Lotus manterá Kimi Raikkonen e Romain Grosjean mesmo que seus contratos ainda não estejam assinados", prossegue o veículo, lembrando que Red Bull (Sebastian Vettel e Mark Webber), McLaren (Jenson Button e Sergio Pérez) e Mercedes (Lewis Hamilton e Nico Rosberg) já divulgaram suas duplas de pilotos para a próxima temporada.

Por fim, o periódico projeta que o alemão Timo Glock permanecerá na Marussia em 2013 e informa ser "esperado" que o britânico Max Chilton, atualmente na GP2, seja o outro titular.

O francês Charles Pic, "que impressionou em sua temporada de novato, tem sido fortemente ligado a uma mudança para a Caterham", nas palavras da revista, que encerra o texto comentando o cenário da HRT, na qual o espanhol Pedro de la Rosa tem vínculo firmado e continuará, "enquanto que seu companheiro será decidido durante o inverno" europeu - atualmente é o indiano Narain Karthikeyan.

Segundo revista Autosport, é "provável" que Valtteri Bottas (foto) substitua Bruno Senna na Williams
Segundo revista Autosport, é "provável" que Valtteri Bottas (foto) substitua Bruno Senna na Williams
Foto: Reuters
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade