Interlagos "moderninho"? Nove mudanças no palco do GP Brasil
Com R$ 160 milhões de recursos disponíveis, o Autódromo de Interlagos promete acabar com as críticas e se tornar um dos mais modernos do grid da Fórmula 1, a partir de 2015. Uma das principais reclamações é o box e o paddock para receber convidados, estrutura das equipes e patrocinadores.
De acordo com dados da SPTuris (Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo), veja o que já mudou para a corrida deste ano e o que está planejado para a próxima temporada:
1. Acessibilidade (2014)
Houve mudanças em rampas de acesso, pisos, sinalização tátil, corrimões e grades, reformas nos banheiros para receber melhor os torcedores com necessidades especiais.
2. Asfalto (2014)
Sem uma ampla reforma há anos, o asfalto foi completamente recapeado para a corrida de 2014, evitando as reclamações dos pilotos com as ondulações.
3. Entrada dos boxes (2014)
A pista ficou mais ampla (passando de 30 para 45 m) e a sua extensão ganhou 300 m para ficar mais segura para os pilotos. A modernização do trecho já estará pronto para o GP do Brasil deste ano.
4. Kartódromo (2015)
A pista localizada dentro do autódromo será recapeada e ganhará iluminação para uso noturno, além de reforma na área de convivência. O kartódromo de Interlagos é famoso por ter revelado inúmeros pilotos como Ayrton Senna, Felipe Massa e Rubens Barrichello.
5. Novos Boxes (2015))
Uma das maiores reclamações das escuderias de Fórmula 1, os boxes serão reformados e completamente remodelados para a próxima temporada. Atualmente, é um dos mais apertados do campeonato. Com a reforma, passará a ter mais espaço e terá 27 em vez de 23 espaços.
6. Novos Boxes Auxiliares (2015)
Será construído na região da reta oposta para receber as corridas preliminares em provas de grande relevância como a F1 e a Stock Car.
7. Paddock (2015)
O paddock será ampliado e completamente modernizado. Passarão tabém por mudanças a Torre de Controle o cabeamento para as transmissões das emissoras que detêm os direitos de TV.
8. Pit lane (2014)
O pit lane ganhou um novo piso para evitar possíveis derrapagens, deixando a pista mais aderente e resistente, e um moderno sistema de drenagem.
9. Saída dos boxes (2014)
Um novo traçado foi feito para a saída dos pilotos do box. O “S” do Senna, que vem em seguida, estará também mais seguro para a corrida deste ano. Foi feita uma área de escape de 10 metros.
* imagens: José Cordeiro/Divulgação